Quais são as velocidades máximas de um modem ADSL?

Atualizado em
min reading
cabo rj45 cabo fibra óptica
Internet cabo fibra óptica

Se a fibra ótica ou o cabo não chegam à sua residência e o que você quer é velocidade, saiba que há ofertas de internet que te permitem navegar a aproximadamente 30 Mb se você mora perto de uma central telefônica.

dados

Se além de ler notícias e consultar o seu e-mail, você é um usuário de Internet que a utiliza para outras finalidades, certamente as habituais conexões de 10Mb de ADSL não são suficientes para você. Há ofertas de cabo ou fibra ótica com velocidades de 50 Mb ou 100 Mb reais de descarga, mas a cobertura é limitada. Se você não é um destes felizardos, talvez possa te interessar as ofertas de ADSL com velocidade de até 20 Mb e 30 Mb.

Modem ADSL de 20 Mb

Atualmente, o principal produto de algumas operadoras são as conexões de ADSL até 20 Mb, acima dos tradicionais 10 Mb. Contar com mais velocidade nem sempre significa custar mais caro, já que os preços são similares ou inclusive mais baratos do que os de algumas conexões mais lentas que outros provedores oferecem.

Em algumas ocasiões, as conexões de 20 Mb são chamadas de "ADSL a máxima velocidade" devido à tecnologia ADSL2+ que utilizam e que, diferente do cabo ou da fibra ótica, ela piora a sua velocidade severamente quanto mais longe a sua casa estiver da central telefônica. Por tanto, nunca se alcançam os exatos 20 Mb. Por exemplo, se moramos a menos de um quilômetro da central, podemos receber alguma coisa perto dos 20 Mb. Mas se estamos a dois quilômetros de distância, talvez a nossa conexão alcance uma média de 10 Mb. Além disso, uma má condição da rede poderá reduzir, ainda mais, esta velocidade.

Internet VDSL de 30 Mb

O VDSL é uma evolução do ADSL2+ que falamos anteriormente e suporta conexões de até uns 50 Mb teoricamente, com o mesmo cabo de cobre usado para a conexão ADSL.

É importante considerar que, se nas conexões de 20 Mb baseadas em ADSL2+ a distância da central é importante, nas de 30 MB baseadas em VDSL isso será ainda mais determinante. Ou seja, nossa casa tem que estar realmente perto da central telefônica para que possamos desfrutar de uma conexão próxima a 30 Mb. Na pior das hipóteses, pagaremos por uma conexão de alta velocidade, mas nossa linha não será mais rápida que uma conexão ADSL de 10 Mb.

Infelizmente nem todo mundo tem cobertura com essas tecnologias. Se este é o seu caso, considere as ofertas de ADSL com alta velocidade, de até 20 ou 30 Mb. Mas você deve estar ciente que somente em condições ideais (morar perto da central e que a infraestrutura se encontre em bom estado) você poderá desfrutar das velocidades próximas às anunciadas. Se não tiver certeza, talvez seja melhor testar com operadoras que não imponham um tempo mínimo de permanência ou que te ofereçam um período de prova.

Teste ADSL

Para ter certeza da quantidade de internet que você está recebendo, você pode testar sua internet ADSL no nosso site. É gratuito. Nessa página você também pode descobrir como corrigir uma conexão lenta e as recomendações para realizar os testes.

Compare e escolha o plano de internet ideal!

Planos Internet Way com fibra óptica residenciais e empresariais. Confira cobertura e canais de atendimento.
Compare os planos de internet banda larga da Vivo Fibra e Oi Fibra: velocidade, preços, benefícios e cobertura.
Qual a melhor internet residencial: Vivo Fibra ou Claro Internet? Compare preços, benefícios inclusos e cobertura.
A internet de 1GB vale a pena? O que dá para fazer com 1GB de velocidade, qual o preço e planos disponíveis.