Cabo Coaxial: sabe o que é e como é utilizado?

Cabo Coaxial

Você sabe o que significa cabo coaxial? Não? Não se preocupe, com o avanço tecnológico começam a surgir novos serviços e termos que nunca não estão no nosso vocabulário. Neste artigo vamos te explicar tudo. Confira o que é, como é utilizado pelas operadoras e quais as vantagens dessa tecnologia.


O que é o Cabo Coaxial?

Cabo Coaxial

Atualmente, o desenvolvimento de novas tecnologias está cada mais frequente. Sempre escutamos que um novo produto ou novo serviço está sendo lançado. Com isso, é normal que novas palavras surgem e não ficamos perdidos e sem saber o que significa.

No mercado de telecomunicações, não é diferente, muitas vezes um glossário seria indispensável para entender o que estamos contratando ou para que estamos pagando. Assim, podemos tomar a melhor decisão na contratação e obter o melhor serviço possível.

Por isso, que nós do Podecomparar nos preocupamos em te deixar por dento de todas as novidades do mercado de telecomunicações.

Agora mesmo você deve estar se perguntando "O que é o cabo coaxial?". O Cabo Coaxial é um cabo condutor, que serve para transmitir sinais. A sua composição é de: fio de cobre revestido por material isolado e rodeado de uma blindagem.

Cabo CoaxialÉ um cabo constituído por dois condutores, separados por um espaço cheio com uma substância dialética (co + axial). O nome Coaxial deriva da sua composição: núcleo interno, escudo exterior e cobertura.

Devido à cobertura que envolve o cabo coaxial, este condutor possui vantagens em relação a outros cabos, conseguindo diminuir as interferências e tornando a transmissão mais fluída e rápida. Em outras palavras, ter esta tecnologia diminui a vulnerabilidade do seu serviço comparado a outras tecnologias, como a de satélite, por exemplo.

Se você contratar um serviço de TV por assinatura e intenet banda larga com esta tecnologia, probabilidade de você perder o sinal é menor do que a TV via satélite ou internet móvel.

Confira as diferenças entre Fibra Óptica e ADSL - Escolha a melhor em velocidade!

Cabo Coaxial - Que velocidade atinge?

O cabo coaxial, costuma ser mais estável do que as outras tecnologias de serviços de TV e banda larga, suportando velocidades de internet de megabytes por segundo (Mbps), sem interferências.

A velocidade depende do mateia que a camada mais externa é feita. Se for de alumínio, o cabo coaxial ganha mais resistência e pode chegar a uma velocidade de 10 megabytes por segundo à frequência de 10 ghz. Caso a cobertura seja de cobre, a resistência será menor e a velocidade poderá atingir 10 megabytes por segundo à uma frequência de 2 gigahertz.

O que são Gigabytes e Gigahertz?

Para que você entenda como funciona o cabo coaxial e a velocidade que a tecnologia pode atingir, é importante você saber o que significa gigabytes e gigaheartz. De forma resumida, um gigabyte mede a capacidade de armazenamento e um gigahertz mede a frequência. Frequência é a quantidade de vezes que um evento é repetido por uma unidade de tempo. Os gigabytes se referem ao disco rígido e removível utilizados para armazenar arquivos de dados e os gigahertz se referem à velocidade da unidade central de processamento. Uma boa memória de armazenamento com uma boa velocidade de processamento é que vai determinar o quão rápida será a transmissão.

Gigabytes e Gygaheartz
 

Quais as vantagens de usar uma internet via Cabo Coaxial?

A principal vantagem do cabo coaxial está relacionada à estabilidade da transmissão e a sua proteção contra interferências externas. Devido à sua cobertura, que protege o cabo coaxial do fenômeno da indução.

A velocidade da transmissão também mais alta devido a esta tolerância, isso acontece pela proteção (podem ser de alumínio ou cobre) que abraça os cabos coaxiais.

Outra vantagem está relacionada com a durabilidade, o cabo coaxial pode suportar transmissão de banda larga por um longo período de tempo.

Actualizado em