Teste de Velocidade: Comprove a conexão da sua fibra, ADSL, 3G ou 4G

Teste de velocidade

Você sente que sua conexão com a Internet está lenta? Precisa descobrir a velocidade da sua conexão ADSL ou fibra?

Não espere mais para testar sua velocidade com nosso speedtest de maneira gratuita, rápida e fácil. Descubra mais informações sobre os testes rápidos e como você pode corrigir uma conexão lenta.

O teste de velocidade Internet permite medir a velocidade de conexão real de ADSL ou fibra óptica e, assim, saber se você está realmente recebendo a velocidade contratada com o seu operador de Internet.


Como medir a velocidad da minha Internet?



Se você deseja conhecer a sua velocidade de conexão, recomendamos que você faça dois testes. Primeiro, faça um como você normalmente navega. Sem levar em consideração as condições da sua conexão, exatamente como você está agora.

O resultado foi bom e você recebe aproximadamente a velocidade da Internet contratada ou esperada? Se tudo estiver bem, você não precisa se preocupar com mais nada. Caso o resultado não seja o esperado, é melhor que você continue lendo.

Para medir a velocidade da sua Internet corretamente e saber o que o seu operador está fornecendo, recomendamos que você siga as seguintes dicas antes de fazer o teste:

  1. Conecte seu computador ao roteador com cabo : o resultado do teste de velocidade com Wi-Fi será uma conexão mais lenta que a contratada. Isso pode ser devido, por exemplo, a um sinal fraco do WiFi ou a uma interferência na conexão. Para evitar esses problemas, você deve conectar seu computador diretamente ao roteador usando um cabo de rede Ethernet/LAN.

  2. Se não for possível conectar seu computador via cabo, aproxime-o do roteador o máximo possível. Desta forma, a perda de sinal será menor.

  3. Prepare seu equipamento: Se você estiver testando uma conexão de fibra óptica de alta velocidade (100 Mb, 300 Mb ou 1 Gb), verifique se o seu equipamento está no mesmo nível. Primeiro de tudo, você precisa que o adaptador Ethernet do seu computador seja compatível com Gigabit Ethernet (caso contrário, você não excederá a velocidade de 100 Mb). Lembre-se de conectar o cabo de rede ao roteador .

  4. Um único uso da Internet : você deve verificar se ninguém mais está usando a Internet enquanto realiza o teste de velocidade. Caso contrário, os megabytes de velocidade que a pessoa está consumindo não serão contados na medição. Se sua conexão não estiver bem protegida e você perceber que a Internet está lenta, pode ser que alguém tenha entrado furtivamente e esteja usando seus megabytes sem permissão. Nesse caso, recomendamos que você altere sua senha WiFi.

  5. Feche todos os programas do seu computador: Feche todas as guias do navegador (exceto a de teste, é claro), porque elas podem estar consumindo alguns megabytes sem perceber. Feche também outros programas que podem consumir a Internet em segundo plano (como Spotify, antivírus, atualizações de programas etc.).

Resultados do teste de velocidade

Teste de velocidade de ADSL: Se você possui uma conexão ADSL , é completamente normal receber uma velocidade um pouco menor que a contratada. Se, por exemplo, sua ADSL tiver uma velocidade de até 20 Mb, o resultado do teste poderá ser de 15 Mb, 10 Mb ou até menos.

Nesse caso, a velocidade real varia dependendo da distância entre sua casa e a central que distribui o sinal. No ADSL, o importante é, acima de tudo, que a velocidade seja suficiente para o consumo que você fará, pois é quase impossível receber o contratado.

Teste de velocidad de fibra óptica: Se, em vez disso, sua conexão for fibra óptica , a velocidade do teste deverá ser semelhante à contratada. Essa é a principal vantagem dessas conexões, pois as velocidades anunciadas são "reais".

Teste de velocidade a través do WiFi: Se você realizar o teste de velocidade via Wi-Fi em vez de conectar o PC através do cabo de rede, lembre-se de que a velocidade que você mede pode ser menor do que a operadora realmente oferece a você com sua conexão ADSL, fibra ou outra tecnologia (Wimax, satélite ou 4G).

De qualquer forma, um teste via Wi-Fi também é útil para saber a que velocidade você normalmente navega com o seu dispositivo e verificar a força com que a rede Wi-Fi atinge os diferentes cômodos da casa.

Qual é a velocidad de Internet recomendada?

Se você medir uma conexão de fibra ótica, teoricamente o resultado deve ser muito semelhante à velocidade contratada. Se isso não acontecer e você quiser verificar se há algum problema, siga as etapas na seção anterior sobre como fazer o teste bem.

Para conexões de ADSL, Wimax, satélite ou outras tecnologias que não garantem o recebimento de uma velocidade real, lembre-se de que a velocidade média de download na Brasil está por volta de 18 Mbps. Ou seja, se o resultado do teste for semelhante a esse valor ou superior, você poderá respirar relativamente calmo. Você não está tão ruim.

  • Cerca de 10 Mb: pode ser considerado suficiente para a maioria dos usos da Internet em uma pequena casa (um a três membros).
  • Entre 8 Mbps e 3 Mbps: É uma velocidade baixa, mas ainda aceitável para o uso mínimo da Internet.
  • Inferior a 3 Mbps: É um resultado muito baixo, com o qual às vezes é difícil navegar na Internet.

Nas residências onde muitos dispositivos estão conectados, será necessária uma conexão superior. Embora, acima de tudo, ter uma velocidade ideal da Internet dependa do uso que está sendo oferecido em todos os momentos.

Conselhos para melhorar a velocidade da Internet

Alguns usos da Internet, como videochamadas, exigem uma boa conexão para evitar interrupções contínuas.

Embora às vezes a falta de sinal seja culpa das empresas telefônicas, em outras ela depende de nós. Vamos deixar algumas dicas para melhorar sua velocidade de navegação:

  1. Reduza o número de dispositivos conectados à mesma rede
  2. Conecte-se à rede através de um cabo Ethernet
  3. Navegue durante as primeiras horas do dia (há menos gente acessando)
  4. Feche aplicativos ou páginas em execução em segundo plano
  5. Mantenha seus navegadores atualizados (o Chrome é o mais rápido)
  6. Verifique se seus dispositivos não possuem vírus
  7. Verifique o status dos seus dispositivos
  8. Remova os obstáculos que causam interferência
  9. Desinstale programas que você não usa
  10. Verifique se seus vizinhos não estão se conectando ao seu Wi-Fi

Se sua velocidade não melhorar após a aplicação dessas dicas, talvez você deva considerar contratar outra empresa de internet ou outro tipo de oferta de fibra óptica ou adsl que se adapte mais ao seu uso diário.

Como posicionar o roteador em casa para aumentar a velocidade?

Uma posição do roteador ruim também pode afetar o resultado obtido após a realização de um teste de velocidade. Para que nossos dispositivos recebam um bom sinal de rede, devemos aplicar as seguintes dicas:

  • Coloque o roteador em uma posição elevada
  • As antenas (se houver) devem apontar para cima
  • Deve estar longe de aparelhos elétricos para evitar interferências
  • Evite obstáculos entre dispositivos e Wifi
  • Mantenha-o longe de qualquer espelho em casa

Se o problema é que você quase não recebe sinal nas salas mais remotas, também tem a opção de instalar adaptadores Wifi PLC. Esses dispositivos expandirão o sinal através da instalação elétrica da sua casa. Você só precisará colocar o dispositivo em um plugue convencional.

Como funciona o teste de velocidade?

Basta clicar no centro da imagem do medidor de velocidade, onde indica "iniciar". O teste é o primeiro responsável por baixar um arquivo pequeno (calma, esse arquivo é temporário). Durante o download, o teste de velocidade indica em um marcador a velocidade na qual os dados neste arquivo estão sendo recebidos o tempo todo.

O resultado final é a velocidade média na qual o arquivo inteiro foi baixado. A ferramenta calcula e faz tudo por você, você não precisa se preocupar com nada.

O teste faz um teste semelhante para a velocidade de upload. Em vez de receber um arquivo, mede a conexão de upload enviando dados. Quando o teste de velocidade terminar, o resultado final será exibido em quatro seções: download, upload, jitter e Ping.

Perguntas frequentes sobre o teste de velocidade

O que é a velocidade de download?

A velocidade de download da Internet indica a rapidez com que os arquivos são baixados da rede. Os anúncios das operadoras em suas velocidades de conexão se referem à velocidade de download, pois 85% do uso que fazemos da Internet se baseia no download de arquivos.

Alguns exemplos disso são o download de filmes, imprensa, redes sociais, recebimento de e-mails ou música.

O que é a velocidade de upload?

A velocidade de upload também é conhecida como velocidade de upload e refere-se à velocidade com a qual os arquivos são carregados na rede. As velocidades ADSL não oferecem as mesmas velocidades de upload e download. No entanto, ocorre em conexões de fibra simétrica.

O uso de algumas práticas requer velocidade de fibra simétrica. É necessária uma alta velocidade de upload para jogar on-line, fazer upload de arquivos pesados na a nuvem, entrega em massa de emails ou fazer chamadas de vídeo sem cortes.

O que é latência?

A latência da Internet é a soma dos atrasos em uma conexão, ou seja, o tempo que leva para o usuário receber um pacote de dados. Como em um site, ele se refere às solicitações feitas ao servidor.

                        

Você pode encontrar alta latência em videogames ou videoconferências. Isso ocorre quando a emissão de som ou imagem ocorre de forma interrompida, com cortes. Em relação aos videogames, ele é conhecido como lag.

                        

Um lag alto ou alta latência causa atrasos na comunicação e é medido em milissegundos. Quanto menor a latência, mais estável será a conexão.

O qué é o ping?

O ping é usado para medir a latência e determina em milissegundos o tempo que leva para a sua conexão se comunicar com outro computador remoto.

Quais fatores podem afetar o resultado do seu teste de velocidade?

  • Navegadores: cada navegador (Chrome, Firefox, Edge, Safari etc.) tem uma capacidade diferente, portanto os resultados podem variar.
  • Dispositivos: Dependendo do dispositivo em uso (smartphone, laptop, tablet, etc.), alguns resultados ou outros serão obtidos. Isso ocorre porque os dispositivos possuem diferentes recursos de rádio, celular e Wi-Fi.
  • Servidores: velocidades mais rápidas serão obtidas se você estiver perto de um servidor

Que teste de velocidade o Podecomparar usa?

Podecomaparar usa o teste de velocidade mais confiável, chamado nPerf. O nPerf hospeda uma rede de mais de 350 servidores espalhados por todo o mundo. Ao realizar o teste, a ferramenta escolherá automaticamente o servidor mais próximo ao seu dispositivo.

Recomendações para realizar o teste de velocidade

Algumas recomendações ao executar o teste de velocidade são:

  • Podecomaparar recomenda o uso de buscadores otimizados como o Chrome, pois outros, como o Internet Explorer, podem variar consideravelmente a velocidade da Internet.
  • Feche todos os aplicativos , programas e pesquisas que possam prejudicar a conexão com a Internet, para que você possa encontrar dados mais realistas.
  • Outra das práticas mais usadas para medir a velocidade da Internet é fazê-lo com o cabo conectado ao roteador.

Como verificar a velocidade da internet no celular?

Dependendo da cobertura que você tem naquele momento e do tipo de rede, você encontrará variações na sua velocidade da Internet no seu celular.

  • Cobertura móvel 4G: download de 100 a 300 Mbps e upload de 50 a 100 Mbps.
  • Cobertura 3G: 168 Mbps para download e 23 Mbps para upload.

Qual é a melhor velocidade da Internet?

Como explicamos acima, isso depende do uso que fazemos da Internet. Você pode navegar com 15 Mb de Internet, mas isso não permite reproduzir on-line ou baixar filmes em alta velocidade, como você pode fazer com conexões a partir de 100 Mb.

O que é Jitter ou flutuação?

Jitter ou flutuação de atraso refere-se à variabilidade temporal durante o envio de sinais digitais, ou seja, a consequência de um atraso no sinal.

De que velocidade de Internet preciso para assistir Netflix, HBO, YouTube ou jogar online?

Dependendo da qualidade da transmissão do conteúdo, você precisará de uma velocidade na Internet ou outra. Para assistir ao conteúdo da Netflix ou da HBO em HD, basta 5/10 Mbps, mas se você quiser ver conteúdo 4K, precisará de no mínimo 25 Mbps.

Para jogar online, recomendamos conexões de fibra ótica acima de 50 Mb. O objetivo é desfrutar de um bom jogo e não ficar frustrado com o atraso irritante.