Tecnologia 5G - Velocidade, Latência e Vantagens

Vamos te contar todas as novidades do 5G: quando vai estar ativo no Brasil, latência e velocidade do 5G, dispositivos compatíveis e muito mais. Acha que o 4G ou o 4.5G não é suficiente, então conheça as vantagens do 5G.




O 5G no Brasil pode até parecer pura fantasia se temos em conta que muitos usuários ainda não podem usufruir nem do 4G. Mas, como você já deve saber, já falta menos para o 5G chegar ao Brasil e, por isso, é bom estar informado. Se quiser saber tudo sobre a chegada desta tecnologia no nosso país, continue lendo!

O que é tecnologia 5G?


o que é a tecnologia 5g

O conceito 5G se refere à rede de telefonia celular de quinta geração. Este tipo de rede apresenta uma nova tecnologia, melhor que a atual 4G/LTE, principalmente em termos de velocidade, latência e consumo.

A entrada do 5G no Brasil representa uma nova forma de usar o telefone celular. Ele oferece benefícios, como uma maior velocidade de conexão e mais autonomia no celular, apesar de forçar um rendimento também maior no dispositivo.

A UIT (União Internacional de Telecomunicações) marcou a velocidade do 5G num estândar de até 10 Gbps, velocidade superior à da fibra óptica.

Resumindo, o 5G é a nova geração de dados móveis. Ao longo deste artigo, vamos te mostrar as muitas vantagens que traz esta tecnologia para o usuário, sabendo que não podemos fornecer ainda informações 100 % reais sobre todas as novidades do 5G.

Velocidade e latência do 5G

A velocidade do 5G promete ser muito superior ao 4G e 100 vezes mais que os sistemas sem fio atuais; vamos poder baixar filmes no nosso celular em menos de três segundos, uma revolução total do já conhecido "Internet das coisas" ou "Internet of Things", em inglês

É estimado que em 2020, 12 bilhões de aparelhos estejam conectados à Internet das Coisas.

Esta nova de ver o mundo é capaz de mantermos conectados não somente com o nosso celular, mas também com a nossa casa, serviços de saúde, máquinas ou eletrodomésticos.

Outro dos benefícios do 5G é a redução da latência. isto quer dizer que vai ser reduzido o tempo da transferência de um pacote de dados, ficando esta latência entre 1 e 4 milissegundos. A latência do 4G está ao redor dos 80 milissegundos, e a do 4.5G é de 20.

A velocidade e latência do 5G apresentam grandes avanços no uso dos smartphones. A comunicação será imediata, igual que o download de arquivos. A tecnologia 5G vai ser rápida, móvel e segura.

Quando chega 5G no Brasil?

Ainda até final de 2018, ainda existia a esperança de que 2020 seria o ano do 5G no Brasil. Uma realidade um pouco distante da situação real, visto que ainda há muitas localidades que nem sequer têm acesso ao 4G. Por isso, as quatro grandes operadoras já disseram que antes de 2022 a comercialização deste tipo de rede será muito complicada, se não impensável.

A Claro quer ser a primeira operadora de telecomunicações a oferecer este serviço. No entanto, somente irá fazê-lo aonde de fato seja possível, tanto por retorno de investimento quanto a nível de infraestrutura. A estratégia da Vivo será analisar bem o mercado para ver como poder implementar o 5G sem tanto risco, e a Oi e a TIM não estão dispostas a entrar numa corrida pelo 5G no Brasil e preferem observar a evolução do mercado.

Vantagens do 5G


vantagens 5g

Com o 5G não será possível somente ter conexões mais rápidas, mas também muito melhores. O 5G vai melhorar a qualidade da conexão, fazendo com que cada antena possa fornecer serviço a mais aparelhos simultaneamente (tecnologia MIMO - Multiple Input Multiple Output). Também haverá uma melhoria na redução da latência, possibilitando melhores experiências com jogos online, chamadas por vídeo etc.

Acompanhe outras vantagens do 5G, talvez menos conhecidas, que vão potenciar o IoT:

  1. Comandos de voz
  2. Reconhecimento facial
  3. Condução independente
  4. Interface baseada em gestos
  5. Robotização
  6. Cidades inteligentes
  7. Processamento de imagens
  8. Mais autonomia da bateria móvel

No entanto, nem tudo são vantagens desta nova tecnologia. Vamos te mostrar alguns problemas causados pelo 5G, que aparecem nas primeiras previsões de disponibilização do serviço.

Existem estudos que revelam os problemas do 5G quanto às previsões meteorológicas. Ou seja, os satélites que monitoram a concentração de vapor podem sofrer interferências provocadas pelos dispositivos 5G.

Aparelhos que suportam 5G

Não há muitos celulares compatíveis com o 5G. A chegada desta nova tecnologia representou um aumento na criação dos smartphones compatíveis com o 5G. Vale lembrar que os padrões 5G Non Standalone e 5G Standalone (NSA vs SA) na hora de comprar um modelo ou outro.

O primeiro não opera de forma independente do 4G e o 5G Standalone pode funcionar corretamente e será o padrão utilizado com a entrada oficial do 5G.

Veja na lista abaixo os celulares compatíveis com a rede 5G:

  1. Samsung Galaxy S10 5G
  2. LG V50 ThinQ 5G
  3. OnePlus 5G
  4. Oppo Find x 5G
  5. Xiaomi Mi Mix 3 5G
  6. Huawei Mate X

Os preços destes celulares? Melhor perguntar lá na frente, quando todas as operadoras possam oferecer a tecnologia e os dispositivos. O valor dos celulares 5G vai ser mais competitivo quando todas as marcas comecem a vender seus modelos.

5G: conexões rápidas e de qualidade

A nova geração móvel 5G pode ser resumida no seguinte:

  1. Padrão fixo de 20 Gbps, que para os usuários representará velocidades de até 10000 Mbps
  2. Quer conseguir conexões mais estáveis e com menos atraso e implementar a chamada Internet das Coisas
  3. Até agora, as frequências que estão sendo utilizadas nos testes são de 26 e 36 GHz, e também está previsto liberalizar a banda de 700 MHz.

Comparativa de redes móveis no Brasil

A evolução das redes móveis no Brasil foi progressiva. No entanto, ainda estamos bem atrás, comparados com outros países.

A rede móvel 4G é a mais rápida e segura, mas ainda falta para estar presente em todo o território nacional.

Veja abaixo um resumo das redes móveis do Brasil mais usadas, com todas as características de tecnologia e frequências:

Bandas de frequência de redes móveis
Banda Frequências Tecnologias
2G
  • 900 MHz
  • 1800 MHz
GSM, GPRS e EDGE
3G
  • 850 MHz
  • 2100 MHz
  • 1900 MHz
W-CDMA
4G
  • 800 MHz
  • 700 MHz
  • 1800 MHz
  • 2500 MHz
Wi-Max e LTE

Diferenças entre 4G e 5G

A velocidade padrão do 5G vai ser muito superior à estabelecida pela rede 4G. É pretendido alcançar picos de descarga de 2 gigas por segundo. Outro ponto que vale lembrar entre as diferenças entre 4G e 5G é a redução da latência.

Vamos definir a latência como o tempo de demora na transferência um pacote de dados na rede. A latência do 5G será entre 1 e 4 milissegundos, e até pode chegar a um máximo de 2 milissegundos.

O 5G vai ter melhorias relativas ao 4G na hora de conectar mais dispositivos à internet de forma simultânea. A já conhecida Internet das Coisas vai ser melhorada devido a interconexão entre dispositivos.

Característica 4G 4.5G 5G
Velocidade (Mbps) 150 200 10000
Latência (milissegundos) 80 20 1-4
Actualizado em