O que é velocidade de Download, Upload e Ping?

velocidade de Download

Quando você procura um novo plano de internet banda larga ou faz um teste de velocidade, verá que muito se fala sobre três métricas principais: A velocidade de download, a velocidade de upload e o ping, que são fatores que contribuem para o desempenho geral da sua Internet. Se você não tem certeza do que esses três significam, pode estar confuso sobre o que é bom e o que não é. Neste artigo, você aprenderá exatamente o que cada um deles significa e como você deve medi-los.


Contratar Oi
Ligue para o 0800 Oi e contrate seu plano Oi Fibra!

Velocidade de Download

A velocidade de download é a rapidez com que sua conexão com a Internet é capaz de acessar e extrair dados de um servidor para o seu dispositivo. Simplificando, é o quão rápido algo é carregado antes de ser totalmente acessível. Uma velocidade de download mais rápida irá ajudá-lo em atividades como streaming de vídeos, download de filmes e músicas, carregamento de páginas web e assim por diante.

download

O que pode ser considerado uma boa velocidade de download?

A velocidade de download é geralmente medida em megabytes por segundo (Mbps); no entanto, no passado, costumava ser medido em kilobytes (Kbps) quando as velocidades não eram tão rápidas quanto são agora. Com a era da fibra óptica em todo o mundo, as velocidades de download em geral dispararam. Uma grande parte da população brasileira é agora elegível para velocidades de até 50 Mbps, algumas até qualificando para 500Mbps.

É difícil qualificar o que faz uma "boa velocidade de download", pois isso depende dos seus hábitos de uso, mas 50 Mbps certamente será suficiente para a maioria das residências.

Velocidade de upload?

Por outro lado, a velocidade de upload é a velocidade na qual sua internet pode enviar dados e informações para um servidor do seu dispositivo. Isso é essencialmente a velocidade e, em última análise, o tempo que leva até que uma pessoa ou um robô seja capaz de ler ou ver seus dados. Isso é muito importante para atividades como videochamadas, jogos online e envio de arquivos grandes.

O que é uma boa velocidade de upload?

upload

Assim como a velocidade de download, a velocidade de upload é geralmente medida em megabytes por segundo (Mbps). A maioria das configurações de banda larga geralmente costumavam ser projetada muito mais em favor da velocidade de download, já que a velocidade de upload é muito grande; No entanto, desde a mudança para a fibra óptica, ambas as métricas provaram ser muito mais constantes. Se você, por exemplo, está jogando online, você deveria certificar-se que você tem uma velocidade de upload que é alta o suficiente para manter uma jogabilidade de alto padrão e viver a experiência online sem problemas.

Para a maioria das famílias, a velocidade de upload não é tão importante quanto a velocidade de download. No entanto, esta não deve ser inferior a 10 Mbps para ser considerada boa. Se você estiver jogando, tente combinar a velocidade de download com a velocidade de upload.

O que é Ping?

O ping é uma medida da velocidade de resposta entre dois dispositivos quando eles enviam informações entre si por meio de uma rede. Quanto mais rápido o tempo de resposta entre os dois dispositivos, melhor será a sua experiência quando a natureza de sua atividade depender dos dois dispositivos enviando informações para um ao outro em tempo hábil. Isso é muito importante para jogos online, pois as informações são enviadas de cada jogador entre um servidor.

O que é um bom ping?

O ping é medido em milissegundos (ms). Como regra geral, se você tem menos de 50 ms ping, você deve estar adapto para todos os tipos de atividades; no entanto, qualquer coisa acima disso, você pode começar a viver o lag online, especialmente ao jogar online.

Se você tem uma conexão de fibra óptica, você provavelmente vai achar que sua internet é muito mais estável e seus tempos de ping são muito mais baixos. Se ninguém em sua casa joga jogos online, você não deve se preocupar muito com o seu nível de ping, mas ainda é algo para se ter em mente.

Entendendo o pingEmbora atualmente o ping seja reconhecido com a sigla de “Packet InterNet Grouper”, Michael Muuss, o criador do sistema, declarou que seu objetivo ao dar esse nome era fazer uma analogia ao som de um sonar. O motivo dessa analogia veio do fato do ping agir de forma semelhante a um sonar, porém, no mundo virtual. Com este comando, seu computador é capaz de medir quantos milissegundos (ms) um pacote de informações leva para ir até um destino e voltar. E quanto menor o valor que ele retornar, mais rápida é sua conexão.

Como faço para verificar essas métricas?

Vamos lá: Para verificar como sua internet funciona, você precisará estar usando a conexão no momento; isso não pode ser feito remotamente.

Você deve usar uma ferramenta de teste de velocidade rápida. Isso permitirá que você veja rapidamente como você se apresenta naquele exato momento.

Se você tiver banda larga a cabo, provavelmente descobrirá que a força da sua conexão depende da hora do dia e da quantidade de pessoas que a usam; no entanto, as fibras ópticas devem mantê-lo bastante estável independentemente.

Contratar Online Vivo internet
Ligue grátis para a Vivo e faça o seu plano!
0800 561 1515

📢 Atenção! Este número 0800 é válido somente para contratação.
Actualizado em