Internet 5G | Como funciona e quando chega no Brasil

Saiba tudo sobre internet 5G
Saiba tudo sobre internet 5G

A implementação da internet 5G está cada vez mais próxima. Há muitas dúvidas sobre como irá funcionar, as mudanças que ela irá trazer, quais serão os planos de celular disponíveis nas operadoras e celulares compatíveis. Neste artigo responderemos as principais questões, continue lendo!


Compare e escolha o seu plano de celular com internet com ajuda da Selectra! Ligue agora!

O que é a internet 5G?

A internet 5G é a evolução das redes móveis que conhecemos e usamos diariamente em nossos dispositivos móveis. O termo significa telefonia celular de quinta geração.

O 5G é mais rápido e possui uma latência baixa, que varia de 1 a 4 milissegundos. Para efeitos de comparação, a internet 4G possui latência de 80 milissegundos e o 4.5G de 20. Na prática, isso significa uma diminuição enorme no tempo de transferência de um pacote de dados, sendo quase imediata.

Qual a velocidade da internet 5G?

A internet 5G vai utilizar a frequência 3,5GHz. As faixas 700MHz e 2,3GHz serão disponibilizadas para a ampliação do sinal da tecnologia 4G para as regiões mais remotas do Brasil e, futuramente, serão usadas pelo 5G.

Veja a comparação de velocidade e latência entre o 4G, o 4.5G e o 5G.

Característica 4G 4.5G 5G
Velocidade (Mbps) 150 200 10000
Latência (milissegundos) 80 20 1-4
Quer saber qual a velocidade da sua internet móvel? Faça o teste agora!
Speed Test

O que vai mudar com a internet 5G?

A internet 5G vai trazer mais velocidade nas conexões, permitindo melhor conexão para chamadas de vídeo, download e upload de arquivos, assistir streamings sem interrupções, etc.

O 5G não vai apenas deixar a nossa internet do celular mais rápida, mas também outros dispositivos móveis. Além disso, vai proporcionar a automação de diversas tecnologias.

Esses equipamentos são conhecidos como "Internet das Coisas" (em inglês, Internet Of Things), que incluem eletrodomésticos, equipamentos de telemedicina (cirurgias feitas remotamente) e até mesmo carros autônomos (que dirigem sozinhos).

Outra vantagem da internet 5G é que o usuário poderá rotear a sua internet do celular com outros equipamentos, sem perder qualidade na conexão.

Internet 5G no celular

Os aparelhos de celular mais modernos já estão melhor adaptados às novas demandas que a tecnologia 5G exige. Se você está pensando em trocar de smartphone, talvez seja bom levar este detalhe em consideração.

Para ter mais segurança de que o seu celular é compatível com o 5G, o ideal é consultar a lista fornecida pela Anatel, especificando todos os modelos e marcas que permitem a conexão com essa nova tecnologia. Também é possível verificar se o seu tablet é compatível.

O que impactará o bolso dos brasileiros é o custo de aquirir um novo aparelho de celular compatível com o 5G, já que são smartphones mais caros.

Como saber se meu celular é 5G?

Uma das maneiras mais fáceis de conferir se o seu aparelho aceita a conexão da rede 5G é através das características técnicas que podem ser consultadas com o código IMEI do seu celular.

  • Como descobrir o código IMEI do celular:
  • Ligando para o código *#06# e você receberá o IMEI por mensagem
  • Na bateria do celular (em um adesivo)
  • Através das configurações do seu celular, vá na opção “Sobre o telefone” e, em seguida, encontre o código IMEI do aparelho. Mas, caso o seu celular tenha dois chips, cada chip terá um código IMEI específico
  • Na caixa do celular
  • Na nota fiscal de compra

Quando a internet 5G vai chegar no Brasil?

A tecnologia 5G já está disponível em mais de 60 países. No Brasil, ela deverá chegar às capitais em julho de 2022. Porém, a implementação em todo território nacional deverá demorar alguns anos.

Segundo a Anatel, esse será o cronograma de implementação da internet 5G no Brasil:

  • 31 de julho de 2022: capitais e Distrito Federal tendo uma estação rádio base a cada 100 mil habitantes
  • 31 de julho de 2023: capitais e Distrito Federal tendo uma estação rádio base a cada 50 mil habitantes
  • 31 de julho de 2024: capitais e Distrito Federal tendo uma estação rádio base a cada 30 mil habitantes
  • 31 de julho de 2025: capitais e Distrito Federal e cidades com mais de 500 mil habitantes tendo uma estação rádio base a cada 10 mil habitantes
  • 31 de julho de 2026: cidades com mais de 200 mil habitantes tendo uma estação rádio base a cada 15 mil habitantes
  • 31 de julho de 2027: cidades com mais de 100 mil habitantes tendo uma estação rádio base a cada 15 mil habitantes
  • 31 de julho de 2028: pelo menos 50% das cidades com mais de 30 mil habitantes tendo uma estação rádio base a cada 15 mil habitantes
  • 31 de julho de 2029: 100% das cidades com mais de 30 mil habitantes tendo uma estação rádio base a cada 15 mil habitantes

A Anatel promete que a conexão nas áreas rurais melhore significativamente com o avanço da tecnologia 5G, impactando setores como o agronegócio, educação, serviços bancários, entre outros.

Planos de celular com internet 5G

A implementação da internet 5G será lenta e gradual. Portanto, a maioria dos usuários ainda utilizará outras redes móveis, como o 4G e o 3G. Além disso, será necessário que os usuários adaptem os seus smartphones à essa nova tecnologia.

Uma das preocupações dos usuários é quanto ao preço da internet 5G. As operadoras não costumam cobrar pela tecnologia usada e sim sobre a franquia de dados disponível. Porém, ainda não possível ter certeza como o custo de investimento será repassado aos clientes.

Atualmente, as operadoras não possuem planos com internet 5G e sim com o chamado 5G DSS, que é uma tecnologia hibrida, mas que já apresenta maior velocidade do que a internet 4G.

As operadoras que possuem planos com 5G DSS são:

  • Claro
  • Vivo
  • TIM
  • Oi

Conheça os planos das principais operadoras!

FAQ | Perguntas frequentes sobre Internet 5G

Quando chega a internet 5G no Brasil?

De acordo com o cronograma da Anatel, a internet 5G deve chegar as capitais brasileiras a partir de julho de 2022. Veja o calendário de implantação do 5G no Brasil.

Quais operadoras tem planos com internet 5G?

Atualmente, nenhuma delas possui planos com internet 5G pura. O que existem são planos de celular com 5G DSS, uma tecnologia hibrida.

Como funciona a internet 5G?

A internet 5G irá operar na frequência 3,5GHz, que possibilitará um aumento de velocidade na transferência de dados, principalmente comparada a tecnologia 4G.

Qual a velocidade da internet 5G?

A velocidade da internet 5G será de 10000 Mbps e sua latência de 1-4 milissegundos.

Atualizado em

Dicas e informações para você escolher o plano de celular ideal!

Planos de celular com internet móvel ilimitada no Brasil | Melhores planos de internet móvel com apps e redes sociais ilimitadas da Viv…
Vale a pena contratar plano de celular com aparelho smartphone? | Planos TIM, Claro, Vivo e Oi com celular | Existe plano de celular co…
Melhor chip para viagem internacional | Comprar chip internacional online | Chip com internet ilimitada para Estados Unidos, México, Eu…
Como trocar de plano de celular pelo telefone ou aplicativo | Quais as vantagens de mudar de plano? | Dicas para escolher um novo plano…

Compare os planos de celular das principais operadoras: