Saiba tudo sobre velocidade de internet: dicas!

Atualizado em
min reading
Velocidade de internet
Velocidade de internet

Na hora de decidir qual é o melhor plano de internet para assinar, um dos fatores mais relevantes é a velocidade da internet. Como no Brasil existem muitas ofertas de planos, com diferentes tipos de vantagens, é importante saber todos os detalhes a respeito da velocidade da internet disponibilizada por cada uma das operadoras de telecomunicações brasileiras.

Por que a velocidade da internet é tão importante?

A velocidade da internet está diretamente ligada ao bom funcionamento dos serviços que você utiliza através da rede, tais como TV por streaming, jogos online, downloads de arquivos, upload de arquivos, uso de redes sociais, entre outros.

Por isso, a velocidade da internet é um fator que determina o valor da mensalidade dos planos de internet ou dos combos ofertados pelas operadoras. Se não tiver uma velocidade boa de internet, você terá dificuldade de assistir seus filmes e séries da Netflix sem interrupções na transmissão. Você pode fazer um teste de velocidade da sua internet.

Há diferença entre as velocidades da internet fixa e da internet móvel, já que a móvel sofre interferências do ambiente devido à navegação dos dispositivos móveis, como smartphones, tablets e notebooks.

Para evitar problemas de internet lenta, na hora de escolher a velocidade do seu plano, é importante que você avalie:

  • A velocidade de download e upload de arquivos
  • Se você sua internet para muitos jogos online
  • Se você costuma fazer download de filmes e vídeos
  • Se assiste Netflix e demais canais por streaming
  • A quantidade de usuários da internet na sua residência

Outra informação relevante é que velocidade da internet não é a mesma coisa que franquia. Não confunda: a rapidez com que a rede funciona para você diz respeito à velocidade, já a franquia se refere à quantidade máxima de dados que você pode usar.

Caso tenha optado por um plano de internet fixa, existem alguns fatores que podem alterar a velocidade da sua internet, tais como:

  • O tipo de rede que você contratou, pois a velocidade vai variar se a rede for fibra ótica, via satélite ou ADSL
  • O tipo de roteador utilizado
  • A quantidade de usuários da rede e a quantidade de aparelhos conectados a ela (celulares, TVs, notebooks, tablets). Quanto maior for a quantidade de pessoas e de dispositivos, a internet ficará mais lenta
  • O sistema operacional dos dispositivos conectados

Velocidade da internet Fixa: Principais detalhes

Fibra Óptica

O serviço de internet fixa é mais estável, ou seja, sofre menos interferências externas na transmissão do sinal se comparado ao da internet móvel. Entre as opções de internet fixa, os planos de fibra ótica possuem uma melhor qualidade em relação às redes via satélite ou ADSL.

Ao contratar um plano de internet fixa, é importante observar algumas informações, como:

  • Velocidade da internet mínima: quando você realiza um contrato com uma operadora, terá disponível uma velocidade mínima de internet. Ou seja, se você fizer um teste de velocidade e o resultado for um valor da inferior ao contratado, poderá rescindir seu contrato, uma vez que a operadora tem que garantir que a velocidade da sua internet nunca será inferior à contratada.
  • Velocidade da internet máxima: é a velocidade mais rápida que você pode usar, durante um dia, dentro do seu plano.

Se a velocidade da internet fornecida pela operadora contratada for muito diferente da que estava sendo anunciada para o plano ao qual você aderiu, você poderá fazer uma reclamação à Agência Nacional de Telecomunicações (ANATEL), que garante os direitos dos consumidores dos serviços de telecomunicações. É possível, inclusive, registrar uma reclamação pelo aplicativo “Anatel Consumidor”.

Velocidade da internet móvel: Principais detalhes

velocidade internet movel

Como foi dito anteriormente, a velocidade da internet móvel é mais suscetível a interferências externas. Basta lembrar das vezes que ficou sem conexão ao viajar ou em algum local onde ficou sem conseguir usar seus dados móveis.

Devido à inconstância da rede móvel, as operadoras têm mais flexibilidade em relação à velocidade da internet destes tipos de plano. Mas, fique atento a esse detalhe: a velocidade máxima da internet é a maior rapidez a que pode chegar sua rede móvel e vai depender do local onde você estiver e do tipo de aparelho a ser utilizado. Normalmente, os anúncios dos planos de internet móvel dão destaque à quantidade máxima de dados móveis do pacote de serviços e não à velocidade da internet. Daí, a importância de não confundi-las.

Velocidade: download X upload

velocidade download e upload
 

Normalmente, a velocidade de download fornecida pelas operadoras é maior do que a de upload. Ou seja, será mais rápido baixar arquivos, como filmes, vídeos, músicas e livros do que enviar arquivos. A velocidade de download se refere aos dados que estão chegando no seu notebook, celular, tablet; já a velocidade de upload está relacionada ao tempo com que os dados são enviados dos seus dispositivos para outros destinatários.

De acordo com uma pesquisa feita no primeiro semestre de 2019 no Brasil pela empresa Ookla, a operadora Claro é a que possui maior média de velocidade de internet tanto para download (31,77 Mbps) quanto para upload (10,75 Mbps). A Vivo ficou em segundo lugar, seguida da TIM e da Oi. A Nextel ficou em quinto lugar.

Portanto, ao contratar um plano de internet, você deve observar como irá consumi-la. Por exemplo: uma empresa necessita de uma boa velocidade de upload, pois precisa enviar muitos arquivos. Já se o seu intuito é contratar internet para sua residência, terá que analisar quantas pessoas vão usar a internet na sua casa e de que maneira pretendem usá-la.

Principais perfis de consumo de internet:

Existem três principais tipos de consumidores de internet, de acordo com a maneira como utilizam a rede. São eles:

  • O mais básico: de 1MB a 5MB por pessoa. Utiliza para redes sociais, e-mails e assistir vídeos em sites como o YouTube
  • O consumidor médio: de 5MB a 10MB por pessoa. Usa para redes socais, e-mails, assistir séries e filmes por streaming, baixar filmes e séries, acesso aos serviços de armazenamento nas nuvens, como o Dropbox
  • O consumidor mais potente: de 10MB a 15MB por pessoa. Usa para redes socais, e-mails, assistir filmes e séries por streaming, baixar séries e filmes, jogos online, acesso aos conteúdos armazenados em nuvem

Lembre-se que o perfil foi analisado por pessoa. Ou seja, se na sua casa são 3 ou 4 moradores, terá que fazer a multiplicação de acordo com o perfil de consumo de cada usuário. Antes de contratar um pacote de internet, é importante que você compare os planos para ficar por dentro das promoções e descobrir qual operadora está fornecendo o melhor custo benefício.

Como aumentar a velocidade da internet?

velocidade da internet

Aqui vão algumas dicas simples que podem te ajudar a melhorar a qualidade da sua internet e, dessa forma, aumentar a velocidade da sua rede:

  • Escolher o local adequado para colocar o roteador. A localização do roteador na sua casa ou empresa pode influenciar na transmissão do sinal e na velocidade. Daí, é importante deixá-lo longe das paredes e de objetos de metal.
  • Evite colocar o roteador perto de outros aparelhos que emitam sinais
  • Prefira colocar o roteador em locais mais altos
  • Usar um amplificador de sinal é outra forma de melhorar a velocidade da internet da sua casa ou empresa, melhorando o alcance da rede

Essas são apenas algumas dicas de como aumentar a velocidade da internet, mas sempre esteja atento à quantidade que foi contratada no seu plano de serviços.

Está com dúvidas da velocidade da sua internet? ⚡️
Teste agora!

Compare e escolha o plano de internet ideal!

Planos Internet Way com fibra óptica residenciais e empresariais. Confira cobertura e canais de atendimento.
Compare os planos de internet banda larga da Vivo Fibra e Oi Fibra: velocidade, preços, benefícios e cobertura.
Qual a melhor internet residencial: Vivo Fibra ou Claro Internet? Compare preços, benefícios inclusos e cobertura.
A internet de 1GB vale a pena? O que dá para fazer com 1GB de velocidade, qual o preço e planos disponíveis.