Endereço IP - Fixo ou Dinâmico, qual é melhor?

Atualizado em
min reading
Televisão
Endereço IP

A maioria de ofertas de internet possuem um IP dinâmico, mas para certos negócios é necessário ter um IP Fixo. Neste artigo, vamos te contar o que é e como funciona o endereço IP nos pacotes de internet banda larga.

O que é endereço IP?

endereço IP

Na internet, cada conexão é identificada com um número, chamado endereço IP. Este número não guarda qualquer relação com o número de telefone). Agora mesmo você está navegando com um endereço IP e, quando entrar num site, este número fica registrado. Os próprios sites também têm a sua identificação IP. Você pode ver isso com os seus próprios olhos, quer ver? Digite na barra de endereços do teu navegador 173.194.71.94. Se fez tudo certinho, a página que deveria ser mostrada é a do Google.

Para facilitar a explicação, o IP é como o documento de identidade da Internet, todo o mundo que navega nela deve ter um.

IP Dinâmico

Geralmente, quando assinamos um contrato de internet, nossa operadora atribui um endereço IP que muda cada certo tempo, sendo um IP Dinâmico. Isto quer dizer que nosso número de identificação não é sempre o mesmo. Agora mesmo podemos usar um, mas depois de um mês ou de algumas horas, podemos ter atribuído outro. Isto não é necessariamente algo ruim.

Desde fora, somos mais difíceis de identificar, pelo que é mais seguro. Não poderiam, por exemplo, proibir entrar num site pela nossa IP. Da mesma forma, um pirata informático não conseguiria seguir os nossos passos tão facilmente.

IP Fixo ou Estático

IP fixo ou estático

No entanto, mudar de IP também pode ser um problema para alguns usuários. Se precisamos oferecer serviços ao público ou até mesmo aos nossos funcionários, através da intranet ou sites hospedados no nosso servidor, não vamos conseguir realizar qualquer conexão. Por isso, quase todas as operadoras oferecem a possibilidade de contratar um IP Fixo ou Estático.

Isto também quer dizer que a nossa conexão sempre terá o mesmo número. Com ela, também você vai conseguir acessar, mesmo fora de casa, os arquivos (fotos, vídeos ou documentos) do seu computador, através de um disco rígido multimídia que estará conectado à internet ou à uma câmera de segurança.

Lembre-se de que se precisar de atendimento especializado, no Podecomparar podemos te ajudar sem nenhum compromisso!

Contratar IP Fixo

Se você é uma empresa ou até mesmo um freelancer que está à procura de um serviço de Endereço IP Fixo, vai ser interessante para você conferir as vantagens do IP Fixo.

Vantagens do IP Fixo

  1. Conexão à servidores Web ou FTP
  2. Acesso ao circuito de vigilância por vídeo
  3. Controle das aplicativos do negócio remotamente
  4. Conexão ao IP da empresa desde qualquer rede local

Compare e escolha o plano de internet ideal!

Planos Internet Way com fibra óptica residenciais e empresariais. Confira cobertura e canais de atendimento.
Compare os planos de internet banda larga da Vivo Fibra e Oi Fibra: velocidade, preços, benefícios e cobertura.
Qual a melhor internet residencial: Vivo Fibra ou Claro Internet? Compare preços, benefícios inclusos e cobertura.
A internet de 1GB vale a pena? O que dá para fazer com 1GB de velocidade, qual o preço e planos disponíveis.