Dados móveis não funcionam: o que fazer e como ativar?
Dados móveis suspensos, mesmo quando você possui créditos no celular e com limite no plano de dados? Neste artigo vamos te ajudar a solucionar este problema. Uma pequena configuração nos ajustes do seu aparelho smartphone pode fazer com que a sua internet volte a funcionar normalmente.
O que são dados móveis?
Dados móveis nada mais são do que o plano de internet móvel que você contrata diretamente com a sua operadora de celular. Todas as vezes que você acessa a internet no celular, sem estar conectado ao Wi-Fi, você está utilizando o seu pacote de dados móveis, que são medidos em gigabytes (GB).
Nos dias de hoje, é imprescindível ter um bom plano de dados móveis no celular. Seja por motivos de trabalho ou de uso pessoal. Portanto, se a internet do celular parou de funcionar, pode ser que o seu aparelho esteja com algum problema na conexão da rede 3G ou 4G.
Faça um Speed Test da sua internet móvel!
Por que os meus dados móveis não funcionam?
Há muitos motivos para os dados móveis não funcionarem no seu aparelho smartphone:
- Configuração desativada para o uso de internet móvel
- Sinal da operadora fraco na sua localização atual
- Limite do pacote de dados excedido
- Problemas no chip
- Celular novo desconfigurado
Listamos neste artigo algumas maneiras de como você pode solucionar este problema.
Verifique o limite de dados móveis do seu plano de celular
A sua internet móvel pode deixar de funcionar se você tiver atingido o limite dos dados móveis do pacote contratado, seja ele um plano de celular pós-pago, controle ou pré-pago. No caso dos pré-pagos, a internet será cortada até que você coloque créditos no celular. Já nos demais planos, a velocidade da internet vai ser reduzida até a data da renovação do plano ou até que você compre um pacote adicional de dados.
Verifique o seu pacote de dados móveis no Android:
- Abra as “Configurações” do seu celular
- Selecione a opção “Uso de dados”
- Na aba dos dados móveis
- Clique na rede móvel da sua operadora
- Confira quantos gigas foram consumidos
Para conferir os dados móveis no iPhone:
- Abra os "Ajustes"
- Selecione a opção “Celular”
- Desça até encontrar a opção “Dados celulares”
- Confira quantos gigas foram consumidos
Cheque o sinal dos dados móveis da sua operadora
Verifique se você está com sinal da sua operadora funcionando normalmente. Você pode checar nas barrinhas que mostram a sua intensidade, na parte superior do seu aparelho. Se você estiver em algum local distante e sem torres de sinal por perto, este pode ser o motivo pelos quais você está sem acesso aos dados móveis.
Dados móveis em Roaming no exterior Caso você esteja fazendo uma viagem para fora do Brasil, lembre-se de desativar os dados do seu celular e o Roaming de Dados para não ter uma surpresa no final do mês.
Confira se os dados móveis estão ativos nas configurações do celular
Para ativar os dados móveis, cheque a configuração do seu chip para as redes móveis. Siga o passo a passo:
- Abra as “Configurações” do seu smartphone Android ou os “Ajustes” se for um iPhone
- Selecione a opção que dá acesso ao uso de dados
- Se o seu celular for habilitado para receber dois chips, selecione o chip que deseja para se conectar às redes 3G/4G da sua operadora
- Confira se o chip está ativado e se consta o nome da sua operadora
- Caso esteja desativado, basta que você ative novamente o uso de dados e o seu problema será solucionado
Porém, se o problema persistir mesmo depois de fazer a configuração manual dos seus dados móveis, tente outro caminho:
- Volte para as “Configurações” do Android ou “Ajustes” do iPhone
- Selecione a opção “Redes Móveis” e. em seguida, clique em “Rede Móveis”. Para iPhones, vá em “Celular” e em seguida “Seleção de Rede”
- Clique em “Selecionar a rede automaticamente” ou busque a sua operadora manualmente
- Observe se consta no canto superior direito da tela do seu aparelho o símbolo 3G ou 4G
Caso a rede móvel esteja aparecendo, significa que você conseguiu resolver a questão e os dados móveis voltaram a funcionar. Mas, se as redes 3G ou 4G da sua operadora não sinalizarem no celular, é possível que o problema esteja no seu chip.
Você sabe o que é APN? A sigla APN significa Acess Point Name, que podemos traduzir como “Nome do Ponto de Acesso”. As APNs são conhecidas pela maioria apenas como Pontos de Acesso e funcionam como endereços para que o seu celular ou tablet possa ter acesso à internet nas redes 2G, 3G e 4G da operadora contratada. Saiba como ativar o seu APN: Claro APN, Oi APN, TIM APN e Vivo APN.
Sem dados móveis por problemas como o chip do celular
Se os seus dados móveis não aparecem. Pode ser que você esteja com problemas no chip. Para saber o estado do seu SIM Card, confira os seguintes detalhes:
- Abra o seu celular e tire o chip
- Observe se ele se encontra danificado ou sujo. Caso esteja, entre em contato com a sua operadora e adquira um novo chip com o mesmo número de celular
- Observe se o formato do seu chip está correto. Caso tenha inserido o tamanho inadequado, esse pode ser o motivo dos seus dados móveis não funcionarem. Hoje em dia existem basicamente três tamanhos de cartões SIM no Brasil: o mini chip, o micro chip e o nano chip
Ativar e desativar o Modo Avião para dados móveis funcionarem
Se os seus dados móveis estiverem sem funcionar devido a problemas de conexão com o celular, pode ser que ao reiniciar o seu dispositivo, a internet volte normalmente. Mas, se você não quiser reiniciar o aparelho, existe uma maneira prática de dar um “reboot” no sistema do seu smartphone: basta ativar o Modo Avião, esperar alguns segundos e desativá-lo novamente.
Essa pode ser a solução para reativar os dados móveis, pois você vai estar induzindo o aparelho a se reconectar quando sair do Modo Avião.
Conheça os planos de celular das principais operadoras do Brasil
FAQ | Perguntas frequentes sobre Dados Móveis
Dados móveis são o serviço de internet que você contrata em seu plano na operadora e geralmente são medidos em gigabytes (GB). É graças aos seus dados que você pode checar o seu e-mail, suas redes sociais ou realizar outras diversas tarefas, independente do lugar em que você esteja. Saiba mais!
Baixar aplicativos e fotos, acessar redes sociais, assistir vídeos... tudo isso consume dados móveis. Um dos grandes vilões são os aplicativos que ficam rodando em segundo plano, estando permanentemente vinculados a internet. Vídeos e imagens no WhatsApp e atualizações automáticas dos aplicativos também consomem muitos dados móveis. Para não ficar sem dados móveis, escolha um plano de telefonia móvel que atenda suas necessidades.
Entre nas configurações do seu aparelho e encontre a opção "Uso de dados" (Android) ou "Celular" (iPhone). Em seguida, vá até a opção "Dados móveis" (Android) ou "Dados celulares" (iPhone). Lá você pode checar quantos dados foram utilizados.
Assim como o 4G/3G, o Wi-Fi também possibilita acesso à internet sem a necessidade de um conexão a cabo. Porém, são necessários um roteador e uma conexão de energia elétrica para que ele funcione. Portanto, é mais comum o Wi-Fi em casas e escritórios. Outra diferença é que o serviço de Wi-Fi é contratado pelo valor da sua velocidade e o 4G/3G pela quantidade de dados móveis disponíveis.
Você pode rotear dados móveis e conectar a sua internet em outro aparelho ou até mesmo em seu laptop. Para isso, basta acessar as Configurações do seu aparelho, ir na área de "Rede e Internet" e em seguida em "Roteador". No iPhone, acesse "Ajustes", entre em "Celular" e em seguida "Acesso Pessoal". Neste artigo você pode saber um pouco mais sobre como compartilhar a internet do celular.