Como Registrar Reclamações | Operadoras



Como reclamar das operadoras na Anatel?

Para poder solicitar reclamações das operadoras de telecomunicações através do site da Anatel, o usuário terá duas opções: solicitar a reclamação entrando em contato com a operadora (alternativa ideal) ou solicitar com a Anatel.

Em caso de que a operadora não tenha solucionado o problema, o cliente poderia neste caso solicitar a reclamação através da Anatel, que seria responsável por garantir que o cliente receba uma resposta da operadora o antes possível e garantindo um atendimento de qualidade por parte da prestadora de serviços.

A Anatel disponibiliza um painel para que o consumidor possa, de maneira rápida e intuitiva, registrar reclamações contra as operadoras de telecomunicações. Além das reclamações, os usuários também podem registrar avaliações de cada atendimento recebido.

Para iniciar o processo de registro é necessário que o usuário se cadastre no site da Anatel, lembrando que o registro pode ser feito por pessoas físicas como jurídicas. Para isso deverá ser seguido os seguintes passos:

  • Fazer cadastro no site da Anatel

  • Insira o CPF ou CNPJ

  • Preencha com os dados solicitados: data de nascimento (em caso de pessoas físicas para comprovar a identidade), endereço, e-mail, telefone.

  • Se o usuário estiver de acordo com os termos de uso deverá marcar a opção "Você concorda com os termos de uso?"

  • Por último clique em
chamadas
Todas as informações de telecomunicações

Os nossos consultores resolverão todas as suas dúvidas sobre os canais de reclamação de casa operadora!

Se tiver qualquer dúvida sobre o cadastro no site, esqueceu a senha, não consegue acessar a sua conta ou deseja fazer alterações dos seus dados, o usuário pode entrar em contato direto com o órgão regulador e solicitar auxílio.

Central de Atendimento Telefônico da AnatelPara entrar em contato com a Anatel o usuário deve ligar para 1331. O serviço está disponível das 8h às 20h (dias úteis) e a ligação é gratuita.

Como solicitar uma reclamação na Anatel?

O usuário poderá registrar até no máximo de 15 solicitações no mês através dos canais de atendimento da Anatel e três solicitações por dia, podendo escolher entre quatro opções de solicitações:

 

  • Reclamação: A prestadora de serviço não está cumprindo com os direitos do cliente.

  • Pedido de Informação: Possíveis dúvidas sobre os direitos ou responsabilidades das operadoras e entre outras dúvidas.

  • Sugestão: Se o usuário deseja sugerir melhorias ou até mesmo dar opiniões sobre os processos da Anatel.

  • Denúncia: Esta opção é usada somente quando um usuário queira informar algum tipo de violação de regras, de alguma forma a exploração ilegal ou até mesmo irregular dos serviços de telecomunicações.

 

Escolha corretaNa hora de escolher qual tipo de reclamação deseja solicitar é importante estar certo que é aquela a opção desejada, pois uma vez o usuário escolha a opção inadequada a solicitação será reclassificada.

Como registrar reclamações na Anatel

Qualquer cliente pode registrar uma reclamação na Anatel. Para isso, o órgão regulador disponibiliza um Painel do Consumidor que é o sistema de atendimento digital que facilita a vida dos consumidores naquelas situações em que o usuário não consegue resolver o problema com a prestadora de serviços.

O usuário poderá escolher entre duas opções, "Registre uma reclamação no Anatel" e "Registre, antes, a reclamação na prestadora". A segunda opção é a mais aconselhável, pois antes de registrar uma reclamação na Anatel seria importante que o usuário tentasse solucionar o problema diretamente com a operadora.

Caso ele escolha a opção Registre, antes, a reclamação na prestadora ele será levado a uma página onde ele selecionará a operadora que deseja solicitar a reclamação.

Passo a passo de como registrar uma reclamação das operadoras

Entenda como os clientes das operadoras de telecomunicações podem registrar uma reclamação através do site da Anatel, e que é um direito do consumidor reclamar por algum descumprimento de algo combinado com a operadora.

O primeiro passo é acessar o Painel do Consumidor e selecionar como deseja registrar a reclamação.

 

painel da anatel

 

Caso selecione reclamar diretamente com a operadora veja mais abaixo o que deve ser feito para solicitar uma reclamação com cada uma das operadoras: Vivo, TIM, Claro, Oi, Sky, Algar e Nextel

 

Registrar reclamação na Vivo

Se você deseja solicitar uma reclamação na Vivo você deve preencher todos os dados solicitados, como na imagem abaixo:

reclamação vivo

 

reclamação vivo

 

Registrar reclamação na TIM

 

Para aqueles que desejam registrar alguma reclamação na TIM deverão escolher entre as opções Móvel e Fixo ou Banda Larga.

Se a opção escolhida for móvel e fixo o usuário será redirecionado a seguinte página:

 

reclamação tim

 

Ele poderá escolher entre que liguem para seu telefone ou realizar a solicitação através do chat, se a opção escolhida for que "Ligamos para você", o usuário preencherá o formulário com os seguintes dados *obrigatórios:

 

  • Nome
  • Celular (com ddd)
  • Descrição do problema
  • Tipo de segmento: Controle, corporativo, Pré pago ou Pós pago
  • Motivo
  • CPF / CNPJ

Resolva seu problema com a TIMApós preencher o formulário a equipe da TIM terá até 4h úteis para entrar em contato com o cliente. O horário de atendimento da TIM é de 8h ás 19h de segunda á sexta e aos sábados das 8h ás 14h

Se a reclamação for feita através do chat, o usuário irá selecionar qual o tipo de segmento e irá adicionar um número de telefone. O próximo passo será descrever o problema diretamente através do chat online da operadora.

 

reclamação tim

 

Caso o cliente escolha Banda Larga o processo será o mesmo, ele poderá escolher entre "Falar por chat" ou Receber contato".

 

Registrar reclamação na Sky

Para registrar reclamação na Sky o usuário poderá escolher entre "Receber uma ligação" ou "Atendimento Chat".

 

reclamação sky

 

Resolva seu problema com a SkyO horário de atendimento da operadora é das 8h ás 18h de segunda á sexta e para atendimentos através do chat o horário é de segunda á sábado das 8h ás 21h

Registrar reclamação na Oi

Para solicitar o registro de reclamação na Oi, deverá ser preenchido um formulário. A operadora entrará em contato com o cliente pelo telefone.

 

reclamação oi

 

Resolva seu problema com a OiHorário de atendimento da Oi é de segunda á sábado das 8h ás 20h

Registrar reclamação na Nextel

O usuário deverá preencher o formulário com os dados solicitados para que um atendente da Nextel possa entrar em contato para auxiliar o cliente a solucionar o problema. A equipe de atenção ao cliente da operadora poderá contactar com o cliente através do e-mail ou telefone.

 

reclamação nextel

 

Registrar reclamação na Claro

Os clientes da Claro solicitarão a reclamação através do formulário igual a imagem abaixo. Assim que for preenchido a equipe de atenção ao cliente da operadora entrará em contato com o cliente.

 

reclamação claro

 

Resolva seu problema com a ClaroO horário de atendimento da operadora é das 8h ás 21h de segunda á sexta, exceto feriados.

Registrar reclamação na Algar

Desde o Painel do Consumidor da Anatel o cliente Algar será redirecionado para o site da operadora onde encontrará todos os canais de atendimento disponíveis para que ele possa solicitar a reclamação. Os canais disponíveis são:

  • App Algar Telecom
  • Autoatendimento através do site da operadora
  • Chat online
  • Redes Sociais
  • Lojas e Credenciadas
  • SAC através do número 103 12
  • Ouvidoria - 0800 942 6000
meu-tim

FAQ | Perguntas frequentes sobre reclamações na Anatel

Sim, o número 1331 está disponível para todo o Brasil, porém as capitais estaduais tem uma central de atendimento específicas.

Não, a função da Anatel é fazer uma mediação entre consumidor e operadora, a vantagem de registrar uma reclamação na Anatel é que ela vai cobrar das prestadoras de serviços uma resposta mais rápida e de qualidade, fazendo com que as operadoras cumpram com a lei de maneira correta.

O cliente deverá receber uma resposta em um prazo de no máximo 5 dias úteis.

Além dos telefones de atenção ao consumidor a Anatel também disponibiliza um aplicativo Anatel Consumidor que pode ser baixado gratuitamente em celulares iOS, Android, Windows Phone, de maneira presencial nas Salas do Cidadão encontradas nas capitais e pelo Painel do Consumidor.

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