Qual a diferença entre 4G e 5G? Latência e Velocidade

diferença 4g e 5g
4g e 5g

O 5G é um tipo de conexão que vai mudar as nossas vidas. Conheça aqui as diferenças entre esta nova tecnologia e a rede de conexão atual, o 4G.



Velocidade do 5G e 4G

A velocidade em que os dados serão transferidos é um dos fatores que que mais vai ser alterado com a inclusão da nova tecnologia 5G. Acredita-se que vai possibilitar uma velocidade de download 20 vezes mais rápida que com o 4G.

Atualmente, com a tecnologia 4G, a velocidade máxima de download é de 1 Gbps, sendo que com a rede 5G vai ser de 20 Gbps. Para você ter uma ideia, será possível baixar um filme completa em HD em poucos segundos.

A velocidade de download teórica nem sempre é igual a velocidade de download real, ou seja, a que usamos quando estamos conectados à internet.

Ping, download e upload

O Ping, download e upload são variáveis que impactam positiva ou negativamente na sua experiência de navegação pela internet móvel. Sendo assim, a velocidade de download é aquela que mede a rapidez com a qual você baixa dados de um servidor ou aparelho externo. Já a velocidade de upload mede a velocidade com a qual é feita a "subida" de dados do seu aparelho até outra máquina ou servidor. O ping já é o utilitário que mede o tempo entre o envio de informação de um servidor local e o tempo de recebimento desses pacotes de dados. Sendo assim, quanto maior for as velocidades de download e upload, melhor. O ping, quanto menor ele for, melhor será para a experiência do usuário.

Contudo, existem muitos fatores que podem influenciar a velocidade, como, por exemplo, o número de dispositivos conectados à rede. Outro fator é a velocidade da operadora, com a qual você contratou a linha.

Qual diferença entre o 4G e 5G?

Uma das principais diferenças entre o 4G e o 5G é a velocidade de transferência de dados, que será bem maior com a rede de quinta geração. Isto significa que poderão ser baixados conteúdos de forma praticamente imediata.

Outra diferença entre estes dois tipos de redes é a melhoria da latência. A tecnologia 5G promete ter uma latência entre 1 e 2 milissegundos. Já no caso do 4G este intervalo é de 35 e 52 milissegundos.

Teste a velocidade da sua Internet ⚡️
Testar agora!

A latência é o tempo que demora a transferência de informações dentro da rede. É sinônimo de atraso, e, por isso, quanto menor for este intervalo, mais rápido vai chegar o pacote de dados de um ponto para outro.

Além disto, as antenas 5G vão fornecer um melhor serviços, visto que vai ser possível atender mais dispositivos simultaneamente.

Outra questão importante que distingue as duas tecnologias é que o 5G oferece uma maior banda larga. Isto porque a tecnologia de quinta geração suporta uma maior capacidade de dados, atendendo a utilização de radiofrequências que o 4G não suporta.

Um dos objetivos estabelecidos é investir muitos recursos e infraestruturas para disponibilizar a rede 5G. Com isto, haverá mais conexões para ter uma melhor cobertura nas áreas rurais.

Outro ponto interessante para os usuários é o consumo energético. Na rede 5G vai ser menor, permitindo prolongar a vida útil das baterias.

Característica 5G 4G
Velocidade (transferência de dados) 20 Gbps 1 Gbps
Latência 1 - 2 milissegundos 35 - 52 milissegundos
Dispositivos conectados Mais de 1.000.000 de dispositivos por km 10.000 dispositivos por km
Banda Larga Ampla Reduzida
Consumo energético Economiza energia em quase 90% Maior consumo energético

o que é 5G

O que é o 5G?

A tecnologia 5G é a nova geração de dados móveis que acontece nas conexões 4G e 4G+ (ou 4.5G que é sinônimo de 4G+). Esta rede de quinta geração surgiu da necessidade de conectar e interligar mais dispositvos, o que conhecemos como "Internet das Coisas".

Este tipo de conexão sem fio possibilita a conexão à internet de todos os aparelhos que você possa imaginar, não apenas os celulares: carros inteligentes, câmeras de vigilância, automação doméstica e muito mais.

O grande investimento de recursos para o desenvolvimento de infraestruturas vai permitir que a disponibilidade e a cobertura da rede 5G sejam próximas 100%.

A União Internacional de Telecomunicações (UIT) estabeleceu um padrão de velocidades de 20 Gbps, o que pretende ser 10-20 vezes mais rápido que as conexões móveis atuais.

Tecnologia 5G no Brasil


5G no Brasil

Embora seja verdade que a tecnologia de conexão de quinta geração é uma realidade para alguns países, como Coreia do Sul, por exemplo, que estreiou o 5G nos Jogos Olímpicos de Inverno, no Brasil ainda vamos ter que esperar um pouco mais.

A expectativa é muito alta, sendo que estamos diante de um avanço tecnológico incomparável, que pretende mudar a forma de entender e interagir uns com os outros.

Mas então, quando é que o 5G vai chegar ao brasil?

Mínimo para depois de 2021. As operadoras de telecomunicações já disseram que somente haveria investimento nesta tecnologia quando o retorno fosse rentável, e quando a própria infraestrutura do país fosse capaz de cobrir uma mudança como essa.

Tecnologia 4G?

A rede 4G é a atual rede de telefonia móvel, que substituiu o 3G.

Uma das principais vantagens deste tipo de rede, comparada com o 3G, é que ela chega a disponibilizar velocidades 10 vezes mais rápidas. Com a tecnologia 4G podem ser alcançados 100 Mbps de velocidade. Já com o 3G, a velocidade máxima é até 10 Mbps.

No Brasil, quase todas as operadoras possuem rede 4G, inclusive algumas companhias regionais.

  • O que eu preciso para usar a rede 4G?
  • Ter contratado um plano de telefone que inclua este serviço.
  • Estar localizado numa área com cobertura 4G.
  • Possuir um smartphone compatível com esta tecnologia.

Hoje, a grande maioria dos dispositvos celulares são compatíveis com a rede 4G. Você pode verificar se o seu celular tem cobertura 4G se na sua tela aparecer os ícones 4G ou LTE.

Se ainda tem dúvidas de como checar ou ativar o 4G do seu celular, veja abaixo como fazê-lo:

  • Android: Configurações > Conexões > Redes móveis > Seleção de banda > Escolha LTE/4G
  • iOS: Ajustes > Celular > Dados Celulares > Ativar 4G

Lembre-se de manter atualizado o software e o sistema operacional do seu dispositivo móvel com a última versão disponível.

Actualizado em