App Bússola Covid-19 | Prevenção contra o novo coronavírus

App Covid

O App Bússola Covid-19 foi desenvolvido para auxiliar a população a ter mais segurança ao sair de casa durante a pandemia do novo coronavírus. Como os estabelecimentos comerciais de todo o país já voltaram a funcionar, apesar da pandemia ainda não ter acabado, as pessoas precisam adotar muitos cuidados ao sair de casa, no intuito de evitar a proliferação da doença. O aplicativo Bússola Covid-19 vai te ajudar na hora que você precisar sair da sua casa. Através dele, você consegue verificar informações sobre os estabelecimentos, como se o local que pretende visitar está ou esteve com aglomerações, se o uso de máscaras está sendo respeitado e se existe horário específico para atendimento às pessoas do grupo de risco. No app, você também conhece as rotas de menor risco e confere a situação dos hospitais. Neste artigo, vamos te mostrar todas as funcionalidades deste aplicativo que foi criado por pesquisadores da UFAL e da IFAL, com recursos do Ministério da Educação. Confira!


Bússola Covid-19: O que é?

O Bússola Covid-19 é um aplicativo desenvolvido para dispositivos móveis com o objetivo de ajudar a população brasileira a se proteger do Novo Coronavírus.

O maior benefício do Bússola Covid-19 é te proporcionar praticidade na hora de monitorar os locais de risco próximos a você.

Através do app, você confere informações sobre áreas de risco de contaminação e sobre os locais que estão tomando as medidas corretas de prevenção contra a doença.

Além de verificar as informações compartilhadas por outros usuários no aplicativo, você também pode inserir suas próprias notificações para informar a respeito dos locais onde passar.

Com recursos inteligentes, o aplicativo consegue enviar informações em tempo real. Dessa maneira, você verifica se o risco de infecção do local onde pretende ir é alto ou não e consegue evitar circular por ambientes de alto risco.

Atualmente, o Bússola Covid-19 está disponível para download gratuito apenas para dispositivos Android, pela Play Store. Mas, em breve, o aplicativo vai estar na App Store.

Aplicativo Bússola Covid-19O Bússola Covid-19 foi desenvolvido pelo professor Dalgoberto Miquilino, do curso de Sistemas de Informação da Universidade Federal de Alagoas (UFAL) em parceria com o professor Ivo Calado, do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Alagoas (IFAL). O projeto recebeu recursos do Ministério da Educação.

Bússola Covid-19

Como funciona o app Bússola Covid-19?

O Bússola Covid-19 é um aplicativo para dispositivos móveis, que funciona de maneira interativa, disponibilizando gratuitamente informações sobre como os estabelecimentos estão agindo em relação às medidas preventivas contra o novo coronavírus.

Por ser interativo, assim como o Waze, os usuários podem compartilhar, em tempo real, informações a respeito dos locais que estão frequentando.

Dessa forma, através do app você consegue sair de casa com mais segurança, já que pode acessar o histórico dos locais que receberam notificações e verificar se é seguro ou não frequentar determinado estabelecimento.

Quando você abre o aplicativo no seu celular ou tablet Android, pode ver quais são as áreas de maior risco, os locais reportados com aglomeração, as indicações de rotas mais seguras e até informações sobre a situação dos hospitais próximos a você.

O ideal é conferir o aplicativo antes de sair de casa para ter uma melhor noção do que está acontecendo no estabelecimento que pretende ir e decidir qual o melhor trajeto a percorrer.

Quais recursos estão disponíveis no app Bússola Covid-19?

O App conta com vários recursos para te ajudar a se proteger e evitar o aumento do contágio do Novo Coronavírus. Você pode conferir o Mapa de Risco do app e verificar em tempo real os locais com novos casos de contaminação que foram notificados perto de você.

Ajuda Bússola Covid-19

No Mapa de Risco, você também encontra indicações das rotas mais seguras para o seu deslocamento, com base nas vias onde existem menos casos notificados da doença.

O aplicativo também permite que você veja o histórico e as referências sobre as medidas de prevenção que estão sendo aplicadas no local que pretende frequentar.

E, se você quiser, pode interagir com a plataforma, compartilhando reações e alertas com todos os usuários. Ao gerar uma reação, você contribui informando sobre os riscos do estabelecimento que frequentou.

O sistema te permite notificar se o estabelecimento comercial está adotando algum horário específico para atendimento às pessoas que fazem parte do grupo de risco, se o uso de máscaras está sendo corretamente respeitado e qual é o nível de aglomeração de pessoas no local.

No Bússola Covid-19, você também pode obter informações sobre os hospitais localizados perto de você, conferindo quais são as unidades de saúde que contam com leitos específicos para tratamento da Covid-19.

Veja todas as reações que o aplicativo Bússola Covid-19 disponibiliza para te ajudar na sua segurança durante a pandemia:

Reações Bussola Covid-19
  1. Hospital: confira como os hospitais da sua região estão em relação aos leitos disponíveis para o tratamento da Covid-19
  2. Aglomeração: notifique os locais que estejam com aglomeração de pessoas e verifique as notificações que reportam aglomerações próximas a você
  3. Estabelecimentos: veja se as medidas de segurança ao Covid-19 estão sendo adotadas no local que você pretende visitar
  4. Máscara: confira os locais que necessitam uso obrigatório de máscaras e notifique o não cumprimento desta medida de proteção

O aplicativo Bússola Covid-19 é seguro?

Os usuários podem ficar tranquilos quanto ao sigilo das informações compartilhadas pelo aplicativo Bússola Covid-19, pois os dados informados ficam em anonimato.

O aplicativo solicita algumas informações do usuário para poder criar uma conta personalizada. Ao realizar o cadastro, você vai informar o seu e-mail e criar uma senha, mas esses dados são mantidos em sigilo pelo aplicativo, de modo a garantir a segurança de todos os usuários do sistema.

FAQ aplicativo bússola coronavírus

FAQ Bússola Covid-19 | Principais dúvidas

Quem desenvolveu o aplicativo Bússola Covid-19?

A ferramenta foi desenvolvida em parceria entre a UFAL (Universidade Federal de Alagoas) e a IFAL (Instituto Federal de Alagoas), com recursos do Ministério da Educação.

Qual o site para baixar o aplicativo Bússola Covid-19?

Para poder ter mais informações e até mesmo baixar o app, basta o usuário acessar o site www.bussolacovid19.com.br.

O que mostra o aplicativo Bússola Covid-19 para o usuário?

O aplicativo mostra para o usuário informações sobre a capacidade dos leitos nos hospitais, quais locais têm mais aglomerações, ver quais estabelecimentos estão cumprindo corretamente com as normas de prevenção do vírus e, no app, o cidadão poderá ver quais são os locais que requerem uso obrigatório de máscara.

Actualizado em