O que são as Telecomunicações? - Celular, Internet e TV

Atualizado em
min reading
Celular tocando com TV e Internet
O que é Telecom?

Se você está à procura de entender um pouco mais sobre o mundo das telecomunicações, este artigo vai esclarecer bastante o que é telecom e como funciona os seus serviços principais: internet, banda larga, televisão e telefonia móvel.

o que é telecomunicações?

O que é Telecom?

As telecomunicações, também conhecido como telecom, são áreas de estudo dentro da engenharia elétrica, cujo intuito é fazer o controle, implementação e gestão dos diversos sistemas de comunicações (internet, telefonia, satélites, etc.).

Uma das necessidades mais importantes do ser humano é se comunicar. Trocar informações (independentemente do método utilizado) faz com que toda uma rede de indivíduos, que partilham ou não o mesmo espaço físico, possa melhorar, inovar e desenvolver novas formas de intercomunicação. Esse é justamente o grande trabalho das empresas de telecomunicações, que podem ser subdivididas segundo o setor. Hoje, já existem muitas empresas que estão especializadas em telecom e, por isso, oferecem serviços individuais ou combinados de:

  1. Telefonia (fixa e móvel)
  2. Internet
  3. TV por assinatura

Telecomunicações no Brasil

telecomunicações no Brasil

Muitas vezes esquecemos que, quando usamos o GPS do carro, assistimos uma série da Netflix ou enviamos uma mensagem pelo Whatsapp, todos estes serviços dependem da operatividade de uma empresa de telecomunicações. No Brasil, já há muitas empresas de telecomunicações que operam por todo o território nacional. Segundo a Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações), o Brasil representa a quinta maior rede telecom do mundo, gerando mais de 500 mil empregos. Também é importante saber que o número de provedores regionais cresce anualmente, sendo que, em 2019, esse grupo teve um aumento de 290 mil assinaturas somente de internet banda larga.

Acompanhe abaixo algumas perguntas frequentes que possam surgir quanto às telecomunicações.

Perguntas frequentes em Telecom

ADSL, banda larga, codificador, modem, conversor... são tantos os termos específicos dentro da área de telecomunicações que pode ser difícil entender o atendente de uma operadora ao assinar um plano de internet, por exemplo, ou até mesmo resolver uma dúvida mais específica sobre seu aparelho celular, Smart TV ou internet.

Confira mais abaixo algumas perguntas sobre os principais serviços de telecomunicações: telefonia móvel, televisão e internet.

Telecom Celular

Já imaginou não poder usar nunca mais o teu smartphone? Pois é, esta é uma realidade à qual praticamente ninguém está disposto suportar. Atualmente, se existe um aparelho que dá sempre uma resposta para o que queremos; faz conectarmos com mais pessoas de forma rápida, simples, e que anda 24 horas com a gente, esse é o celular.

Vale lembrar que existe uma queda progressiva da telefonia fixa, substituída pela telefonia móvel no nosso país.


Veja abaixo as respostas de algumas perguntas frequentes sobre celular.

portabilidade celular

O que é portabilidade de celular?

A portabilidade numérica é a possibilidade que tem o cliente dos serviços de telefonia móvel (SMP) de manter o número de celular mesmo tendo mudado para outra operadora ou tendo escolhido outro produto ou serviço da mesma operadora.

A Administradora da Portabilidade Numérica do Brasil é a ABR Telecom e ela faz todo o gerenciamento do processo de portabilidade, garantindo assim a disponibilização da telefonia móvel para todos os usuários do Brasil.

Como conectar o celular na TV Smart?

conectar celular a tv

Dentro de todos os serviços e funcionalidades que a telefonia móvel já oferece para os clientes, a possibilidade de conectar qualquer celular Android à uma Smart TV supõe um avanço enorme no mundo das telecomunicações. Mas, você já sabe como espelhar o celular na TV?

Você tem várias vias para conectar qualquer celular à uma TV, sendo elas:

  • Com conector Micro HDMI
  • Conector para USB
  • Com um cabo MHL ativo
  • Se o celular é compatível com SlimPort (tecnologia alternativa ao MHL)
  • Com o aparelho Google Chromecast
  • Airplay (para dispositivos com sistema operativo iOS)

Telecom TV

A TV por assinatura é outro serviço que teve uma enorme evolução, especialmente nos últimos 20 anos, não somente na tecnologia que integra, mas também na forma de distribuição e apresentação do seu conteúdo.

Os canais de televisão tiveram também que se adaptar às necessidades do consumidor. Hoje queremos assistir uma programação personalizada, sem interrupções, onde e quando quisermos.

Esse desafio também foi trasladado para as operadoras de telecom, que cada dia precisam aumentar sua oferta para serem melhores que a concorrência.

Já existem muitas plataformas streaming, como a Netflix, HBO ou Amazon Prime, que estão fazendo um ótimo trabalho, se comparamos com a oferta tradicional de TV por assinatura.

Para além disto, atualmente podemos escolher como assistir TV, podendo o conteúdo ser mostrado num aparelho receptor de televisão ou num smartphone. Falando disso, você já parou para pensar qual será o melhor aplicativo para assistir televisão através do celular?

Qual o melhor App para assistir TV no Android?

app para ver tv

Cada dia são mais os aplicativos para baixar que dispõem da possibilidade de conectar celular e TV de forma rápida e simples. Estes apps servem para que o usuário não perca nada da programação televisiva, seja ela esporte, desenhos, filmes, séries, documentários, novelas ou noticiário.

Achar o melhor app para ver TV, não é tão simples assim, porque tudo vai depender das suas próprias necessidades. Por exemplo, se você é uma pessoa que adora esportes e essa é a única coisa que realmente te interessa, a melhor opção talvez seja o app TV On Line. Nele, você tem acesso a canais brasileiros e estrangeiros. Ele é totalmente gratuito e você só tem que escolher o país e os canais disponível na grade daquela região. Para assistir programação brasileira, você pode baixar o Max Net TV ou o Fast Brasil TV, uma opção ótima para ver TV via stream porque não tem propagandas.

Para além destes aplicativos, você ainda pode escolher os app:

  1. TV SBT: Para assistir no celular a programação deste canal, transmitida via WiFi, gratuitamente
  2. Kodi: Também gratuito, tem uma ampla seleção de canais disponíveis
  3. IPTV: Com algumas configurações básicas, você tem uma boa grade de canais para assistir TV a partir do seu smartphone
  4. GloboPlay: Permite assistir TV digital e ao vivo (somente para algumas regiões)
  5. Band: Aplicativo da emissora de televisão Bandeirantes para dispositivos Android
  6. TV Desenhos: Para o entretenimento das crianças

Telecom Internet

Televisão e celular são serviços muito utilizados no Brasil. No entanto, dentro do mundo das telecomunicações, não podemos esquecer da internet. Tanto o uso da TV via streaming quanto o das principais funcionalidades de um celular passam pela utilização de uma rede WiFi, disponibilizada graças à existência da internet.

Se você está à procura de um bom plano de internet para sua casa, confira as respostas às perguntas abaixo.

Contratar internet mais barata

internet mais barata

O preço do serviço é um dos principais fatores a ter em consideração na hora de contratar internet em casa. Mas, assinar o plano de internet mais barato nem sempre é fácil, por causa da grande concorrência do setor e o enorme número de ofertas existentes no mercado.

Aqui no Podecomparar, explicamos para você alguns pontos para contratar internet barata e adequada às suas necessidades.

  1. A cobertura é um dos motivos mais importante (se não for o mais importante) na hora de levantar a caneta e assinar o contrato de internet. É muito importante verificar na sua localidade qual empresa tem a maior cobertura de internet, talvez seja uma operadora regional, mas só assim você vai saber quem pode te oferecer o melhor serviço de internet em casa.
  2. O outro aspecto relevante quando assinamos um contrato de adesão é a velocidade da internet. Para isso, verifique quantos aparelhos você vai precisar conectar na sua rede, porque dependendo do número, a velocidade pode ser mais lenta. Também é importante saber que a fibra óptica (ou ótica) ou o ADSL são tecnologias que apresentam certas diferenças de velocidade. Saiba um pouco sobre isto abaixo.

Diferenças entre ADSL e Fibra óptica

Existem duas formas de instalar internet na sua casa: ADSL (Asymmetric Digital Subscriber Line) e fibra óptica (ou ótica). Para escolher a melhor opção entre fibra ou cabo. Para o usuário, o serviço é praticamente o mesmo, no entanto, existem algumas diferenças que é preciso você saber:

  1. A rede de cobertura: A rede da tecnologia ADSL é mais extensa que a da fibra no Brasil. Por isso, convém verificar se aquela oferta ou pacote de fibra está realmente disponível para o seu município.
  2. A velocidade: A internet via fibra óptica pode chegar a velocidades de 100MB até 1GB. Algo inimaginável faz alguns anos. Já no caso da tecnologia ADSL, feita com cabos tradicionais, a velocidade da internet cai bastante, além de exigirem sistemas de resfriamento mais sofisticados que a fibra.

Como registrar reclamação

Se você está com algum problema com sua operadora de telecomunicação saiba que é seu direito reclamar e é possível registrar sua reclamação ou queixa perante a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel).

No Brasil existem diversos órgãos públicos federais e estaduais que são responsáveis por ajudar a mediar os conflitos entre os consumidores e os fornecedores de produtos e serviços como é o caso do Programa de Proteção e Defesa do Consumidor (Procon).

Como registrar reclamação na Anatel

Não Me Perturbe

O Não Me Perturbe é uma solução desenvolvida por algumas das operadoras de telecomunicação no Brasil em conjunto com a Anatel para melhorar a gestão das reclamações relacionadas a ligações indesejadas e abusivas.