Tecnologia FTTH: Influencia na cobertura de Fibra?

Atualizado em
min reading
Tecnologia FTTH
Tecnologia FTTH

Você já sabe o que é tecnologia FTTH e como ela impacta em outras tecnologias, como a fibra? Não? Então continue lendo este artigo para ficar por dentro de tudo sobre o que é a FTTH.

Definição da tecnologia FTTH

Com o avanço das gerações, hoje fica difícil entender porque existem planos de internet fixa até 30Mb. Não é só a falta de paciência que faz com que tenhamos uma maior necessidade de estar conectados, também consumimos conteúdos que, se não estão conectados à internet, simplesmente não funcionam, como os jogos online, plataformas de streaming (Netflix ou Amazon) ou as redes sociais.

Apesar da velocidade disponibilizada na maioria dos pacotes ser de 50Mb (download), já há operadoras que dão a opção dos clientes navegarem na internet com 300Mb de velocidade. Só se torna possível oferecer tal velocidade no serviço fixo graças à tecnologia FTTH.


Cabo fibra óptica

Mas e aí, você sabe o que é realmente este tipo de tecnologia? Nós te explicamos

FTTH são as siglas para definir, em inglês, Fiber To The Home. Este tipo de tecnologia é responsável por transmitir dados até a residência do usuário. Isto significa que a conexão é mais rápida e mais estável porque chega diretamente na casa do cliente, diminuindo muito a presença de interferências.

Esta é uma tecnologia recente, criada para substituir a FTTC (Fiber To The Curb). Antes desta possibilidade de levar o sinal de forma direta ao cliente (FTTH), só existia a FTTC: levava a fibra óptica até a um poste de luz. A conexão era estabelecida entre a operadora e o dispositivo instalado no poste.

É através de um switch que o caminho do poste até a casa dos clientes é realizado e distribuído para vários clientes. A única desvantagem é ter uma limitação de banda, tendo assim menos velocidade de internet e banda larga.

Por isso, você só vai poder aproveitar toda a potencialidade da internet através de fibra óptica se a transmissão for realizada por FTTH.

Qual a melhor: FTTH, FTTB ou FTTN?

Como escrevemos anteriormente, a grande vantagem da FTTH é levar o sinal de internet diretamente até à residência dos usuários. Para além da tecnologia FTTC, existem outras formas de fornecimento da fibra óptica como é o caso da FTTN (Fiber To The Node) ou FTTC (Fiber To The Curb).

Com a FTTN, a fibra da operadora de telecomunicações faz o percurso até uma caixa na rua para, no momento seguinte, a ligação ser realizada através de um cabo coaxial para os consumidores que estão nessa zona (seja de um prédio ou várias habitações).

Utilizar a tecnologia FTTN implica que exista uma distribuição da ligação de fibra óptica por um conjunto de consumidores e, por isso, a velocidade de internet é mais lenta.

FTTH, FTTB ou FTTN? Sabe o que significa cada uma das siglas?A tecnologia é uma realidade tão presente em qualquer empresa e no dia-a-dia que se torna cada vez mais complicado saber o que significa cada sigla. A FTTH é a tecnologia que leva a fibra diretamente a interior de cada casa ou empresa, enquanto que a FTTB leva a fibra até à base do edifício, que é posteriormente distribuída por cabo coaxial. Por último, a FTTN leva a fibra até uma caixa na rua e segue para o edifício por cabo coaxial, numa distância até 300 metros.

Uma vez que não existe qualquer distribuição de sinal ou a utilização de equipamento externo quando se recorre à tecnologia FTTH, será sempre importante para o excelente desempenho da fibra óptica.

Qual é a qualidade do Wi-Fi com a FTTH?

A velocidade de internet colocada nas tabelas de preços das operadoras só é garantida se o cliente fizer a ligação por cabo desde o router. A companhia não dá garantias relacionadas com a velocidade máxima anunciada se estabelecer ligação por Wi-Fi.

Não se engane: fazer a ligação por wireless será sempre mais lenta e, por isso, é importante ter o melhor equipamento instalado se o fornecimento de internet por fibra for feito através da tecnologia FTTH.

É também importante que não tenha barreiras físicas (paredes, mobiliário, etc.) ou que não se encontre distante do router ao estabelecer a ligação por Wifi.

Se tiver vários aparelhos ligados por Wifi (celular, uma Smart TV e mesmo um computador portátil) não terá, na maioria dos dias, a velocidade contratada.

Por isso, o nosso conselho é que aposte no equipamento que lhe vai garantir a melhor velocidade de internet fixa.


Cobertura fibra óptica

A cobertura de Fibra vai influenciar a implementação da FTTH?

A cobertura de fibra vai aumentando, sem grandes dificuldades, graças à implementação da tecnologia responsável por todo o território, como é o caso da FTTH. A cobertura total de fibra no território é já um compromisso estabelecido pelas principais operadoras, a longo prazo.

Confira as diferenças entre Fibra óptica e ADSL - Escolha a melhor em velocidade!

Compare e escolha o plano de internet ideal!

Planos Internet Way com fibra óptica residenciais e empresariais. Confira cobertura e canais de atendimento.
Compare os planos de internet banda larga da Vivo Fibra e Oi Fibra: velocidade, preços, benefícios e cobertura.
Qual a melhor internet residencial: Vivo Fibra ou Claro Internet? Compare preços, benefícios inclusos e cobertura.
A internet de 1GB vale a pena? O que dá para fazer com 1GB de velocidade, qual o preço e planos disponíveis.