Saiba tudo sobre dispositivos móveis e internet móvel

dispositivos móveis
Internet em casa

Embora a tecnologia esteja sempre inovando na criação de aparelhos móveis capazes de conexão com a internet, atualmente existem três dispositivos móveis populares, que são os mais utilizados pelas tecnologias digitais: smartphones, tablets e notebooks.


Ligue grátis e contrate seu plano de TV por assinatura para acompanhar os jogos da Liga da Europa!
0800 738 0250

Os dispositivos móveis são aparelhos que podem ser utilizados sem a necessidade de fios e à distância. Por serem portáteis, podem ser levados a qualquer lugar e possuem uma interface com design cada vez mais arrojado. Hoje em dia, já existe um público considerado “mobile only”, ou seja, são pessoas que só navegam na internet móvel por meio de seus dispositivos, geralmente um público mais jovem.

Os smartphones são os dispositivos móveis mais utilizados, mas os tablets e os notebooks também fazem parte da lista dos aparelhos móveis mais populares, encontrados em diversas marcas e modelos. Com eles, você pode acessar diferentes serviços como TV, internet móvel, rádio, aplicativos de streaming de filmes e séries, jogos, dentro e fora de casa.

Principais Tipos de Dispositivos Móveis

Dispositivos móveis

Existem diversos tipos de dispositivos móveis, mas os smartphones, tablets e notebooks são os mais utilizados para acessar internet. Além deles, também há aparelhos como os e-readers (leitores digitais) com acesso à internet móvel e os smartwatches, que são relógios de pulso digitais computadorizados, capazes de fazer e receber ligações, receber notificações, etc.

O smartphone é um celular inteligente, que vai muito além de fazer e receber chamadas. Com ele, você acessa à internet móvel e utiliza diversos aplicativos, pode assistir TV, ouvir música, ver filmes, fotografar, gravar voz, fazer vídeos e editá-los, entre outras funções.

O tablet é um dispositivo móvel parecido com os smartphones, mas geralmente possui uma tela maior e com ele só é possível fazer ligações por meio da internet. Normalmente, os tablets são usados para ler livros e revistas, jogar e assistir filmes e séries por streaming pelo Netflix, Amazon Prime Video e Globo Play, por exemplo.

Já o notebook, também conhecido por laptop, é um computador portátil, que pode ser usado só com a bateria ou conectado na tomada e também é encontrado em diferentes tamanhos. Os notebooks são mais usados para trabalho e estudo, mas também são utilizados para assistir filmes, séries e TV online.

Internet nos Dispositivos Móveis

Dispositivos móveis internet

A popularidade cada vez maior dos dispositivos móveis se dá porque é possível acessar a internet por meio deles, sem que seja necessário ficar preso a uma internet fixa. Com eles, você pode ter acesso à internet dentro e fora de casa.

  • Dentro de casa: se você tiver internet fixa, poderá utilizar o wifi da sua residência. Caso tenha um plano de Banda Larga Móvel, também vai poder usar o sinal de wifi do roteador da Banda Larga para ter acesso à internet nos dispositivos móveis.
  • Fora de casa: você pode utilizar os dados móveis do seu plano de internet para o celular ou da Banda Larga Móvel. Além, é claro, de poder se conectar nos locais que liberem wifi.

Dados Móveis e WiFi

Dispositivos móveis celular

Os dispositivos móveis podem acessar a internet por meio dos dados móveis e pela wifi. É por meio dos dados móveis que você entra na internet quando não há uma rede wifi disponível. É por isso que quando você faz um plano de celular, geralmente também assina uma quantidade fixa de dados móveis, que é medida em MB (megabytes) ou em GB (gigabytes).

Normalmente, o uso dos dados móveis é limitado, portanto você só pode usar a quantidade fixa de dados contratada mensalmente ou semanalmente, dependendo do seu tipo de plano.

Quando você usa todos os seus dados móveis antes de terminar o prazo da renovação, ficará sem internet ou navegando com a velocidade muito lenta. As operadoras dão a possibilidade de contratar dados móveis extra, ou seja, uma internet a mais para você usar no seu dispositivo móvel, dependendo do tipo de plano que você optou.

Por isso, é importante contratar o melhor plano de internet móvel para você, com a quantidade de dados correto e de acordo com a sua necessidade.

Como assinar internet para acessar nos Dispositivos Móveis?

Para navegar na internet através do smartphone, você deve aderir a um plano de celular com internet. Para isso, também é possível assinar uma banda larga móvel ou contratar internet fixa, caso queira acessar a internet em todos os seus dispositivos móveis.

Dispositivos móveis notebook

Antes de aderir a um desses tipos de serviço ou mesmo se quiser contratar todos por meio de um plano completo, é recomendável que você faça uma comparação entre os preços e os pacotes ofertados pelas operadoras.

Dessa forma, você vai encontrar a melhor opção para suas necessidades e saberá escolher a que te ajude a economizar nas suas contas.

Para contratar o plano de internet desejado, você tem algumas opções de compra:

  1. Pelo site: algumas operadoras já contam com a contratação online dos serviços, então você terá que preencher um cadastro e incluir seus dados de cartão de crédito.
  2. Por telefone: você liga para o número disponível no site da operadora e assina o plano escolhido por meio do atendimento telefônico.
  3. Na própria loja: você vai até a loja da operadora que quer contratar, que geralmente estão localizadas em shoppings, e realiza o contrato presencialmente.
Actualizado em