Fibra vs Cabo - Escolha a melhor internet em velocidade

Atualizado em
min reading
fibra vs cabo
fibra vs cabo

Quando se busca uma conexão de internet super rápida, geralmente se consideram duas opções: Fibra ou Cabo. Na prática, muitas vezes não há grande diferença entre os dois. Confuso, né? Mas na verdade, para que se entenda bem é necessário levar alguns pontos em consideração. Então, daremos um passo atrás e começaremos do básico...

fibra

O que é fibra óptica?

A banda larga de fibra óptica leva este nome pelo seu uso de cabos de fibra óptica. Estes são uma série de tubos refletivos feitos de vidro que transportam dados na forma de flashes de luz (viajando quase à velocidade da luz) da central telefônica para sua casa ou empresa. Isso resulta em velocidades muito maiores que antes vistas.

Em comparação com a antiga banda larga, que usava cabos de cobre e podia atingir velocidades de até 30Mb, com a conexão de Fibra óptica se pode chegar a vertiginosos 500Mb.

Cabos de fibra óptica são uma alternativa muito mais segura que os de cobre. Por usarem luz e não eletricidade, há menos risco de incêndio e interferências. Além disso, por não serem afetados por fatores ambientais, são mais eficientes permitindo que os sinais viajem mais tempo com menor degradação dos fios.

  • Vantagens da Fibra Óptica
  • Permite alto fluxo de dados
  • Fácil instalação
  • Não produz interferência
  • Grande resistência ao calor e ao frio
  • Leve: nove vezes menos pesado que o fio de cobre
  • Maior segurança de conexão

Há desvantagens?

  • Ainda não chega a muitas casas e em áreas rurais
  • Receptores e transmissores são mais caros
  • Não é possível unir a fiação, o que dificulta os reparos
cabo

O que é internet a cabo coaxial?

A internet à cabo continua presente em milhões de residências, oferecendo uma velocidade de conexão eficiente aos usuários. Além disso, atinge lugares onde a fibra óptica ainda não está presente. Abaixo estão algumas das principais vantagens do cabo:

Embora não tão rápido quanto as fibras ópticas, esses Cabos também oferecem velocidades significativamente mais rápidas do que as de cobre.

Embora os cabos coaxiais sejam capazes de velocidades mais rápidas do que os cabos tradicionais, seu desempenho pode depender de quantas pessoas estão usando a internet em uma área em um determinado momento. Isso significa que, nos horários de pico (quando você mais precisa da sua conexão), não conseguirá o serviço mais rápido.

  • Vantagens da internet a cabo
  • É necessário pouco investimento, porque o cabo usa uma infra-estrutura já existente
  • Possibilidade de falar ao telefone enquanto navega
  • Boa relação velocidade/preço em comparação com outras conexões

Independente da tendência do cabo de desacelerar quando as linhas ficam saturadas, os cabos de fibra ótica são inegavelmente mais rápidos que os cabos coaxiais, e alguns provedores estão acelerando este processo, instalando fibra ótica até as casas e negócios das pessoas.

Há desvantagens?

  • Em países com poucas infraestruturas é menos econômico
  • A velocidade do cabo é muito menor do que as velocidades oferecidas pela F¡fibra óptica
  • Um bom serviço de Cabo depende de fatores externos, como o status da fiação ou a distância da casa até a central telefônica
cabo

Diferenças de preço: fibra vs cabo

Um dos principais fatores ao contratar um serviço de internet em casa é o preço. Juntamente com a qualidade da conexão e serviço técnico, o preço é essencial para os usuários optarem por uma ou outra empresa.

Dadas as diferenças notáveis ​​entre fibra e cabo, qualquer um pode pensar que o preço da fibra óptica é superior, mas isto está longe de ser verdade.

Quando a tecnologia começou a se popularizar, os fios ópticos eram realmente mais caros que os cabos de cobre comuns. Porém, com o aumento da demanda, os custos caíram e hoje a Fibra óptica pode até sair mais barata para algumas localidades (em geral, nos grandes centros). Além disso, o uso de luz para transmitir sinais, no lugar da eletricidade, reduz, é claro, o uso de energia elétrica. A longo prazo, pode-se considerar um investimento.

No entanto, o preço varia se procuramos conexões de fibra ótica de alta velocidade. Qualquer serviço de fibra com velocidade superior a 50Mb será mais caro e seu preço aumentará à medida que você contratar mais velocidade.

Então, qual escolher?

fibra vs cabo

Por pura velocidade, nada supera a fibra ótica. Se o serviço está disponível para você, a fibra é certamente o caminho a percorrer. Além da velocidade, os cabos de fibra não são afetados pela saturação de tempo, nem terão o sinal cortados durante um pico de energia.

Os cabos de fibra óptica também são muito mais ecológicos do que os cabos tradicionais, que produzem quantidades significativas de excesso de calor e exigem sistemas de resfriamento caros e prejudiciais ao meio ambiente para manter os data centers em uma temperatura adequada. As fibras ópticas não necessitam de sistemas de resfriamento, pois não geram excesso de calor, nem precisam ser isoladas com metais pesados, como o chumbo, que também pode ser prejudicial ao meio ambiente.

No quesito financeiro, como já mencionamos, em muitas operadoras a fibra óptica tem preços bastante competitivos. Para uma família normal, as velocidades oferecidas pelos pacotes mais rápidos da maioria das empresas convencionais (geralmente acima de 50Mb) atenderão às suas necessidades com bastante facilidade.

Resumindo, se você está disposto a pagar por um plano super rápido ou apenas precisa ter o suficiente para manter feliz uma família de usuários da internet, a fibra é quase sempre a melhor opção se ela estiver disponível para você.

Para adicionar aos benefícios já mencionados, a fibra é considerada mais ou menos a tecnologia do futuro, já que com os avanços caminham através de mudanças na forma como a luz é transmitida pelos cabos, em vez da composição dos próprios cabos. Isso significa que o desenvolvimento futuro não exigirá a substituição de cabos, portanto, aqueles que a escolherem poderão um serviço melhor no futuro sem se preocupar com processos de atualização caros e cansativos.

Compare e escolha o plano de internet ideal!

Planos Internet Way com fibra óptica residenciais e empresariais. Confira cobertura e canais de atendimento.
Compare os planos de internet banda larga da Vivo Fibra e Oi Fibra: velocidade, preços, benefícios e cobertura.
Qual a melhor internet residencial: Vivo Fibra ou Claro Internet? Compare preços, benefícios inclusos e cobertura.
A internet de 1GB vale a pena? O que dá para fazer com 1GB de velocidade, qual o preço e planos disponíveis.