Algar cria unidade voltada para Internet das Coisas
A Algar Telecom oferece serviços para pessoa física de internet banda larga, telefonia (móvel e fixa) e TV por assinatura, além de ajudar as empresas a melhorar seu desempenho com soluções corporativas. Recentemente, a operadora incluiu na sua estratégia a possibilidade de abrir uma área específica para atender o Internet of Things ou IoT. Veja aqui como será feita a implantação desta nova unidade de negócios.
A Internet das Coisas e Algar Telecom
A primeira vez que o termo Internet of Things apareceu, foi em um documento do Instituto de Tecnologia de Massachusetts. O conceito original parte da ideia de que todos os objetos físicos que usamos no nosso dia a dia estivessem interligados, possibilitando assim a transformação digital e digitalização do mundo físico.
No entanto, a Internet das Coisas (IdC) é ainda um conceito desconhecido quanto às possibilidades reais de aplicação. Isso fez com que as operadoras de telecomunicações criassem medidas inovadoras para garantir o acompanhamento das novas tendências tecnológicas.
A companhia mineira é um claro exemplo de teleoperadora que viu na Internet das Coisas uma grande oportunidade de inovar ainda mais sua oferta, especialmente empresarial.
Brain Algar: centro dedicado à inovação
A Algar Tech é a unidade de negócios B2B da Algar Telecom. Ela é a encarregada de liderar as estratégias para a oferta Algar empresarial. Em 2017, o Grupo Algar inaugurou em Uberlândia o centro Brain, dedicado completamente à inovação, aonde os projetos são realizados em grupos ou squads e cada um destes grupos trabalha em um projeto específico.
O que nós pudermos fazer para fomentar o ecossistema brasileiro de tecnologia e inovação, com certeza nós faremos.
Justamente este centro é o que vai apoiar o desenvolvimento de outra unidade de negócios, dedicada, neste caso, exclusivamente à Internet das Coisas.
Unidade IoT para empresas
No dia 1º de novembro, a Algar Telecom lançou uma nova área de inovação que tem a missão de melhorar, acompanhar e desenvolver as soluções relativas ao IoT. Os projetos serão, inicialmente, para o mercado B2B e será liderada por Ivan Mendes.
A chegada do 5G no país é, sem dúvida, uma das grandes oportunidades desta área para "colocar a Algar como una das protagonistas no mapa de IoT no Brasil", diz Osvaldo Carrijo.
Outros projetos pensados para este novo departamento da Algar Telecom são:
- Conectividade resiliente
- Conexão em zonas rurais
- Interligação da Algar com outras operadoras
Com esta proposta de inovação, o Grupo Algar se tornou um espelho para muitas operadoras de pequeno porte, que estão crescendo cada vez mais no setor das telecomunicações, com ofertas cada vez mais abrangentes e serviços que garantem um bom relacionamento com o cliente.