Tipos de conexão com a internet - Cabo, Fibra e HFC

Atualizado em
min reading
conexões internet
conexões internet

A banda larga é um serviço rápido e fácil de conexão com a internet que permite transferir grandes volumes de dados com uma alta velocidade. Este serviço te permite estar conectado às 24 horas do dia, sem deixar a linha telefônica ocupada. Tudo isso pagando um valor mensal. No Brasil, muitas teleoperadoras disponibilizam internet junto com outros serviços, como telefone e TV.

O que é banda larga?


o que é banda larga

A internet banda larga é a tecnologia que substituiu a internet discada (também conhecida como dial up). Muito se diz sobre este tipo de tecnologia, mas poucos sabem realmente o que é e como funciona.

É muito frequente confundir internet a cabo, 3G ou 4G com banda larga. Tem até quem diz que são conexões diferentes. Na verdade, é bem mais fácil do que tudo isso. Todas essas tecnologias são tipos de internet banda larga.

Tendo estas premissas definidas, podemos dizer que banda larga é a conexão à internet com uma velocidade igual (ou superior) a 128 Kbps, sem ocupar a linha telefônica.

Essas são as principais características do que é banda larga, mas existem muitos tipos dentro desta variedade de tecnologia.

Internet à cabo - banda larga Geralmente disponibiliza entre 30% e 90% da velocidade real contratada. Por exemplo, se você tem um contrato de 15 Megas, pode ser que a sua conexão tenha um máximo de download de até 13 Megas.

Internet de Fibra Óptica A fibra óptica pode ser simétrica ou assimétrica. Sempre que uma fibra óptica seja simétrica, as velocidades de Download e Upload serão basicamente iguais (pode haver uma oscilação mínima entre os valores finais) e a velocidade real será a velocidade contratada com a sua operadora. Se são 50 Megas, deverá chegar 50 Megas no ponto de Internet.

Tipos de internet banda larga

Existem muitos tipos de conexão de banda larga. No Brasil, a mais estendida é a de ADSL, depois cabo coaxial e, em terceiro lugar, a fibra óptica (ou fibra ótica). Existem outros tipos de conexões como a de rádio, satélite, Wi-Fi, WiMax (que é uma evolução do Wifi).

DSL (Digital Subscriber Line, em inglês) é a tecnologia de banda larga que serve para transmitir dados digitais usando linhas telefônicas. Ela pode ser ADSL ou SDSL.

ADSL é a linha digital por subscrição assimétrica. Se chama assimétrica porque a velocidade de download de informação é mais alta que a de upload, conforme é utilizado em muitas casas. A velocidade ADSL ofertada pelas operadoras sempre é a máxima possível atendendo à cobertura e pode sofrer alterações segundo a distância que exista entre a sua casa e a central do provedor ou até por condições ambientais. SDSL é a linha por subscrição simétrica e requer mais uso de banda larga; permite receber e enviar um maior volume de informação com uma velocidade também muito alta.

HFC são redes híbridas (cabos coaxiais e fibra). Pode ser uma forma mais barata de acesso para banda larga.

A Fibra Óptica transforma os dados em pontos de luz, que são transportados por cabos de vidro ou plástico. A velocidade é mais elevada comparando-a com outros tipos de tecnologia.

Sem fio (WIMAX): Geralmente, este tipo de conexão oferece uma velocidade parecida com a da conexão ADSL. Utiliza um sistema de ondas de rádio que conecta a operadora de internet com a localização do usuário. É usado muito em zonas rurais, aonde não existe infraestrutura para a disponibilização de cabos para outras conexões.

Dicas para avaliar ofertas de banda larga


dicas banda larga

Na hora de contratar um serviço de banda larga, aconselhamos ter em consideração três fatores importantes:

  1. Disponibilidade: Sempre é bom conferir a cobertura das operadoras de telecomunicações porque nem sempre a melhor operadora é a maior operadora. Às vezes, provedores regionais podem oferecer um melhor serviço, com mais qualidade.
  2. Necessidades: Avalie sempre quais são as suas necessidades reais. Por exemplo: quanto tempo você passa navegando na internet? Lembre-se de que se precisar baixar arquivos mais pesados, você vai ter que contratar uma velocidade maior de conexão.
  3. Compare as ofertas das operadoras para não perder nenhuma promoção de internet aplicável na sua localização ou situação pessoal.

Compare e escolha o plano de internet ideal!

Planos Internet Way com fibra óptica residenciais e empresariais. Confira cobertura e canais de atendimento.
Compare os planos de internet banda larga da Vivo Fibra e Oi Fibra: velocidade, preços, benefícios e cobertura.
Qual a melhor internet residencial: Vivo Fibra ou Claro Internet? Compare preços, benefícios inclusos e cobertura.
A internet de 1GB vale a pena? O que dá para fazer com 1GB de velocidade, qual o preço e planos disponíveis.