Qual é a melhor conexão de internet para jogar online?

Atualizado em
min reading
jogar online
Melhor internet para jogos online

Para uma melhor experiência no gameplay, também conta muito a melhor latência (ping mais rápido) e as conexões de fibra óptica são as que têm melhores ping. Nesse artigo, além de dicas para selecionar a melhor internet, você também vai conhecer alguns dos jogos mais jogados e as plataformas disponíveis.


A Fibra Ótica em jogos online, o que importa para os fãs de League of Legends Brasil

Por ter uma das latências mais baixas, a Fibra Ótica é uma das melhores opções de internet para jogos. Com esta tecnologia, os dados transmitidos são transformados em luz e enviados através do cabo, atingindo frequências bem maiores e, por essa razão, você navega o mais rápido possível e de forma estável. Através da fibra ótica registraram pings de aproximadamente 5 milésimos de segundo, ou seja, que foram necessários apenas 5 milésimos de segundo para que um comando clicado fosse realmente executado.

Qual PC devo ter para jogar online?

gamers

Ter uma latência alta em jogos online não depende somente da nossa conexão. O computador ou o dispositivo que usamos pode interferir no tempo de envio do sinal. Um antivírus, por exemplo, também pode aumentar a latência. O roteador pode ser menos rápido processando a conexão ou talvez, uma má configuração ou, até mesmo, o horário que jogamos pode interferir já que, com mais usuários conectados as conexões ficam mais lentas. Finalmente, a localização do servidor onde se desenvolve a partida também influencia. Teremos melhor pontaria se dispararmos no Brasil que se dispararmos no Japão.

Por isso, se você for procurar a melhor internet para jogar, faça um comparativo entre as ofertas disponíveis e não se preocupe tanto com a velocidade de upload e download, mas também o ping (latência). A análise precisa ser criteriosa porque sabemos que "jogo online não tem pause", certo?

PC ou Console?

Não é de hoje que discussões calorosas sobre a melhor plataforma para jogar online acontecem. PCs ou Consoles? Afinal, qual é melhor?

Nós do Podecomparar acreditamos que varia de jogador para jogador, de forma concreta não existe melhor ou pior. Em virtude de cada jogo ter seu estilo de jogar, o melhor mesmo é o que você tem mais habilidade, seja no teclado e mouse ou nos joystick dos consoles. Em qual você é mais rápido e quanto dinheiro você pode investir em equipamento e conexão é o que deve-se avaliar antes de decidir a plataforma ideal. Além disso, a configuração do PC e a memória é um fator importante em velocidade no momento que for decidir qual é melhor para você.

Outro fator importante para decidir é: Quanto você está disposto a pagar por um equipamento que rode jogos?

No Brasil, os valores dos consoles variam de R$ 1.500,00 a R$ 2.500,00 e para montar um PC em casa, com uma boa configuração e memória suficiente para jogar, você poderá desembolsar valores mais altos, dependendo do que você necessita, o seu PC pode custar o preço de um carro.

A verdade é que não tem limites para montar um PC, tudo depende do quanto você pode gastar com equipamentos de qualidade. Quais estão dentro do seu orçamento?

Se pensarmos em praticidade, iremos optar pelo console como a melhor opção para jogar online, afinal é só tirar da caixa e ele já está pronto para rodar seus jogos preferidos. No PC é necessário instalar o sistema operacional, depois o Steam e os jogos que você quer jogar. Se você gosta de montar seu PC e realizar as instalações, não irá se importar com isso.

Dizem que jogar no PC é realmente mais rápido que jogar no console, mas depende de muitos fatores, como:

  • Qualidade de conexão
  • Configuração do PC
  • Equipamentos (tela, mouse, teclado, controle, etc)
  • Memória do console ou PC

Muitos fatores influenciam na escolha, se é o PC ou o Console que se adapta melhor quem vai decidir é você.

Fortnite ou League of Legends? Veja os jogos mais jogados do mundo.

Após monitorar Gamers ativos, o Super Data Research, uma das principais empresas de pesquisa do mundo, divulgou o ranking dos jogos mais populares do momento por plataforma, conheça abaixo:

PC CONSOLE CELULAR
Dungeon Fighter Online Fortnite Pokémon GO
League of Legends Call of Duty: Black Ops IIII Honour of Kings
World of Warcraft West Grand Theft Auto V Fate/ Grand Order
Fantasy Westward Journey Online II Fire Emblem: Tree Houses Last Shelter: Survival
Crossfire FIFA 19 Candy Crush Saga
Fortnite Madden NFL 20 Homescapes
World of Tanks Super Mario Maker 2 Clash of Clans
Dota 2 NBA 2K19 Monster Strike
Hearthstone West Apex Legends Mafia City
Roblox Super Smash Bros. Ultimate Lineage M

Pesquisa divulgada em agosto/2019.

Jogos Multiplataformas - PS4, XBOX One, Switch e PC

A possibilidade de jogar o mesmo jogo online com jogadores de uma série de consoles, PC e celulares é realmente "um sonho" como dizem muitos gamers.

A boa notícia é que vários desenvolvedores lançaram jogos que podem ser jogados online em diferentes plataformas. A Epic Games, a Valve Software e a Microsoft possuem a tecnologia que permite aos jogadores do PlayStation 3 e Xbox 360 jogar com jogadores de PC, e quem escolhe onde jogar é você.

gamers

Conheça logo abaixo os principais jogos e as plataformas que permitem joga-los!

  • Fortnite: PS4, Xbox One, Nintendo Switch, PC e Celular
  • Minecraft: Xbox One, Nintendo Switch, PC e Celular
  • League of Legends: PC
  • Pokémon Go: Celular
  • Call of Duty: Black Ops III: PS3, PS4, Xbox 360, Xbox One e PC
  • Dungeon Fighter Online: PC
  • Fifa 19: PS3, PS4, XBox 360, Xbox One, Nintendo Switch

Streaming de Games, a grande novidade!

Com a narração do próprio jogador, os streamers ensinam aos gamers o modo que jogam e, muitas vezes em transmissão ao vivo, onde os espectadores podem trocar mensagens e passam horas assistindo os jogos.

Mas não é sobre isso que queremos falar, e sim sobre as plataformas de jogos em streaming que a Netflix está preparando para os gamers.

O que isso significa? Quer dizer que nós poderemos jogar online através da plataforma da Netflix que irá permitir jogar com a menor latência possível os jogos que os desenvolvedores estão preparando para streaming. PlayStation Now, GeForce Now, On Live e até a Microsoft anunciaram que oferecerão jogos através de streaming. A Amazon também está desenvolvendo sua própria plataforma de streaming para jogar no PC, na televisão, no celular ou pelo console. Então é só aguardar que logo teremos mais essa opção de plataforma para jogos online.

Qual a melhor conexão de internet para jogar online?

O ping ou a latência é o tempo de resposta que existe desde que enviamos os dados clicando no mouse, até que vemos o resultado na tela. Seria, por exemplo, o tempo de resposta desde que clicamos em “disparar” até que a nossa personagem do jogo realmente dispara. Ainda que o impacto do ping seja maior nos jogos online, ele pode afetar toda a nossa navegação e, especialmente, as videoconferências.

O ping se mede em milésimos de segundos e se considera que um ping é aceitável quando se posiciona em torno dos 50 milessegundos ao entrar em contato com outro ponto do país.

Compare e escolha o plano de internet ideal!

Planos Internet Way com fibra óptica residenciais e empresariais. Confira cobertura e canais de atendimento.
Compare os planos de internet banda larga da Vivo Fibra e Oi Fibra: velocidade, preços, benefícios e cobertura.
Qual a melhor internet residencial: Vivo Fibra ou Claro Internet? Compare preços, benefícios inclusos e cobertura.
A internet de 1GB vale a pena? O que dá para fazer com 1GB de velocidade, qual o preço e planos disponíveis.