Black Friday
Os melhores planos e ofertas da Black Friday!
Ofertas Black Friday 2020!

Antena Parabólica: Sinal via Satélite e instalação

Tv via Satélite

Existem diversos tipos de tecnologia utilizados para transmitir sinais de telecomunicações, entre eles o Satélite. A transmissão via Satélite é usada para TVs, telefones, rádio e internet. Neste artigo, te contamos tudo sobre a tecnologia via Satélite, suas vantagens e necessidades técnicas.


O que é um satélite?

O satélite de telecomunicação é um meio de transmissão de sinais de comunicação que orbita ao redor do Planeta Terra. Através do satélite de comunicação, várias tecnologias podem ser acionadas, como os sinais de televisão e de internet.

Por meio da instalação de uma antena parabólica, é possível ter acesso aos serviços de telecomunicação nos lugares mais distantes. No Brasil, por exemplo, a transmissão de TV via satélite é um serviço que opera em todo o território nacional, incluindo as regiões mais remotas do Amazonas e do Sertão do país. A TV a cabo, por exemplo, não tem essa abrangência nacional, ficando restrita aos centros urbanos.

Tv por Satélite

Antena Parabólica

Uma antena parabólica é uma antena que reflete os sinais de TV, rádio e internet emitidos via satélite. Os sinais são transmitidos pela antena permitindo que pessoas que habitam zonas rurais ou litorâneas, distantes dos grandes centros urbanos, possam ter uma boa conexão de internet e consigam ter acesso ao sinal de televisão.

Os satélites enviam os sinais pelo espaço que chegam em todas as direções e são captados pelo centro da antena. O captador da antena parabólica transmite o sinal para o receptor por meio de um cabo coaxial conectado ao aparelho de televisão. Dessa forma, há a codificação do sinal para ser emitido pela TV.

As vantagens das TVs por via satélite são muitas, afinal é possível acessar esse serviço em todo o Brasil, as empresas já disponibilizam sinal digital e alguns canais em HD e pode ser adquirida através de pacotes completos, que também incluem internet. O único problema quanto à transmissão de TV via satélite é que como o sinal é transmitido pelo ar, ele sofre interferências do clima, ficando instável com chuvas fortes, por exemplo.

Como instalar uma Antena Parabólica?

Para instalar corretamente a antena parabólica na residência do cliente, é necessário observar a posição do satélite no espaço para que a antena seja colocada de acordo com a posição dele. O motivo é simples: o satélite dá uma volta ao redor do planeta a cada 24h, ou seja, o mesmo tempo de rotação da Terra. Por isso a antena deve ser instalada em concordância com a posição do satélite, pois ambos estarão fazendo a rotação em sintonia, dessa forma os sinais emitidos podem ser captados.

Geralmente, a instalação das antenas parabólicas é realizada pelas próprias operadoras de telecomunicações contratadas, após a assinatura do serviço.

Planos com conexão via Satélite

Antes de comparar os pacotes oferecidos pelas operadoras, é importante que você faça um teste de cobertura para saber qual tipo de rede você pode contratar. Se, ao efetuar o teste de cobertura, você perceber que deve assinar um plano com transmissão via satélite, aí sim deverá conferir os diferentes preços dos pacotes das operadoras e fazer a comparação das condições ofertadas por cada uma para que possa fazer a escolha mais econômica.

Você terá que comprar uma antena parabólica para ter acesso aos conteúdos na sua TV. Algumas operadoras têm parceria com empresas de marcas de antenas, como a Elsys, por exemplo, facilitando a aquisição para o cliente.

Actualizado em