TV Full HD - O que é, Resolução HD, Ultra HD e 4k

Atualizado em
min reading
TV Full HD
O que é, Resolução HD, Ultra HD e 4k

Na maioria das vezes usamos os termos HD, Full HD e Ultra HD, mas só sabemos que quantos mais adjetivos colocarmos à palavra HD, melhor será a resolução. E você, sabe mesmo o que é TV Full HD e como funciona? Neste artigo, vai poder descobrir muito mais sobre a televisão em alta definição.

Full HD

Se olharmos para trás e lembrarmos dos filmes em preto e branco, de toda a família reunida ao redor de um aparelho de televisão, isso para nós já é antigo e se compararmos a evolução daquelas televisões com as que temos hoje em dia, o assombro será provavelmente significativo.

A televisão, tal como a conhecemos, iniciou sua popularização após a Segunda Guerra Mundial, na década de 1950. A partir daí, as vendas de TVs aumentaram nos Estados Unidos e na Europa. No Brasil, a primeira transmissão foi feita em São Paulo, graças a Assis Chateaubriand, quem importou duzentos televisores.

Você sabia que...A primeira retransmissão em cores foi na Copa do Mundo do México (1970), quando a televisão em cores não era acessível para toda a população. Nessa Copa, O Brasil conquistou o seu tricampeonato mundial.

evolução da tv

Em menos de 50 anos, a resolução de imagem da TV convencional evoluiu de forma vertiginosa, chegando a oferecer resoluções HD, Full HD, Ultra HD, 4k... sem falar do que está sendo preparado para a década de 2020.

Mas e aí, você sabe mesmo o que significa TV Full HD?

O conceito é simples, imagina que quando pensar em definir um tipo de definição imagina que a unidade básica é o pixel. O pixel é simplesmente cada um dos pontos luminosos da tela de uma TV. O termo é derivado das palavras em inglês "picture" e "element", que na sua tradução ao pé da letra significa elemento de imagem.

A distribuição de cada um desses pixels é chave para entender os diferentes tipos de resolução. Assim, a Full High Definition (Máxima Alta Definição) ou Full HD tem 1920 pixels de resolução horizontal por 1080 linhas verticais de resolução. Essa disposição foi a que originou o formato HDTV. Ficou mais claro? Então continua lendo para entender ainda mais coisas sobre a televisão em alta definição.

diferença hd e full hd

Qual a diferença do HD para o Full HD?

Como em qualquer tipo de comparativa relativa à resolução, a diferença principal entre TV HD e Full HD é a quantidade de pixels. Se, como já foi mostrado anteriormente, a distribuição dos pixels na resolução Full é de 1920 x 1080 pixels, na imagem HD é de 1280x720, ou seja, o número total de pixels é de quase um milhão. Nos dois casos, a tela mais apropriada é a de formato 16:9.

Para que serve o Full HD?

Basicamente, e depois de tudo o que já foi visto, pode ser dito que esta tecnologia de resolução de imagem serve para ver melhor a imagem de qualquer tipo de conteúdo (filmes, séries, desenhos ou esporte) que a tecnologia predecessora de High Definition.

Atualmente, o consumidor busca sempre mais qualidade naquilo que compra, seja um bom serviço num restaurante, uma boa oferta de telefonia ou a melhor TV do mercado.

E tem mais, não é só o serviço ou sua qualidade os fatores mais importantes na compra de qualquer produto, a experiência do consumidor ao comprá-lo vale mais para os clientes atuais.

As empresas fabricantes de televisão têm focado muito o seu road-map na disponibilização de aparelhos inteligentes, como as conhecidas Smart TV, capazes de oferecer conteúdo digital e conectar à TV outros dispositivos como tablets, smartphones ou computadores.

A tecnologia avança numa velocidade frenética para nós consumidores e isso faz com que nem sejamos capazes de seguir todas as tendências de telecomunicações. Você sabia que além do HD, Full, já existe tecnologia Ultra HD, 4k e 8k?

O que é Ultra Full HD?

ultra full hd

Ultra Full HD ou televisão de Ultra Alta-Definição é o tipo de definição com uma resolução mínima de 3840 x 2160 pixels, ou seja, mais de 8 milhões de pixels para ver todos os detalhes de uma imagem. Se você ainda não tem uma TV com este tipo de definição, provavelmente a tecnologia atual da sua TV vai ficar obsoleta por causa deste tipo de resolução.

E TV 4K o que é?

4K é exatamente o mesmo tipo de resolução que a da definição anterior (3840 X 2160). Na verdade e para ficar mais fácil você entender, o 4k se refere a um tipo de resolução dentro das UFHD, mas por força de marketing, são ofertadas televisões com essa terminologia. Acontece também a mesma coisa com o 8K, ainda não comercializado, que ultrapassa todas as marcas anteriores, tendo uma resolução mínima de 7680 X 4320 pixels, mais de 30 milhões de pixels de definição! Será que a humanidade está preparada para tanta nitidez de imagem?

Tipos de definição e resolução da TV

Fazendo um resumo de todas estas nomenclaturas e termos, veja na tabela abaixo os tipos de definição com os pixels de resolução horizontal e vertical.

  1. HD: 1280 x 720 pixels
  2. Full HD: 1920 x 1080 pixels
  3. 2K: 2048 x 1080 pixels
  4. 4K: 3840 x 2160 pixels
  5. 5k: 5120 x 2880
  6. 8K: 7680 x 4320 pixels

Veja os canais, programações, filmes, séries e muito mais!

controle, homem, tv com harry potter e logo hbo max
Você sabia que é possível assistir a todos os filmes Harry Potter na HBO Max? Saiba os valores dos planos!
pipoca e tv com game of thrones e hbo max
Assine a plataforma HBO Max e veja todos os episódios de Game of Thrones na TV a partir de R$14,16/mês.
pipoca e tv com mulher hulk e logo disney+
Assine e assista a nova série da Disney+, Mulher-Hulk: Defensora de Heróis. Planos a partir de R$ 27,90/mês.
controle com logo star+ e disney
Assine e aproveite a programação do pacote da Star+ e Disney no combo+. Diversão para toda a família!