O que é Cabo HDMI? Aprenda a ligar o seu notebook à TV

Atualizado em
min reading
Cabo HDMI
Cabo HDMI

Precisa conectar seu notebook à televisão e não sabe como fazer isso? Basta ter um cabo HDMI. No mercado, existem diferentes tipos de cabo HDMI sendo comercializados. Vamos te explicar para que servem e como você deve fazer para ligar o computador à TV através do cabo HDMI.

O que é cabo HDMI?

O que é HDMI?

É cada vez maior o número de tecnologias disponíveis no mercado: TV HD, conexão 5G, resolução 4K, cabos HDMI. Acompanhar a velocidade do lançamento de todas essas informações muitas vezes é uma tarefa difícil diante dos compromissos do dia a dia. Mas, para você ficar mais informado, vamos te explicar o que é a tecnologia HDMI.

O HDMI é um tipo de conector de áudio e vídeo digital de alta resolução. A sigla HDMI significa High-Definition Multimedia Interface (Interface Multimídia de Alta Resolução) e serve para denominar um tipo de transmissão digital feita através de um cabo.

A tecnologia HDMI substitui os antigos cabos conectores de aparelhos de DVD, som e TV. Antigamente, era necessário conectar vários cabos para conectar os sinais de áudio e de vídeo, mas hoje em dia um único cabo HDMI faz todas essas funções.

Mas como usar o cabo HDMI? Como o HDMI é utilizado no dia a dia?

O que é o Cabo HDMI e para que serve?

O cabo HDMI é um fio que possibilita a transmissão de informações entre qualquer dispositivo de áudio e vídeo digital. Confira na lista abaixo os dispositivos compatíveis com a entrada HDMI:

  • Aparelhos compatíveis com entrada HDMI
  • Notebooks, TVs HD, Full HD e 4K, PCs, Projetores de vídeo
  • Smartphones e Tablets
  • Câmeras digitais e filmadoras
  • Home theater in a box e Soundbars
  • DVD Player Upscaling e Blu-ray
  • Caixas satélite HD

Como a tecnologia HDMI faz conexões digitais de áudio e vídeo, a transmissão das informações apresenta alta qualidade. Os cabos HDMI são capazes de transmitir conteúdos digitais a uma definição de 1080 megapixels, que é a resolução Full HD (1920x1080).

Através dos cabos HDMI disponíveis nas lojas de tecnologia, você consegue transmitir a qualidade do vídeo que possui no notebook ou do streaming que quer assistir na TV.

Mas quais são os diferentes tipos de cabo HDMI disponíveis no mercado?

Tipos de cabos HDMI

Devido à grande variedade de tipos de cabo HDMI nas lojas de tecnologia, você pode ficar sem saber qual é o melhor cabo HDMI para sua necessidade. Na hora de escolher o cabo HDMI ideal, você tem que observar os tipos de entrada, a velocidade de transferência dos dados, o tamanho do cabo e a qualidade do material fabricado.

Quando você for comprar um cabo HDMI, saiba que existem vários tipos diferentes de entrada disponíveis:

  • Tipo A: HDMI Padrão (HDMI - HDMI): ideal para videogames, TVs, PCs, Home Theaters, TV Box, aparelhos de Blu-Ray, soundbars
  • Tipo C (HDMI - HDMI Mini): indicado para câmera fotográfica digital, câmera de vídeo, placas de vídeo
  • Tipo D (HDMI - HDMI Micro): para conectar celular e tablet

Em relação à velocidade de transmissão de dados, existem os cabos HDMI Standart Speed (Velocidade Padrão), HDMI Full HD e HDMI High Speed (Alta Velocidade). Com o cabo HDMI Standart Speed você não consegue acessar a definição 4k. Para isso, terá que adquirir um cabo HDMI 2.0.

Antes de comprar um cabo HDMI, confira se o produto tem certificação Premium ou Ultra High Speed, uma vez que esses são os padrões de certificados oficiais que garantem a qualidade 4K e HDR.

Como conectar o notebook à TV por HDMI?

É muito simples conectar o notebook à TV por HDMI: você só precisa encaixar o cabo na entrada HDMI do notebook e, em seguida, encaixar a outra extremidade do fio na entrada HDMI da sua televisão. Os aparelhos precisam estar relativamente perto, dependendo do comprimento do cabo HDMI usado. Também existem cabos HDMI com alguns metros de comprimento, que são bons para quem precisa deixar os aparelhos a uma certa distância.

Como o cabo HDMI transmite a imagem da tela do notebook ou computador para a TV de forma direta, sem qualquer interferência, a imagem será transmitida na TV com a mesma qualidade que você estava vendo anteriormente. Costuma acompanhar uma série da Netflix no notebook, mas quer continuar assistindo na televisão? A solução é conectar seu notebook à TV através do cabo HDMI.

Com o sistema operacional Windows, é mais fácil fazer a conexão de um notebook à TV via cabo HDMI. Mas, se seu computador for um MacBook, será necessário comprar um adaptador HDMI MacBook para conseguir fazer a conexão entre os aparelhos.

Para que a ligação do notebook à TV por HDMI seja bem sucedida, será preciso selecionar a entrada no menu da televisão. Você vai procurar entre as várias opções de entradas: HDMI 1, HDMI 2, etc. e confirmar na que você conectou.

Como conectar o celular na TV?
Saiba agora

Quero ver filmes HD na TV: como posso assistir se fiz o download no notebook?

Como ver filmes HD na TV

Já passou pela situação de querer assistir filmes em HD na TV, mas não conseguiu porque estava sem o cabo HDMI? Ou então porque não conseguiu encontrar a opção de entrada correta no menu da sua televisão?

Essa é uma situação comum que pode acontecer ao tentar conectar o notebook ou tablet à TV. Por isso, é importante saber como funcionam os cabos HDMI. Os diferentes tipos de cabo vão transmitir os conteúdos digitais na tela da sua TV, inclusive com definição 4K e de uma forma muito simples.

Se você fez o download de um filme para o seu notebook através do Netflix ou do Amazon Prime Video, para assisti-lo com qualidade, faça a conexão do seu notebook à TV com o cabo HDMI.

Por mais que já existam muitos equipamentos de TV que disponibilizam o serviço de streaming, como TV Box; ou que as Smart TVs já possam entrar diretamente nas plataformas de streaming de filmes e séries, muitos consumidores ainda não têm acesso a esses serviços ou aparelhos. E, mesmo que você tenha acesso a outras tecnologias disponíveis, é importante saber como fazer a ligação por cabo HDMI, caso necessite.

Nossa equipe não vende este tipo de aparelho, mas podemos ajudá-lo a escolher o cabo HDMI para a sua televisão, tablet, celular e demais dispositivos compatíveis.

Veja os canais, programações, filmes, séries e muito mais!

controle, homem, tv com harry potter e logo hbo max
Você sabia que é possível assistir a todos os filmes Harry Potter na HBO Max? Saiba os valores dos planos!
pipoca e tv com game of thrones e hbo max
Assine a plataforma HBO Max e veja todos os episódios de Game of Thrones na TV a partir de R$14,16/mês.
pipoca e tv com mulher hulk e logo disney+
Assine e assista a nova série da Disney+, Mulher-Hulk: Defensora de Heróis. Planos a partir de R$ 27,90/mês.
controle com logo star+ e disney
Assine e aproveite a programação do pacote da Star+ e Disney no combo+. Diversão para toda a família!