Adaptadores PLC: Como funcionam? Como instalar?

O que é e como funciona um adaptador PLC WiFi? Esses dispositivos permitem ampliar o sinal do WiFi para qualquer lugar através tomada elétrica.


PLC

O que é um PLC WiFi e como funciona?

Um adaptador PLC, o Power Line Communications, leva a internet para todos ambientes da sua casa. Esses adaptadores amplificam o senal WiFi através da instalação elétrica da sua casa.

As paredes antigas e as interferências de outros aparelhos elétricos dificultam que a conexão WiFi alcance todos os cômodos da casa.

Por isso, para aproveitar a velocidade real de conexão da fibra óptica, a solução é criar uma rede privada através das tomadas elétricas.

E como funciona? O dispositivo PLC principal fornecerá o sinal de internet pela instalação elétrica através de uma tomada normal e outros dispositivos PLC que estarão instalados nos cômodos que você gostaria ter internet, receberão o sinal.

Como instalar um sistema PLC?

O sistema precisa, pelo menos, de duas tomadas instaladas em uma rede elétrica convencional. Depois, o sistema necessita de adaptadores (que você pode comprar em qualquer loja que vende equipamentos eletrônicos) e um cabo de internet.

Para configurar os adaptadores PLC WiFi você deve seguir os seguintes passos:

  1. Conectar o adaptador PLC principal ao roteador com o cabo de internet.
  2. Conectar o adaptador PLC secundário à tomada do cômodo que você deseja ter o sinal.
  3. Ligue os dispositivos para criar a rede WiFi.
  4. Conecte a rede WiFi (a senha estará no próprio adaptador) ou conecte um dispositivo através do cabo de internet.

A partir desse momento, pode começar a navegar, enviar arquivos, baixa-los, assistir a sua série do momento ou o que preferir.

A distância entre os adaptadores podem chegar a até 300 metros, mas a situação pode variar com base nas condições do local.

O que devo saber antes de comprar um adaptador PLC WiFi?

Na hora de comprar um adaptador PLC, você precisa levar em conta alguns fatores:

  • Velocidade por segundo: entre 200 e 600 Mbps, em média.
  • Internet rápida: conheça as ofertas das operadoras.
  • Preço: em torno de R$100,00 a R$ 350,00.

Podemos comprar os dispositivos PLC em qualquer loja de informática física ou pela web.

As velocidades de transmissão dependem do serviço de banda larga que você contratou e da qualidade do roteador e equipamentos.

Atualizado em