O que é VPN? | Melhor VPN grátis e online para PC e celular!
Está procurando uma VPN para usar? E sabe para que serve e como funciona essa ferramenta de "Rede Privada Virtual"? Preparamos este artigo especializado para responder estas perguntas e para que você conheça tudo sobre VPN grátis e quais as melhores VPN para PC e celular!
O que é VPN
Se vc já viu a sigla VPN, pode ser que já se perguntado: o que é VPN? Bem, VPN representa a sigla de (Virtual Private Network), traduzindo para português VPN significa “Rede Privada Virtual”. Ela pode ser considerada um serviço de rede intermediário, opcional entre o usuário e a internet e através dela você pode navegar de maneira mais segura.
Para que serve a VPN?
A VPN serve basicamente para tornar seus dados de navegação na internet mais sigilosos, pois, quando você se conecta a internet de maneira comum, você pode ser identificado a partir do número de IP do seu computador e seus dados, exceto os mais privados, podem ser facilmente rastreados e capturados.
Com a VPN, você se protege e não é facilmente identificado. Ela é muito utilizada por pessoas que têm que manter seus dados de maneira mais sigilosos, como políticos, profissionais de segurança da informação, servidores públicos específicos, entre outros.
Como a VPN funciona?
A VPN, como o próprio nome diz, é uma rede virtual privada, portanto, ao se conectar nela, você vai receber um número de IP aleatório e, consequentemente, vai ser diferente do número de IP do seu computador e todos os seus dados de navegação serão criptografados. Dessa forma, você terá segurança máxima ao acessar a internet.
Para adicionar uma conexão VPN, você pode seguir este passo a passo
-
Clique no iniciar do Windows, no canto inferior esquerdo da tela do seu notebook
-
Acesse as configurações
-
Clique em rede e internet, depois, selecione VPN
-
Clique em adicionar uma VPN
-
Preencha os requisitos da sua conexão conforme os dados foram gerados.
-
Clique em salvar
Para preencher os dados da VPN, você pode seguir o exemplo abaixo:
Provedor VPN | Selecione o app ou o Windows |
---|---|
Nome da Conexão | Defina um nome para você identificar aquela conexão |
Nome ou endereço do servidor | Digite o endereço gerado pela VPN |
Tipo de VPN | Escolha o tipo de conexão, para isso você deve verificar qual VPN é utilizada na empresa ou no app que você realizou o download |
Tipo de informações de entrada | Basicamente, você cria um método de reconhecimento para acessar a VPN através de um nome de usuário e de uma senha, que é opcional. |
Para que usar VPN?
Usar uma boa VPN te ajudará a manter a proteção de dados do IP do seu computador e que se mantenham ocultados e protegidos enquanto você estiver acessando a internet. Usar uma VPN também vai mais além da proteção de dados: Como comentado, você pode assistir conteúdos que estejam hospedados em domínios internacionais.
Ao usar uma VPN, além de estar seguro, você poderá assistir filmes online grátis, desenhos, séries e inclusive conteúdos de serviços de streaming que ainda não estejam disponíveis no Brasil.
O que é VPN no celular e como funciona?
A VPN no celular, isto é, aquela acessada através do seu smartphone não possui nenhuma diferença em relação a utilizada no computador. Para acessá-la, basta ir nas configurações do seu celular, procurar onde está localizado VPN e adicionar o perfil da VPN que você tem configurado para a empresa ou para o seu uso pessoal. Dessa forma, ao navegar por aquele determinado Wi-fi através do seu celular, seus dados estarão protegidos de maneira similar aos do desktop.
VPN Grátis
Existem alguns serviços de VPN grátis, porém alguns deles são ameaças e podem trazer junto a si softwares maliciosos ou até roubo e venda de dados, portanto, é muito importante que você realize uma pesquisa adequada antes de escolher uma VPN free ou gratuita. Alguns desses serviços que estão disponíveis de maneira gratuita e que são considerados alguns dos mais seguros são o do Opera, que é um navegador e permite de maneira gratuita a criação de uma VPN. O Warp, que é do Cloudflare e possui uma VPN móvel que permite uma navegação mais segura e rápida e a Ookla que tem um servidor de VPN gratuito para o aplicativo Speedtest. Outra opção é a Hola VPN, ideal para acessar sites de qualquer país, sem restrições. O inconviniente desta plataforma é que depois de um tempo, você somente pode usar durante algumas horas, tendo para isso que assinar um dos planos. E falando em planos de VPN, vale a pena assinar um plano de VPN? E se sim, quais plataformas são boas?
Surfshark
Ideal para usuários que querem se proteger dos virus e malwares, o Surfshark VPN conta com a ferramenta de proteção em real-time, protegendo a sua navegação e o seu aparelho em todo momento. Com essa VPN você também pode agendar análises de proteção completas - mais demorada - ou parcial - mais rápidas e com a opção de excluir arquivos.
O Surfshark também conta com uma coleção de ferramentas de privacidade e tem uma das melhores apps/plataformas do mercado. Ah, claro, não poderíamos deixar de comentar que essa VPN te deixa navegar em alta velocidade. Ou seja, super completa!
Nord VPN
Ter uma VPN boa é fundamental para melhorar a experiência do usuário ao consumir mutios tipos de conteúdos e acessar vários tipos de sites. Por exemplo, para quem precisa assistir streaming, ou para o usuário que mora em outro país, como as VPN na China, Arábia ou Coreia.
Nesse tipo de casos, onde você precisaria utilizar muito a VPN, é recomendável assinar um pacote de VPN, porque são realmente econômicos e podem ajudar a simplificar sua experiência visitando sites ou assistindo séries da Netflix aos quais você não tem acesso no seu país.
Uma plataforma, já conhecida no mercado, é a Nord VPN, que permite que o usuário escolha um servidor próximo ou na localização onde o serviço está hospedado para acessar livremente o conteúdo desses sites. Isso porque, ao abrir o aplicativo, você escolhe no mapa interativo a qual país deseja se conectar, sem restrições e sem censura.
Hide My Ass VPN
Tendo funcionalidades muito completas no seu uso diário, a Hide My Ass VPN oferece servidores com 20 Gbps de velocidade, sendo que cada servidor da central de dados da Hide My ass pode fazer o streaming de vídeos 4K 800 vezes ao mesmo tempo, além de contar com mais de 190 países e ser uma VPN sem registro auditada. São mais de 6 bilhões de sites que você pode desbloquear.
Mas de tudo isso, sabe o que é melhor? a plataforma oferece garantia de reembolso em até 30 dias após a compra.
Ivacy VPN
Outro serviço interessante de VPN é a Ivacy VPN. Com ela, você pode obter mais de 270 servidores que contemplam vários objetivos, como P2P e desbloqueio de conteúdo, como jogos de futebol e streaming em alta velocidade. Você poderá usar qualquer protocolo de VPN, seja OpenVPN ou PPTP.
Tipos de VPN
Existem diversos tipos de VPN, os tipos mais comuns são: VPN PPTP, VPN site a Site, VPN L2TP, IPSec, SSL, VPN MPLS e a VPN Híbrida. Para entender qual a diferença e quais as vantagens e desvantagens de cada um desses tipos de VPN, detalhamos cada uma para você abaixo:
VPN PPTP
A VPN PPT significa Point-to-Point Tunnerling Protocol, ela atua basicamente através de usuários remotos que se conectam a mesma usando uma conexão de internet já existente. Comumente é utilizada tanto em empresas quanto para usuários normais, pois, não é necessário comprar e instalar o hardware e ela é compatível com diversos sistemas, como, o Windows, o Mac e o Linux.
As principais desvantagens da VPN PPTP é que ela não fornece criptografia e depende do protocolo ponto-a-ponto para implementar medidas de segurança na sua conexão de internet.
VPN Site a Site
Também comumente conhecida como VPN Roteador a Roteador é utilizada de maneira usual no mundo corporativo. A VPN Site a Site conecta a rede do principal local do escritório com vários outros em diversos países e é baseada na Intranet, podendo também ser conectada com outras empresas da mesma forma. Caso isso aconteça, ela é chamada de VPN Extranet.
Elas atuam basicamente criando uma ponte virtual que vai convergir as redes de vários locais para conectá-las com a internet e manter a segurança e privacidade de todas elas. Apesar disso, o roteamento, a criptografia e a descriptografia são feitos por roteadores que se baseiam em hardwares ou softwares.
VPN L2TP
A VPN L2TP é normalmente realizada juntamente com outra VPN para deixar a mesma mais segura, ela cria uma conexão entre as duas e a criptografia de dados é realizada pelo IPsec. Funciona de maneira similar à PPTP, pois, as duas não possuem criptografia, porém essa fornece confidencialidade e integridade dos dados.
IPSEC
O IPsec significa Internet Protocol Security. Ele é basicamente um protocolo que a VPN utiliza para proteger os dados através de uma rede que gera o IP. Ele verifica e criptografa os dados em cada sessão. Uma VPN IPsec é comumente utilizada como uma maneira adicional a outros protocolos de proteção de dados, dessa forma eles ficam ainda mais seguros. Uma das principais desvantagens são seus custos e a lentidão no processo de adquirir esse tipo de VPN, apesar de ser um dos mais seguros.
SSL e TLS
A SSL e a TLS funcionam como um protocolo e são utilizadas para montar uma conexão VPN, ela é feita de maneira que o navegador da Web serve como cliente e o acesso de usuário é restrito a aplicativos.
São utilizados de maneira comum em sites de compra online e de prestadores de serviço, os navegadores já vêm integrados com esses protocolos, para verificar a SSL, por exemplo, basta ver se o site tem início em https ao invés de http.
VPN MPLS
A VPN MPLS uma tecnologia que se baseia em rótulos (camadas) que adiciona estes nos pacotes do tráfego que você está gerando. Dessa forma, ela é basicamente uma rede de trânsito de dados que transporta os pacotes de tráfego através de pontos de entrada e saída e garante sua privacidade.
VPN Híbrida
A VPN híbrida é uma junção da MPLS e IPS ou de VPNs que se baseiam no IPSEC. Para combinar essas duas VPNs diferentes é estabelecido um gateway que exclui o túnel IPSEC de um lado e constrói ele para a VPN MPLS do outro, ao mesmo tempo ele conserva os protocolos de segurança entre as VPNS. Suas vantagem é que ela pode ser utilizada remotamente, porém seu custo é alto.
Como escolher qual VPN utilizar?
Como visto, existem diversas VPNs, entre elas várias pagas e várias gratuitas, dessa forma, o ideal é que você faça uma pesquisa entre as principais VPNs listadas e escolha qual a ideal para você, definindo qual o nível de segurança que quer desses dados.
Além disso, você deve verificar se possui algum orçamento para ter uma VPN e quanto possui, para que possa analisar qual você consegue instalar com esse dinheiro, dessa forma conseguirá escolher a VPN mais adequada.
FAQ VPN Online
VPN, além de servir como rede virtual privada, também serve para proteção durante a troca de informações nas redes públicas da internet.
A conexão VPN é aquela realizada entre dois computadores através de uma rede privada, construída sobre a infraestrutura de uma rede pública.
Nem toda VPN é segura, principalmente aquelas que são gratuitas. Se você usa muito VPN, é recomendável assinar um plano de VPN.
Se você já faz uso de VPN e se pergunta: Minha VPN é rápida? Agora é possível ter sua privacidade garantida ao medir sua velocidade de internet mesmo em conexões VPN. Neste caso, a única informação recompilada é sobre o comportamento do serviço, além de indicar qual é o tipo de dispositivo que você está utilizando. O VPN não vai interferir no resultado do speedtest, que funcionará realizando os testes de velocidade nos servidores da região, e não em função da velocidade de conexão do VPN.