Qual a diferença entre 4G e 5G? Latência e Velocidade

Atualizado em
min reading
Você sabe a diferença entre 4G e 5G?
Você sabe a diferença entre 4G e 5G?

O 5G é um tipo de conexão que vai mudar as nossas vidas. Conheça aqui as diferenças entre esta nova tecnologia e a internet móvel atual, o 4G.

Redes 4G e 5G?

Os termos 4G e 5G se referem às redes móveis de quarta e quinta geração respectivamente. Graças às redes móveis é que podemos nos conectar à internet em nossos celulares e dispositivos móveis.

A tecnologia 4G é atualmente a mais usada nos planos de telefonia móvel em território brasileiro, mas isso irá mudar nos próximos anos. A previsão da Anatel é que em julho de 2022 a internet 5G esteja operando nas capitais brasileiras e até julho de 2029 ele já esteja em todas as cidades com mais de 30 mil habitantes.

A tecnologia 5G surgiu da necessidade de conectar e interligar mais dispositivos, o que conhecemos como "Internet das Coisas". Este tipo de conexão sem fio possibilita a conexão à internet de todos os aparelhos que você possa imaginar, não apenas os celulares: carros inteligentes, câmeras de vigilância, automação doméstica e muito mais.

O grande investimento de recursos para o desenvolvimento de infraestruturas vai permitir que a disponibilidade e a cobertura da rede 5G sejam próximas 100%.

Qual diferença entre o 4G e 5G?

Uma das principais diferenças entre o 4G e o 5G é a velocidade de transferência de dados, que será bem maior com a rede de quinta geração. Isto significa que poderão ser baixados conteúdos de forma praticamente imediata.

Outra diferença entre estes dois tipos de redes é a latência do 5G. A tecnologia 5G promete ter uma latência entre 1 e 2 milissegundos. Já no caso do 4G este intervalo é de 80 milissegundos.

A latência é o tempo que demora a transferência de informações dentro da rede. É sinônimo de atraso, e, por isso, quanto menor for este intervalo, mais rápido vai chegar o pacote de dados de um ponto para outro.

Além disto, as antenas 5G vão fornecer um melhor serviços, visto que vai ser possível atender mais dispositivos simultaneamente.

Outra questão importante que distingue as duas tecnologias é que o 5G oferece uma maior banda larga. Isto porque a tecnologia de quinta geração suporta uma maior capacidade de dados, atendendo a utilização de radiofrequências que o 4G não suporta.

Um dos objetivos estabelecidos é investir muitos recursos e infraestruturas para disponibilizar a rede 5G. Com isto, haverá mais conexões para ter uma melhor cobertura nas áreas rurais.

O consumo energético na rede 5G também será menor, permitindo prolongar a vida útil das baterias dos dispositivos móveis.

Veja uma comparação entre as principais diferenças do 4G e 5G:

Internet 4G e 5G
Característica 5G 4G
Velocidade (transferência de dados) 10000 Mbps 150 Mbps
Latência 1 - 4 milissegundos 80 milissegundos
Dispositivos conectados Mais de 1.000.000 de dispositivos por km 10.000 dispositivos por km
Banda Larga Ampla Reduzida
Consumo energético Economiza energia em quase 90% Maior consumo energético

Velocidade do 5G e 4G

A velocidade em que os dados serão transferidos é um dos fatores que que mais vai ser alterado com a inclusão da nova tecnologia 5G.

Atualmente, com a tecnologia 4G, a velocidade máxima de download é cerca de 150 Mbps, sendo que com a rede 5G é de 10000 Mbps. Para você ter uma ideia, será possível baixar um filme completa em HD em poucos segundos.

A velocidade de download teórica nem sempre é igual a velocidade de download real, ou seja, a que usamos quando estamos conectados à internet.

Ping, download e upload O Ping, download e upload são variáveis que impactam positiva ou negativamente na sua experiência de navegação pela internet móvel. A velocidade de download é aquela que mede a rapidez com a qual você baixa dados de um servidor ou aparelho externo. A velocidade de upload mede a "subida" de dados do seu aparelho até outra máquina ou servidor. O ping é o utilitário que mede o tempo entre o envio de informação de um servidor local e o tempo de recebimento desses pacotes de dados. Sendo assim, quanto maior for as velocidades de download e upload, melhor. O ping, quanto menor ele for, melhor será para a experiência do usuário.

Faça um teste de velocidade da sua internet móvel e veja como melhorar sua conexão!
Speed Test

Tecnologia 5G no Brasil

Embora seja verdade que a tecnologia de conexão de quinta geração é uma realidade para alguns países, no Brasil ainda vamos ter que esperar um pouco mais para termos uma grande cobertura da internet 5G.

A expectativa é muito alta, sendo que estamos diante de um avanço tecnológico incomparável, que pretende mudar a forma de entender e interagir uns com os outros.

Mas então, quando é que o 5G vai chegar ao Brasil? O cronograma de implementação da rede 5G, segundo a Anatel, é o seguinte:

  • 31 de julho de 2022: capitais e Distrito Federal tendo uma estação rádio base a cada 100 mil habitantes
  • 31 de julho de 2023: capitais e Distrito Federal tendo uma estação rádio base a cada 50 mil habitantes
  • 31 de julho de 2024: capitais e Distrito Federal tendo uma estação rádio base a cada 30 mil habitantes
  • 31 de julho de 2025: capitais e Distrito Federal e cidades com mais de 500 mil habitantes tendo uma estação rádio base a cada 10 mil habitantes
  • 31 de julho de 2026: cidades com mais de 200 mil habitantes tendo uma estação rádio base a cada 15 mil habitantes
  • 31 de julho de 2027: cidades com mais de 100 mil habitantes tendo uma estação rádio base a cada 15 mil habitantes
  • 31 de julho de 2028: pelo menos 50% das cidades com mais de 30 mil habitantes tendo uma estação rádio base a cada 15 mil habitantes
  • 31 de julho de 2029: 100% das cidades com mais de 30 mil habitantes tendo uma estação rádio base a cada 15 mil habitantes

Algumas operadoras já oferecem planos com a chamada internet 5G DSS, que é um hibrido entre o 4G e o 5G "puro". Porém, ele também está restrito à apenas algumas cidades e bairros.

Tecnologia 4G no Brasil

A rede 4G é a atual rede de telefonia móvel que é usado pelos brasileiros, que substituiu o 3G. Quase todas as operadoras possuem planos com 4G, inclusive a Anatel promote ampliar o sinal desta tecnologia em paralelo com o 5G.

  • O que eu preciso para usar a rede 4G?
  • Ter contratado um plano de celular que inclua este serviço
  • Estar localizado numa área com cobertura 4G
  • Possuir um smartphone compatível com esta tecnologia

Conheça os planos das principais operadoras!

FAQ | Perguntas frequentes sobre Internet 4G e 5G

O que muda do 4G para o 5G?

O 5G é a evolução do 4G. Ele promete ser muito mais rápido, estável e ter menor latência. Veja todas as diferenças entre o 5G e o 4G.

Quando o 5G chega ao Brasil?

O 5G deve ser implementado nas capitais brasileiras a partir de julho de 2022. Veja o cronograma da Anatel para o 5G. Esse período de transição deve durar até 2029.

Qual a velocidade da internet 5G?

A velocidade da internet 5G é de 10000 Mbps. A do 4G é de 150 Mbps.

Compare e escolha o plano de internet ideal!

Planos Internet Way com fibra óptica residenciais e empresariais. Confira cobertura e canais de atendimento.
Compare os planos de internet banda larga da Vivo Fibra e Oi Fibra: velocidade, preços, benefícios e cobertura.
Qual a melhor internet residencial: Vivo Fibra ou Claro Internet? Compare preços, benefícios inclusos e cobertura.
A internet de 1GB vale a pena? O que dá para fazer com 1GB de velocidade, qual o preço e planos disponíveis.