Como escolher o melhor navegador de Internet | Top 5

Atualizado em
min reading

Buscando saber qual é o melhor navegador web? Sem precisar dar muitas voltas, o melhor navegador é aquele que se adequa as suas necessidades e que você se sinta cómodo em utilizar e navegar pela Internet.


o que é browser

Você já deve ter escutado muitas vezes que o navegador de Internet do seu computador não é o melhor, ou então que deveria instalar outro. Se você é uma dessas pessoas que já escutou isso e não sabe os motivos porque te falaram, veio ao lugar certo. Te explicaremos aqui tudo o que você precisa saber sobre o melhor Browser para você.

Vamos lá! Você sabe o que é um navegador de Internet? O navegador ou como também conhecido, o browser é um programa que nos permite navegar pela Internet, ou seja, ele está feito para identificar, ler e analisar os códigos que compõem uma página web, podendo processar diversos tipos de linguagens (HTML, ASP, PHP, etc) e transformar-los em linguagem comum e imagens. Sim, o navegador é um "guia" e ao mesmo tempo "tradutor". É possível que em certos casos uma mesma página na Internet seja mostrada de forma diferente de acordo com o navegador utilizado.

Hoje em dia é possível encontrar vários tipos de navegadores, mas sempre apresentarão vantagens e desvantagens parecidas quando comparados, o que dificulta ainda mais a nossa escolha. Nesse artigo vamos te contar as principais características dos navegadores mais conhecidos para que você possa a partir daí escolher o que mais te agrada.

Dica! Tenha sempre instalado em seu computador pelo menos dois navegadores.

É importante ter mais de uma opção de navegador para quando um site apresentar problemas na hora de acessar ou então para poder utilizar alguma funcionalidade específica da página web. Já faz algum tempo em que o Internet Explorer tinha o monopólio do mercado, já que a Internet ainda era uma criança e nós não tínhamos ideia do que viria a se tornar. Atualmente, o Google Chrome, o Mozilla Firefox e o Safari lideram o pódio dos navegadores mais utilizados. Confira a seguir as características mais importantes de cada um deles.

Internet Explorer


browser internet

O que já foi líder absoluto do mercado hoje já está quase esquecido. Atualmente também conhecido como Microsoft Edge, este navegador é um dos mais antigos e também mais conhecidos em todo o mundo. Com o crescimento dos seus dois principais concorrentes, o Internet Explorer dificilmente aparecerá entre os melhores navegadores da atualidade.

O browser que um dia já foi utilizado por 95% dos usuários hoje está na sua 11ª versão e apresenta melhoras significantes, confira a lista:

  1. Navegação por abas
  2. Filtro de Phishing
  3. Reabrir Últimas Sessões
  4. suporta padrões web para CSS3, SVG, HTML5
  5. Alertas contra sites maliciosos
  6. Sincronização de informações
  7. Gerenciador de senhas
  8. Gerenciador de Download
  9. novo motor JavaScript

Este browser fica atrás quanto às funcionalidades, velocidades e, principalmente, no relativo à segurança, sendo um dos browsers com mais problemas por spyware, adware e vírus de computador.

Este navegador é mais conhecido por aquelas pessoas que já tiveram a curiosidade de buscar outras opções de browser antes, já que não se trata de um browser novo. Ele já foi considerado um dos melhores navegadores disponíveis, sendo considerado muito leve, com uma interface simples e agradável.

Também se destaca por sua função de compressão de páginas, o que torna mais rápida a navegação através de smartphones e ainda economiza dados. Ele possui uma versão ainda mais leve para dispositivos Android, que permite ainda mais velocidade e fluidez na navegação.

Como fazer download do Opera?

Para instalar o navegador Opera em seu dispositivo siga o passo a passo abaixo:

  1. Acesse a página do Opera
  2. Escolha a versão e clique em "Baixar agora"
  3. Siga os passos da instalação
  4. Pronto! Agora é só acessar seu novo navegador

Navegador Safari

O navegador Safari é utilizado por todos os usuários dos dispositivos Apple (computadores MAC, iPhone, iPad, etc), já que foi desenvolvido pela mesma empresa e está incluído como navegador padrão desses dispositivos.

Este navegador se caracteriza por ser de código fechado e por apresentar velocidades maiores de navegação, principalmente nos dispositivos Apple. Assim como o navegador anterior, o Safari possui extensões para customizar e ampliar as ferramentas do browser, permitindo também a sincronização das informações e dados, só que através da plataforma de armazenamento em nuvem iCloud.

Um dos poucos pontos fracos do navegador Safari é a compatibilidade com outros dispositivos que não sejam da Apple, o que limita a ação do usuário. Mesmo assim, o Safari se destaca também por seu design e segurança, graças a sua tecnologia antirrastreio e o modo de navegação privado.

Como fazer o download do Safari?

Siga os passos abaixo e faça o download do Safari no seu dispositivo.

  1. Acesse a página do Safari
  2. Escolha a melhor versão para seu dispositivo e clique em "Download"
  3. Siga os passos da instalação
  4. Pronto! Agora é só acessar seu novo navegador

Google Chrome

É bem provável que você já tenha utilizado o navegador do Google para acessar a Internet, sendo o navegador mais utilizado no mundo também é considerado um dos mais rápidos. Eficiente e completo, o Google Chrome permite sincronizar a versão em desktop com a do celular ou tablet, fazendo com que o usuário tenha as mesmas informações nos diferentes tipos de dispositivos.

Para as pessoas que já estão acostumadas a utilizar outros serviços Google, este navegador é ideal para acessar ao Gmail ou o Maps. Uma das suas principais características é a velocidade e fluidez com que permite acessar as páginas web. O Google Chrome está disponível para todas as plataformas e dispositivos, oferecendo um design intuitivo e responsivo.


browser chrome

Um último ponto, mas não menos importante, é as extensões do Google Chrome, ideal para aqueles usuários com um nível um pouco mais avançado de informática. Ficou curioso? Não deixe de conhecer as extensões do Google Chrome que oferecem funcionalidades e ferramentas adicionais para melhorar a nossa navegação.

Veja as vantagens de baixar e instalar o Google Chrome como seu navegador padrão.

  1. Maior velocidade de navegação
  2. Pesquisas por voz
  3. Atalhos de teclado customizáveis
  4. Completa customização
  5. Suporte para geolocalização
  6. Tradutor para os sites internacionais

Como baixar o Google Chrome?

Para fazer o download do Google Chrome siga o nosso passo a passo e tire suas dúvidas:

  1. Acesse a página do Google Chrome
  2. Clique em "Baixar Chrome"
  3. Siga os passos da instalação
  4. Pronto! Agora é só acessar seu novo navegador

Firefox

Também conhecido como Mozilla Firefox é um navegador web de código aberto e multiplataforma, disponível para Windows, OS X (MAC), Linux e Android. O Mozzilla é um dos navegadores de Internet mais seguros, por mérito do sistema SSL. Igual que os anteriores, o Firefox é completamente customizável quanto aos temas e complementos.

Ele também oferece muitas vantagens. Elas são:

  1. Aceleração GPU
  2. Alertas contra sites maliciosos
  3. Navegação anônima e por abas
  4. Sincronização de informações
  5. Gerenciador de senhas
  6. Corretor ortográfico
  7. Gerenciador de Download
  8. Leitor RSS
  9. Possui versão adaptada para Windows 10

Como fazer o download do Firefox?

Buscando por um novo navegador? Faça o download do Mozilla Firefox e teste o seu desempenho!

  1. Acesse a página do Firefox
  2. Clique em "Baixe agora"
  3. Siga os passos da instalação
  4. Pronto! Agora é só acessar seu novo navegador

Como escolher o melhor navegador de Internet?

Agora que você já conhece os 5 melhores navegadores de Internet da atualidade, anote nossas dicas de como escolher o melhor browser e experimente você mesmo! Somente dessa maneira você vai encontrar qual é o melhor navegador de Internet.

  • Download rápido: Note se quanto tempo demora para fazer download de arquivos.
  • Desempenho do browser: Observe o quanto de memória utiliza e quanto afeta o desempenho do seu computador.
  • Visualização: Saiba quais linguagens de programação são lidas pelo navegador.
  • Navegação rápida: Busque observar o tempo que demora para carregar uma página web.

Compare e escolha o plano de internet ideal!

Planos Internet Way com fibra óptica residenciais e empresariais. Confira cobertura e canais de atendimento.
Compare os planos de internet banda larga da Vivo Fibra e Oi Fibra: velocidade, preços, benefícios e cobertura.
Qual a melhor internet residencial: Vivo Fibra ou Claro Internet? Compare preços, benefícios inclusos e cobertura.
A internet de 1GB vale a pena? O que dá para fazer com 1GB de velocidade, qual o preço e planos disponíveis.