Tecnologia 5G - Velocidade, Latência e Vantagens

Atualizado em
min reading
tecnologia 5g
Tecnologia 5g

Vamos te contar todas as novidades da internet 5G: quando vai estar ativa no Brasil, latência e velocidade, dispositivos compatíveis e muito mais. Continue lendo para tirar todas as suas dúvidas sobre o 5G!

Encontre o melhor plano de celular com internet móvel com a nossa ajuda!
Plano de Celular

O que é tecnologia 5G?


o que é a tecnologia 5g

A internet móvel 5G no Brasil pode até parecer um sonho distante, se levarmos em em conta que muitos usuários ainda não têm nem acesso ao 4G. Entretanto, já é possível ser otimista, pois não falta muito para o 5G chegar ao Brasil, principalmente para quem mora nas capitais.

O conceito 5G se refere à rede de telefonia celular de quinta geração. Este tipo de rede apresenta uma nova tecnologia, melhor que a atual 4G/LTE, principalmente em termos de velocidade, latência e consumo.

A entrada do 5G no Brasil representa uma nova forma de usar o telefone celular. Ele oferece benefícios, como uma maior velocidade de conexão e mais autonomia no celular, apesar de forçar um rendimento também maior no dispositivo.

A União Internacional de Telecomunicações marcou a velocidade do 5G num estândar de até 10 Gbps, velocidade superior à da fibra óptica.

Resumindo, o 5G é a nova geração de dados móveis. Ao longo deste artigo, vamos te mostrar as muitas vantagens que traz esta tecnologia para o usuário.

Velocidade e latência do 5G

A velocidade do 5G promete ser muito superior ao 4G e 100 vezes mais que os sistemas sem fio atuais. Vamos poder baixar filmes no nosso celular em menos de três segundos, uma revolução total do já conhecido "Internet das coisas" ou "Internet of Things", em inglês.

Esta nova de ver o mundo é capaz de mantermos conectados não somente com o nosso celular, mas também com a nossa casa, serviços de saúde, máquinas ou eletrodomésticos.

Outro dos benefícios do 5G é a redução da latência. isto quer dizer que vai ser reduzido o tempo da transferência de um pacote de dados, ficando esta latência entre 1 e 4 milissegundos. A latência do 4G está ao redor dos 80 milissegundos, e a do 4.5G é de 20.

A velocidade e latência do 5G apresentam grandes avanços no uso dos smartphones. A comunicação será imediata, assim como o download de arquivos. A tecnologia 5G vai ser rápida, móvel e segura.

Além disso, o Ping do 5G é mais baixo que o 4G. Ping é a medida de tempo entre o envio de informação ao servidor local e o recebimento do pacote de dados. Quanto mais baixo ele for, melhor será a experiência do usuário.

Faça um Speed Test da sua internet móvel!

Quando chega o 5G no Brasil?

O 5G no Brasil ainda é uma realidade um pouco distante, visto que ainda há muitas localidades que nem sequer têm acesso ao 4G.

A previsão segundo especialistas no assunto é que essa tecnologia esteja disponível a partir de julho de 2022 nas capitais brasileiras, mas a frequência da internet poderá variar entre elas.

Já a Anatel estabeleceu que todas as cidades com mais de 30 mil habitantes devem ter acesso ao 5G pelo menos até julho de 2029.

A Claro quer ser a primeira operadora de telecomunicações a oferecer este serviço. Os clientes da operadora já podem encontrar um plano com 5G DSS, que não é considerado o "5G puro", mas uma versão adaptada até o lançamento oficial no Brasil. As demais operadoras, como a Vivo, a Oi e a TIM estão estudando estratégias similares.

Vantagens do 5G


vantagens 5g

Com o 5G não será possível somente ter conexões mais rápidas, mas também muito melhores. O 5G vai melhorar a qualidade da conexão, fazendo com que cada antena possa fornecer serviço a mais aparelhos simultaneamente (tecnologia MIMO - multiplas entradas e multiplas saídas). Também haverá uma melhoria na redução da latência, possibilitando melhores experiências com jogos online, chamadas por vídeo etc.

O impacto do 5G poderá ser sentido em diversas áreas. Veja algumas atividades que o 5G vai porporcionar ou melhorar:

  1. Comandos de voz
  2. Reconhecimento facial
  3. Carros autonômos
  4. Interface baseada em gestos
  5. Robotização
  6. Cidades inteligentes
  7. Processamento de imagens
  8. Mais autonomia da bateria móvel
  9. Desenvolvimento da telemedicina

No entanto, há alguns problemas causados pelo 5G, que aparecem nas primeiras previsões de disponibilização do serviço.

Existem estudos que revelam os problemas quanto às previsões meteorológicas provocadas pelos dispositivos 5G, assimo como rota de aviação entre outros. Entretanto, os estudiosos, orgãos reguladores e governos estão pensando em soluções para todos esses casos.

Conheça os planos das principais operadoras!

Aparelhos que suportam 5G

Não são todos os celulares compatíveis com o 5G. A chegada desta nova tecnologia representou um aumento na criação dos smartphones compatíveis com o 5G. Fique atento aos padrões 5G Non Standalone e 5G Standalone (NSA vs SA) na hora de comprar um modelo ou outro.

O primeiro não opera de forma independente do 4G e o 5G Standalone pode funcionar corretamente e será o padrão utilizado com a entrada oficial do 5G.

Comparativa de redes móveis no Brasil

A evolução das redes móveis no Brasil foi progressiva. No entanto, ainda estamos bem atrás, comparados com outros países.

Do que temos acesso até o momento, a rede móvel 4G é a mais rápida e segura, mas ainda falta para estar presente em todo o território nacional.

Veja abaixo um resumo das redes móveis do Brasil mais usadas, com todas as características de tecnologia e frequências:

Banda Frequências Tecnologias
2G
  • 900 MHz
  • 1800 MHz
GSM, GPRS e EDGE
3G
  • 850 MHz
  • 2100 MHz
  • 1900 MHz
W-CDMA
4G
  • 800 MHz
  • 700 MHz
  • 1800 MHz
  • 2500 MHz
Wi-Max e LTE

A velocidade padrão do 5G vai ser muito superior à estabelecida pela rede 4G. É pretendido alcançar picos de descarga de 2 gigas por segundo. Outro ponto que vale lembrar entre as diferenças entre 4G e 5G é a redução da latência.

Vamos definir a latência como o tempo de demora na transferência um pacote de dados na rede. A latência do 5G será entre 1 e 4 milissegundos, e até pode chegar a um máximo de 2 milissegundos.

O 5G vai ter melhorias relativas ao 4G na hora de conectar mais dispositivos à internet de forma simultânea. A já conhecida Internet das Coisas vai ser melhorada devido a interconexão entre dispositivos.

Característica 4G 4.5G 5G
Velocidade (Mbps) 150 200 10000
Latência (milissegundos) 80 20 1-4

FAQ | Perguntas frequentes sobre Tecnologia 5G

O que é a tecnologia 5G?

O conceito da tecnologia 5G se refere a internet móvel de quinta geração. É uma evolução da rede 4G/LTE e possui maior velocidade de conexão e menor latência. Saiba mais sobre a tecnologia 5G.

Qual a velocidade do 5G?

Segundo a União Internacional de Telecomunicações, a velocidade do 5G pode chegar até 10 Gbps. Isso é superior inclusive à fibra óptica.

O que será possível fazer com a tecnologia 5G?

A tecnologia 5G traz benefícios para diversos setores e possibilita diversas atividades, como dirigir com carros autônomos, automatizar equipamentos, etc.

Qual a latência do 5G?

A latência do 5G pode ficar entre 1 e 4 milissegundos de segundo. Para efeitos de comparação, a latência do 4G é de 80 milissegundos.

Compare e escolha o plano de internet ideal!

Planos Internet Way com fibra óptica residenciais e empresariais. Confira cobertura e canais de atendimento.
Compare os planos de internet banda larga da Vivo Fibra e Oi Fibra: velocidade, preços, benefícios e cobertura.
Qual a melhor internet residencial: Vivo Fibra ou Claro Internet? Compare preços, benefícios inclusos e cobertura.
A internet de 1GB vale a pena? O que dá para fazer com 1GB de velocidade, qual o preço e planos disponíveis.