As principais plataformas de Chamada de Vídeo Online | 2021

Principais Plataformas de Chamada de Vídeo
Melhores Plataformas de Chamadas de Vídeo

Quer ficar por dentro das melhores plataformas para chamada de vídeo na hora de fazer uma reunião? Conheça em detalhes de cada uma das ferramentas de reunião online e escolha a melhor solução de vídeo chamadas.


Plataformas de Chamada de Vídeo

A pandemia do novo coronavírus forçou as empresas a inovarem em diversos setores. Uma dessas inovações veio no campo da gestão, onde plataformas de chamada de vídeo para reuniões online foram adotadas para manter as equipes de trabalho alinhadas.

Neste artigo iremos abordar as plataformas de reunião online mais utilizadas atualmente no mercado corporativo e quais os benefícios e peculiaridades de cada uma que podem ajudar a aumentar a motivação e a produtividade da sua equipe.

Selecionamos muitos tipos diferentes de plataformas e aplicativo para reunião online grátis: gratuitas, pagas e, até mesmo, de código aberto. Temos certeza que você irá gostar de alguma delas e usá-la no seu negócio! Vamos lá?.

Teste a velocidade da sua Internet para fazer chamadas de vídeo!
Teste de Velocidade

Principais Plataformas de Chamada de Vídeo

Atualmente contamos com grandes plataformas de reunião e aplicativos com chamada de vídeo disponíveis no mercado. Muitas delas disponibilizavam apenas a sua versão paga, mas com o aumento do trabalho em Home Office, algumas disponibilizaram uma versão gratuita para a webmeeting.

Apesar de todas as plataformas de reunião online apresentarem semelhanças muito grandes, como a possibilidade de compartilhamento de tela e de fazer vídeo chamadas, por exemplo, elas ainda apresentam algumas diferenças entre si.

Quer ver as principais características das plataformas de reunião online? Então continue na leitura deste artigo, pois vamos começar a abordar isso agora mesmo!

Google Meet

O Google Meet, possivelmente a plataforma mais popular para a realização de reuniões online, foi criado inicialmente para o uso no meio empresarial, mas atualmente a ferramenta é vastamente utilizada também no meio acadêmico.

Dentre os motivos da sua grande aderência está o fato de que a ferramenta do Google não requisita nenhuma instalação de software, bastando acessar um link para que todos possam acessar a reunião.

Além disso, o serviço é integrado ao Google Agenda e à plataforma Hangouts, facilitando muito na hora de gerenciar o seu tempo, já que todas as reuniões agendadas são mostradas na hora de marcar um novo compromisso.

Caso algum membro da sua equipe não possa participar da reunião, ela ainda pode ser gravada e acessada posteriormente, garantindo que todas as informações do encontro foram repassadas.

Zoom

O Zoom é outra plataforma de reunião muito utilizada atualmente. Assim como o Google Meet, ele também não exige nenhum download para ser usado, podendo ser usado diretamente a partir do navegador.

O Zoom Meeting ainda conta com a sua versão gratuita para fazer videoconferências, que possibilita reuniões com até 100 participantes e com limitação de até 40 minutos. A plataforma ainda possui três diferentes versões premium: Pro, Business e Enterprise.

O Zoom oferecee algumas vantagens em seus planos premium e são indicadas para empresas com grandes quadros de colaboradores.

Confira as três versões premium do Zoom Meeting em maiores detalhes:

Planos Zoom Meeting Premium: Zoom Meeting Indicado Para:
Plano Zoom Premium Pro Reuniões de até 100 participantes
Plano Zoom Premium Business Reuniões de até 300 participantes
Plano Zoom Premium Enterprise Reuniões de até 500 participantes

Microsoft Teams

O Microsoft Teams também possibilita a edição de arquivos do Word, Excel e Power Point ao mesmo tempo em que ocorrem as reuniões, sendo um aplicativo corporativo completo e não apenas uma plataforma de reunião.

Além desses pontos, a solução da Microsoft também possui chats em grupo e individuais, o que pode facilitar muito na troca de informações. Apesar de a versão base ser gratuita, quem é assinante do Office 365 tem alguns benefícios.

Cisco Webex

O Cisco Webex é mais uma solução para vídeo chamadas que dispensa o download e instalação de novos programas, pois pode ser acessado diretamente do seu navegador de internet.

Sua versão gratuita permite encontros de até 100 pessoas simultaneamente por até 50 minutos, mas a sua versão paga expande essa capacidade, podendo suportar até 1000 participantes por tempo ilimitado.

Também conhecido como Cisco Webex Meetings, a solução de vídeo em chamada permite que as reuniões sejam transmitidas em tempo real para outras plataformas, como o YouTube.

Além disso, em sua versão premium também há a possibilidade de integrá-lo com outras plataformas corporativas, como o Microsoft Teams e o Slack, por exemplo, fazendo do Cisco Webex Meetings uma das plataformas de reunião preferidas do momento.

Jitsi Meet

O Jitsi Meet se diferencia de todas as plataformas de reunião já citadas, pois é uma solução de código aberto desenvolvida pela Universidade de Estrasburgo. Portanto, é uma aplicação totalmente gratuita e amplamente utilizada em escolas, universidades e ONGs.

O Jitsi permite o compartilhamento de tela, gravações de reuniões e até mesmo transmitir reuniões em tempo real para o YouTube em forma de live. Além disso, a plataforma não exige nenhum login para os usuários, bastando apenas informar um nome para ser exibido durante as reuniões.

Whereby

O Whereby é mais uma plataforma de reunião que não exige nenhum tipo de download, podendo facilmente ser acessada do seu navegador. Para participar de uma reunião, basta acessar o link gerado pelo anfitrião e inserir o seu nome.

A plataforma possui os planos gratuito, pro e business. No gratuito, o usuário pode fazer reuniões com até quatro pessoas e criar apenas uma sala de reuniões.

Esse serviço de webconference possibilita que o usuário escolha o plano que mais se adapte a sua necessidade mediante ao número de pessoas que deseja incluir na reunião.

Confira as três versões dos planos Whereby em maiores detalhes:

Planos Whereby: Característica Plano Whereby: Plano Whereby Ideal Para:
Plano Whereby Gratuito Uma sala de reunião com até 4 pessoas Reuniões rápidas para poucas pessoas
Plano Whereby Pro Até 4 salas de reunião com 12 pessoas Reuniões para grupos intermediários
Plano Whereby Business Até 10 salas com 50 pessoas + gravação Reuniões para grupos maiores e empresas grandes

É importante lembrar que tanto a versão grátis quanto as pagas permitem a integração da plataforma de videoconferência com o Trello, Google Drive e YouTube.

O Whereby ainda permite a sua integração com o calendário do Google, o que pode facilitar muito na organização da rotina.

ezTalks

A plataforma de reunião online ezTalks é semelhante às demais e, apresenta recursos de compartilhamento de áudio, tela e também de arquivos.

Para utilizar o ezTalks, é necessário fazer o download da ferramenta no seu dispositivo. Além disso, é necessário que o criador da sala cadastre uma conta para que a criação possa ocorrer.

A versão gratuita do ezTalks permite reuniões com duas pessoas de até 10 minutos, os demais recursos estão quase todos presentes nessa versão.

Já nas versões pagas, a capacidade de participantes nas reuniões pode chegar a 300, o armazenamento em nuvem disponibilizado é de até 10 GB, além de serem permitidas até 3 mil gravações.

Qual a melhor plataforma de vídeo chamada?

Como é possível perceber, as opções para escolher a melhor plataforma de vídeo chamada para reuniões online têm muitas semelhanças entre si, portanto, muito da escolha vai depender do gosto do usuário.

Entretanto, é visível que algumas ferramentas de videoconferência facilitam muito a gestão à distância, como é o caso do Microsoft Teams, por exemplo.

Além disso, existem as ferramentas que não exigem nenhum cadastro por parte do usuário, como é o caso do Jitsi, que proporciona videoconferência grátis e pode ser de grande ajuda na produtividade da sua equipe, uma vez que ninguém perderá tempo inserindo dados na plataforma.

Perguntas frequentes sobre plataformas de Chamada de Vídeo para Reunião Online

O que é plataforma de chamada de vídeo?

Uma ferramenta de vídeo chamada pode ser um site ou aplicativo de reunião online para gestionar uma equipe de trabalho de forma remota. Saiba mais sobre as plataformas de chamada de vídeo!

Qual a melhor ferramenta para reunião online?

Exiem diversas opções de ferramentes para fazer uma reunião online. Conheça as principais plataforma de vídeo chamada para reuniões online.

Qual melhor app para chamada de vídeo?

Alguns apps de chamada de vídeo possuem planos gratuitos sem precisar fazer cadastro previo. Saiba aqui como funcionam os apps de vídeo chamada.

O que é Zoom?

Zoom é uma plataforma para videoconferência, conhecida como Zoom Meeting e, entre outros recursos tem a opção de gravar a reunião para assistir depois.Saiba mais sobre como funcina o Zoom.

Como fazer reunião online?

Para fazer uma reunião online você deverá escolher uma plataforma de reunião web de acordo com o seu perfil de usuário e de quantas pessoas irão participar.

Como funciona o Teams da Microsoft?

O Microsoft Teams, também conhecido por Teams, funciona oferecendo chamadas de vídeo online onde você pode editar arquivos pelos programas da Microsoft durante a reunião.

Por que fazer videoconferencia?

As ferramentas de videoconferência permitem que a sua equipe de trabalho possa se reunir a distância e cada uma delas tem uma vantagem diferente.

Actualizado em