Tecnologia HFC, Fibra Óptica e Internet: Vantagens

Atualizado em
min reading
sofá e internet com wifi
Vantagens da Internet com Tecnologia HFC, Fibra Óptica

A Fibra Óptica é uma das tecnologias mais avançadas atualmente e é cada vez mais usada nos serviços de telecomunicações no Brasil. Contaremos tudo sobre a tecnologia e todas suas vantagens.

O que é Fibra óptica?

A Fibra óptica (ou Fibra ótica) é um filamento extremamente fino, transparente e flexível, que serve de condutor de luz, imagens e impulsos codificados, e possui uma estrutura simples, composta por capa protetora, interface e núcleo.

No Brasil, a fibra é muito usada nos serviços de Internet banda larga, TV por assinatura, entre outros e pode ser utilizada de duas maneiras: com a tecnologia HFC ou a tecnologia FTTH.

Fibra Óptica

O que é HFC?

No inicio dos anos 90, a Fibra óptica ainda não era tão desenvolvida como atualmente, e por razões econômicas não era instalada nas próprias residência dos clientes. Por isso, começou a ser usada a tecnologia HFC, que significa Hybrid Fiber Coaxial, pois combina a Fibra Óptica com o cabo coaxial para fazer a transmissão de sinais. Os sinais ópticos se convertem em dados elétricos, que chegam até a casa dos usuários através dos cabos coaxiais da rede de distribuição

O HFC é composto por quatro partes: a cabeceira, a rede tronco, a rede de distribuição e a rede de usuários. A cabeceira é o centro de onde se controla todo o sistema e serviços prestados, e onde se realiza todo tipo de tarifação. A rede tronco normalmente tem uma estrutura em forma de anéis de Fibra Ótica, que unem vários nós primários.

Estes nós primários alimentam os nós secundários graças a outras estruturas também de Fibra. E depois, nesses nós secundários, os sinais óticos se convertem em dados elétricos, que chegam até a casa dos usuários através dos cabos coaxiais da rede de distribuição.

Internet por Fibra óptica

A tecnologia HFC trouxe vários avanços na área de telecomunicações e há inúmeras vantagens no uso da Fibra Óptica. Mas, uma das principais é o uso desta rede para a internet, pois a Fibra permite que não exista uma grande perda de sinal e, por isso, a velocidade da Internet se torna muito mais rápida.

Além disto, as fibras são adequadas para a transmissão de dados digitais, o que se torna bastante útil nas redes informáticas.

Confira as diferenças entre Fibra Óptica e ADSL - Escolha a melhor em velocidade!


Check List Fibra

Comparar pacotes com conexão por fibra

Após fazer o teste de cobertura e confirmar que pode fechar um contrato de fibra óptica em sua casa, é recomendável fazer uma comparação dos pacotes oferecidos pelas operadoras. Para isto, é necessário analisar alguns fatores fundamentais:

  • Fidelização: Se o contrato tem fidelização com um período de 24 meses, 12 meses, 6 meses, ou se não há fidelização
  • Tipo de Pacote: Quais serviços estão incluídos? Isto é, se por exemplo é um pacote (combo) com TV por assinatura, Internet e telefone fixo ou TV por assinatura, Internet banda larga, telefone fixo e planos de Celular
  • Mensalidade Base: O preço que se paga todos os meses
  • Mensalidade promocional e a sua duração: A mensalidade promocional normalmente tem a duração de alguns meses e são quase sempre os primeiros meses de adesão
  • Canais de televisão: Se é um combo, qual o número de canais de TV que estão incluídos no pacote
  • Canais exclusivos: No caso de combo, muitas vezes, as operadoras tem alguns canais exclusivos. Verifique se alguma companhia oferece de maneira exclusiva algum canal de seu interesse.

Compare e escolha o plano de internet ideal!

Planos Internet Way com fibra óptica residenciais e empresariais. Confira cobertura e canais de atendimento.
Compare os planos de internet banda larga da Vivo Fibra e Oi Fibra: velocidade, preços, benefícios e cobertura.
Qual a melhor internet residencial: Vivo Fibra ou Claro Internet? Compare preços, benefícios inclusos e cobertura.
A internet de 1GB vale a pena? O que dá para fazer com 1GB de velocidade, qual o preço e planos disponíveis.