5 dicas para escolher planos de internet

Atualizado em
min reading

Se estiver pensando em trocar de internet a cabo, vamos te apresentar 5 conselhos simples para que você escolha a oferta de banda larga que melhor se adeque às suas necessidades, e assim não pagar mais do que deveria e nem receber um serviço com menos qualidade.



dsl, cabo e fibra

DSL, Cabo e Fibra

Neste artigo, queremos compartilhar com você algumas dicas para contratar internet e economizar na sua conta.

Se você mora perto da central telefônica e quer contratar internet, a velocidade que você receba estará provavelmente muito perto da esperada. Mas se você mora longe da operadora (o que é mais comum), a conexão pode chegar a ser bem insatisfatória. Se a sua internet não funciona bem, tanto a internet a cabo (DSL) quanto a fibra podem garantir uma velocidade real parecida com a contratada, sempre que tiver cobertura.

O que é DSL?A Linha Digital de Assinante ou Digital Subscriber Line, em inglês, é um tipo de tecnologia usada na transmissão de dados digitais sobre linhas telefônicas. Ela pode ser dividida em dois tipos: ADSL e VDSL.

Qual é a melhor velocidade de internet para minha casa?

Vai depender muito das suas necessidades, por exemplo, se você precisa baixar arquivos pesados ou gosta de assistir vídeos online, uma ótima opção vai ser contratar fibra óptica (ou ótica) de 100 Mb ou 300 Mb. Contudo, se você somente navega pela web ou usa sua plataforma de e-mail, uma conexão de 20 Mb será mais do que suficiente, e ainda vai pagar menos no final do mês.

Aproveite o período promocional

Muitas ofertas e pacotes de banda larga têm um período promocional que, quando finalizado, o cliente tem que pagar mais (às vezes até o dobro do preço sem promoção). Se o preço sem promoção é muito alto, você pode contratar sua internet dentro do período promocional. Só é necessário saber que, ao assinar o plano de internet, você não tenha nenhum tipo de fidelização com a operadora. Nesse caso, você vai ter que pagar uma multa se quiser trocar de operadora.


adsl e celular

Internet e celular

Se você tiver contratado o plano de telefone celular (seja ele pós-pago ou controle) e de banda larga com a mesma operadora, é possível que você possa obter descontos no preço da internet a cabo ou fibra. Confira, também, os pacotes combinados de internet e celular, conhecidos também como combos. Estes planos combinados podem oferecer muita economia para quem usa o celular, ou quem precisa de internet banda larga.

Ligações para celular

Embora muitas ofertas de internet possuem ligações ilimitadas para fixos, a combinação de chamadas fixo-celular não inclui minutos ilimitados. Para contornar esta situação, você pode começar por ver se você liga muito do fixo para celulares. Se for assim, não hesite de comparar planos que tenham mais minutos de ligações fixo-celular. Tenha em consideração a hora das ligações, por exemplo finais de semana. Esses horários costumam ter uma tarifação especial e, portanto, avultam o valor da sua conta de internet e celular.

Compare e escolha o plano de internet ideal!

Planos Internet Way com fibra óptica residenciais e empresariais. Confira cobertura e canais de atendimento.
Compare os planos de internet banda larga da Vivo Fibra e Oi Fibra: velocidade, preços, benefícios e cobertura.
Qual a melhor internet residencial: Vivo Fibra ou Claro Internet? Compare preços, benefícios inclusos e cobertura.
A internet de 1GB vale a pena? O que dá para fazer com 1GB de velocidade, qual o preço e planos disponíveis.