Anatel lança nova versão do aplicativo para reclamações

Atualizado em
min reading

Ontem, dia 19 de novembro, a Agência Nacional de Telecomunicações lançou uma nova versão do seu aplicativo Anatel Consumidor. Esta ferramenta visa facilitar o processo de queixas contra operadoras de telecomunicações. Saiba tudo sobre este novo app da agência brasileira.


Anatel Reclamações: diversos canais à disposição do consumidor

Atualmente, onde as operadoras de telecomunicações competem entre si para conseguir o maior número de clientes, nós, como consumidores, exigimos altos níveis de atendimento.

Sabendo disso, a Anatel disponibiliza vários canais para que o consumidor de qualquer serviço de telecomunicações (telefonia, internet banda larga fixa ou TV por assinatura) possa realizar uma reclamação de forma rápida e simples.

A função principal da agência brasileira é justamente promover o desenvolvimento das telecomunicações, dotá-lo de uma infraestrutura mais moderna e eficiente, capaz de resolver problemas cotidianos dos usuários de todo o Brasil.


Uma das soluções para contornar casos de reclamações, muitos criados por ligações indesejadas, foi a disponibilização do app Anatel Consumidor

Aplicativo Anatel: sua queixa realizada em poucos segundos

Com a nova plataforma de gerenciamento de reclamações da Anatel, o cliente de telecomunicações poderá informar o número do protocolo de reclamação obtido pela operadora, mas, como nova funcionalidade, também será possível realizar a reclamação sem este número, colocando assim a agência como interlocutora entre consumidor e companhia de telecomunicações.

Nosso volume de atendimentos registra uma média de 3 milhões de reclamações (por ano). Os Procons estaduais, juntos, registram cerca de 500 mil reclamações por ano
Elisa Leonel, Superintendente de Relações com os Consumidores da Anatel

Outra novidade é que, como outros aplicativos, o consumidor poderá informar seu nível de satisfação com a resposta da empresa de telefonia, banda larga ou TV por assinatura. A nota poderá variar de 1 a 5. Todas estas medidas vêm alinhadas com a demanda de reclamações, que ultrapassa a capacidade suportada pelo sistema convencional via telefonema.

Por último, também foi anunciado pela Anatel novos painéis de dados de serviços de telecomunicações. O que o consumidor vai poder conferir lá?

 
  • Dados sobre regulamentações
  • Acessos
  • Certificação
  • Reclamações
  • Demandas
  • Segmentos relativos à competência legal da Anatel
  • Gráficos
  • Mapas

Vale lembrar que se você baixar o app neste momento, é possível que não seja possível acessar a plataforma. Será necessário, portanto, realizar um novo cadastro no app Anatel Consumidor. Para solicitações realizadas até 12/11/2019, será preciso acessar o site Focus da Anatel, com seu usuário e senha antigos.

Telefone da Anatel

Para quem precisar de um atendimento menos tecnológico e moderno, a Agência Nacional de Telecomunicações também disponibiliza um número de telefone para que você, como consumidor, faça sua ligação e resolva as questões pendentes com sua operadora.

Para ligar para o número da Anatel e entrar em contato com os serviços de atendimento ao cliente, disque o número da tabela logo abaixo.

Telefone Anatel
1331