Repetidor de sinal Wifi | Como configurar repetidor Wifi

Repetidor Wifi
Repetidor Wifi

O repetidor de Wi-fi é uma alternativa que está sendo cada vez mais utilizada para ampliar o alcance de um roteador e a área de cobertura do sinal do Wi-fi tanto em casas e apartamentos quanto em escritórios e salas comerciais. Veja mais sobre como escolher o melhor repetidor wifi e como configurar este aparelho!


Repetidor wifi, o que é?

O repetidor Wi-fi é basicamente um aparelho que vai ampliar o sinal de um roteador Wi fi para que aquela determinada rede possa abranger uma maior área de cobertura.

Ele é usado basicamente para que mesmo em locais muito distantes do roteador, a internet tenha um bom alcance e, por conta disso, não haja nenhum tipo de problema com a conexão daquela determinada rede Wi-fi.

Tipos de repetidor Wi-fi

velocidade internet

Geralmente são encontrados dois tipos diferentes de repetidores Wi-fi. Eles são os duplicadores de sinal, conhecido como repetidores e os roteadores repetidores. A diferença entre eles é que um apenas vai fazer a transmissão e o outro, quando acionado, pode além de transmitir, rotear a internet. Dessa forma, com o roteador repetidor, você pode criar uma nova rede ou apenas repetir o sinal antigo.

Qual o melhor repetidor de sinal Wifi? | Dicas para escolher um bom repetidor

Os principais pontos que devem ser avaliados antes de adquirir um aparelho repetidor de Wi-fi para sua casa ou escritório são:

Qual a velocidade m√°xima de suporte do repetidor Wi-fi?

De maneira geral, no Brasil, eles possuem uma velocidade máxima de 300 Megabytes, mas existem outros que podem chegar até 750. Dessa forma, o ideal é que você consiga entender qual a necessidade de internet necessária para aquele local em que será instalado o repetidor e qual destes dois principais modelos vai suprir essa demanda ou não.

O repetidor é dual band ou não?

Atualmente, muitas pessoas no Brasil, tanto em casa quanto nos escritórios já têm o seu roteador sendo utilizado com duas frequências (dual band). Dessa forma, caso seja necessário instalar um repetidor é muito importante que ele também consiga amplificar o sinal das duas, principalmente da frequência 5G, pois essa, apesar de mais veloz, possui um menor alcance.

O repetidor wi-fi se conecta com qualquer roteador?

Existem alguns repetidores Wi-Fi que se conectam apenas com roteadores da mesma marca, portanto é necessário que você saiba identificar ou perguntar ao vendedor da loja se esse é o caso do repetidor que você quer comprar ou não.

Como configurar repetidor Wifi

Para configurar um repetidor Wi-fi, √© simples, basta seguir o passo a passo e as instru√ß√Ķes que est√£o no manual do aparelho e geralmente √© feito nesta ordem:

  • Coloque o repetidor Wi-fi no local desejado e ligue ele.
  • Acesse o seu computador e selecione a rede criada pelo repetidor.
  • Se por algum motivo o computador n√£o abrir para configurar a rede do repetidor, utilize o prompt de comando, digite ipconfig e anote o gateway padr√£o.
  • Ap√≥s anotar esse IP, abra o navegador, digite ele na aba e pressione enter.
  • Agora basta acessar com as credenciais que est√£o no manual do aparelho

Vantangens do repetidor de Wi-Fi

As principais vantagens do repetidor de Wi-Fi s√£o:

  1. Redu√ß√£o de custos: Ap√≥s a sua compra, voc√™ n√£o precisa ter nenhum gasto fixo mensal, pois, ele conseguir√° cumprir seu papel caso a internet seja adequada, dessa forma, voc√™ n√£o precisa contratar outro plano de internet. Al√©m disso, ele √© uma das op√ß√Ķes de extens√£o de sinal Wi-fi mais baratas, portanto, existem diversas marcas de repetidores e a maioria delas se encontra a pre√ßos extremamentes acess√≠veis.
  2. Conexão com qualquer tipo de dispositivo: Qualquer dispositivo móvel com acesso a internet vai poder se conectar ao repetidor Wi-fi e utilizar toda a potência da internet transmitida por ele.
  3. Praticidade: A instalação é feita de forma prática e simples, não sendo necessário passar cabos pela parede ou haver qualquer tipo de mudança na infraestrutura daquele determinado local para comportar o repetidor.

Desvantagens do repetidor de Wi-fi

A principal desvantagem do repetidor de sinal Wi-fi é que ele vai apenas transmitir o sinal do roteador. Dessa forma, você precisará ter um roteador que consiga suprir suas necessidades de velocidade de conexão caso queira instalar um repetidor, pois, se o roteador não fizer isso, o repetidor não vai resolver seu problema, já que ele vai apenas amplificar o sinal do primeiro.

Agora que você já sabe o que é um repetidor Wi-fi, quais são as suas vantagens, como escolher e como configurar um, se você estiver considerando em comprar ele, basta pesquisar qual se encaixa melhor para a sua necessidade e adquirir um aparelho. Se você gostou desse texto e ele conseguiu ajudar a entender mais sobre um repetidor Wi-fi, compartilhe ele nas redes sociais e com seus amigos que precisam saber sobre esse tema.

FAQ Repetidor Wifi

Como funciona o repetidor de sinal de Wi-Fi?

O funcionamento do repetidor Wifi é baseado no recebimento dos dados do roteador principal e na configuração da rede (canal, chave de acesso, ESSID ou método de criptografia). Como seu nome indica, o repetidor "repete" o sinal com a potência da antena do usuário.

Quanto custa um repetidor de sinal?

O preço médio dos repetidores de sinal Wifi é cerca dos R$ 70.

Atualizado em

Compare e escolha o plano de internet ideal!

Planos Internet Way com fibra óptica residenciais e empresariais. Confira cobertura e canais de atendimento.
Compare os planos de internet banda larga da Vivo Fibra e Oi Fibra: velocidade, preços, benefícios e cobertura.
Qual a melhor internet residencial: Vivo Fibra ou Claro Internet? Compare preços, benefícios inclusos e cobertura.
A internet de 1GB vale a pena? O que dá para fazer com 1GB de velocidade, qual o preço e planos disponíveis.