Joice ou Aura? Qual a melhor assistente virtual?
Cada vez mais as empresas estão investindo em inteligências artificiais, entenda como as operadoras que investiram em assistentes virtuais estão ajudando cada vez mais seus clientes a resolverem qualquer problema de forma rápida.
O que é inteligência artificial?
A inteligência artificial surgiu em 1956 durante um estudo do professor John McCarthy que estudava formas de "ensinar" as máquinas. Para isso precisava estudar questões do aprendizado e algumas características da inteligência humana.
Com esse estudo as máquinas seriam capazes de solucionar problemas, usar a linguagem e aprimorar-se aos poucos. Logo depois desse primeiro estudo outras universidades iniciaram discussões sobre o assunto, como por exemplo o MIT (Instituto de Tecnologia de Massachusetts) que criou o primeiro chatbot.
Ao longo do tempo descobriu-se algo novo para que as empresas pudessem aprimorar a qualidade dos serviços prestados aos clientes, hoje em dia empresas como Google, Amazon, Microsoft exibem inovações que facilitam cada vez mais a vida dos consumidores.
A final o que é a inteligência artificial? Essa inteligência possibilita as máquinas a realizarem funções iguais a que os seres humanos através de experiências. Porém a inteligência artificial só é o que é hoje pela disponibilidade de dados que vem crescendo a cada dia, os algorítimos que vem avançando e a capacidade de armazenar dados nos computadores.
A importância da inteligência artificial
A inteligência artificial combina um processamento rápido com uma grande quantidade de dados junto a algorítimos, possibilitando assim ao software aprender com dados e padrões. Mas você sabe qual é a importância da inteligência artificial nos dias de hoje?
- Importância da IA (Inteligencia artificial)
- Automatiza o aprendizado constante e a descoberta através dos dados
- Analisa dados com maior profundidade
- Agrega inteligência em produtos existentes
- Consegue o máximo dos dados
- Consegue adaptar-se por meio de algorítimos de constante aprendizagem
Assistente virtual da Oi - Joice
Algumas operadoras hoje em dia já aderiram a este tipo de inteligência, também conhecida como assistentes virtuais que maximizam a jornada do cliente durante a sua experiência.
A Oi por exemplo já tem a sua própria assistente virtual, conhecida como Joice Oi, ela consegue atender demandas mais recorrentes do dia a dia dos clientes possibilitando que evitem pegar filas para poderem solucionar qualquer tipo de problema.
A Joice tem como principais duas funções: aumentar a eficiência operacional da operadora e facilitar o atendimento ao cliente.
Os clientes podem entrar em contato com a Joice através do WhatsApp, enviando uma mensagem para o número (31) 3131-3131 e receberá como resposta uma mensagem dizendo "Olá" e também o número de protocolo de atendimento. O cliente pode escolher entre duas opções de atendimento, conta ou suporte técnico.
Para os clientes Oi os canais de atendimento para contactar com a Joice são:
- Messenger
- Minha Oi
- DM do Twitter
- App Mensagens
Comparativa entre Joice e Aura
São diversas as funcionalidades das assistentes virtuais das operadoras, na tabela abaixo mostramos quais são as características de cada uma delas e como os clientes podem aproveitar deste serviço e podendo assim ter todas as informações que precisa sem ter que sair de casa.
Características | Aura | Joice |
---|---|---|
Código de barras | ||
Detalhe de conta | ||
Ativação de conta digital | ||
Auxílio com o Suporte Técnico | ||
Troca do nome de rede do WiFi e senha | ||
Emissão de 2ª via | ||
Agendamento de visitas | ||
Envio de faturas por e-mail | ||
Aviso da data de vencimento da conta | ||
Recarga | ||
Consulta de saldo | ||
Franquia de dados | ||
Consumo de internet |
Assistente virtual da Vivo - Aura
Com a assistente virtual da Vivo Aura os clientes podem aproveitar os benefícios que ela pode trazer em situações cotidianas, como por exemplo, como uma das funcionalidades da Aura é simplificar a vida dos clientes ela consegue ajudar aos usuários a ganharem tempo resolvendo qualquer dúvida que tenham sobre qualquer assunto.
Outro benefício é que ela oferece respostas personalizadas de acordo com as necessidades dos clientes, além de que o cliente pode contactar com a Aura a qualquer hora e quando quiser até mesmo se estiver em outro país.
Já para os clientes Vivo, os canais de atendimento para contactar com a Aura são:
- Meu Vivo Móvel
- Meu Vivo Fixo
- Meu Vivo Empresas
- Google Assistente
- Facebook Messenger
- Portal da Vivo
Com a Aura os clientes também podem fazer ligações e enviar mensagens, fotos, vídeos, localizações e áudios, para os contatos que também usem a plataforma, caso este contato não tenha a ferramenta a mensagem chegará via SMS.