Qual a internet mais rápida do Brasil (2020)?

Diversos estudos demonstram que a indústria de banda larga fixa está em crescimento no nosso país. No entanto, no meio de tantas ofertas de planos de internet, você já sabe qual é a operadora que oferece a internet mais rápida do Brasil? Não? Então continue lendo!


Internet mais rápida do mundo

Em vários portais de testes de velocidade são medidas as velocidades de download, upload e o ping ou latência.

  1. Velocidade de download: É a velocidade com a qual recebemos a resposta da internet através de alguma interação que tenhamos feito no navegador, por exemplo.
  2. Velocidade de upload: É a velocidade com a subimos dados em um sistema determinado. Enviar um vídeo pelo WhatsApp é uma ação que vai ser medida com este tipo de velocidade.
  3. Latência: O ping mede o tempo de resposta envolvido na baixada de um arquivo do e-mail, por exemplo. O usuário deverá buscar sempre o menor valor de latência para ter uma internet rápida.

Um dos estudos mais reconhecidos no setor TI é o Worldwide Broadband Speed League. Anualmente, são mostradas a performance de cada país no relativo às ligações com a internet.

No ano passado, pode imaginar qual foi o resultado? Quem você acha que ficou em primeiro lugar no ranking? EE.UU, Noruega, Brasil? Confira abaixo!

Ranking Internet mais rápida do mundo 2020
País Região Ranking atual Velocidade média de download
Taiwan Ásia e Pacífico 1 85,02 Mbps
Singapura Ásia e Pacífico 2 70,86 Mbps
Jersey Europa 3 67,46 Mbps
Suécia Europa 4 55,18 Mbps
Dinamarca Europa 5 49,19 Mbps

Você consegue imaginar que para baixar um filme de 5GB na ilha de Taiwan você só precisa esperar 8 minutos? Pois é, mas, nisso tudo, como é que ficou o Brasil nesse ranking?

Ranking internet mais rápida do mundo 2020 - Brasil
País Ranking atual Ranking anterior Velocidade média de download Tempo para baixar um filme de 5GB
Brasil 111 133 4,84 Mbps 2:21:11 horas

Com um aumento de 23 posições no ranking o Brasil se posicionou praticamente na metade do ranking dos 207 países analisados. Com este resultado, ficamos em segunda posição quanto à velocidade de internet na América do sul, superado somente pelo Uruguai (ranking: 69).

Tendo estes dados em consideração, já podemos ter uma ideia de qual é a situação do nosso país, quando comparado com outras realidades geográficas. Mas, você sabe aqui no Brasil qual é a velocidade mais rápida de internet? Já parou para pensar qual será a operadora que oferece a conexão mais rápida? Então continue lendo este artigo!

Internet mais rápida do Brasil


internet mais rápida

Antes de fazer um novo contrato de internet banda larga para sua residência, seria necessário saber qual operadora ofereceu a internet fixa mais rápida em 2019. Para isso, nós do Podecomparar reunimos os principais estudos do setor para te mostrar os resultados da banda larga fibra mais veloz do país.

A Agência Nacional de Telecomunicações publica, anualmente, as medições de qualidade para os serviços de internet (fixa e móvel), telefonia (fixa e móvel) e TV por assinatura. No entanto, nem sempre analisamos os detalhes dos indicadores e sim como são avaliadas as operadoras de forma genérica. Para ter uma ideia mais clara de quais são os parâmetros analisados no caso da internet banda larga, será necessário entender como é realizada a Pesquisa de Satisfação da Anatel para os serviços de banda larga no país.

Sendo assim, podemos ver que a agência brasileira divide os resultados entre três grupos de indicadores, sendo eles:

  1. Reação do usuário: aquele que inclui a taxa de reclamações da operadora, taxa de reclamações na Anatel e taxa de reclamações reabertas na prestadora.
  2. Rede: onde são analisadas as velocidades de latência, upload e download. Neste artigo, vamos focar neste parâmetro para descobrir qual a melhor velocidade de internet do Brasil.
  3. Atendimento: inclui as taxas relativas ao serviço ao cliente final das prestadoras, algo que, cada vez mais, tem mais força na decisão de compra do consumidor.

Segundo os resultados da pesquisa de Aferição de Qualidade nos serviços de internet banda larga do Brasil, realizada no ano 2019 e com base nos dados coletados no ano anterior (2018), a média para a porcentagem de cumprimento de metas no grupo de indicadores "Rede" foi 89,9%, quase seis pontos acima dos resultados da pesquisa anterior (84,0%).

Veja os resultados de cumprimento das metas por unidade federativa para o grupo de indicador Rede.

Fonte: Anatel


Mas, e por operadora, qual foi o cumprimento das metas?

Ranking Cumprimento de Metas (jan-set/2019)
Operadora Porcentagem de cumprimento
logo claro net png 90,7 %
logo sky png 80,9 %
logo vivo png 79,0 %
logo oi png 70,6 %
logo tim png 41,3 %

Com os dados da operatividade de cada provedor principal do nosso país, podemos entrar na análise mais específica da velocidade de conexão. Para isso, vamos ter em consideração dois parâmetros básicos. Eles são:

  1. Capacidade de manter a conexão sem quedas
  2. Velocidade de navegação
Notas Médias Desempenho para os parâmetros de Rede
Operadora Conexão sem quedas
Nota média (máx. 10)
Velocidade de navegação
Nota média (máx. 10)
logo copel png 8,22 8,36
logo brisanet png 7,55 7,63
logo unifique png 7,42 7,45
logo cabo telecom png 7,02 7,53
logo tim png 6,96 7,43

Como pode ser visto na tabela, as operadoras locais obtiveram melhor desempenho na velocidade de conexão na pesquisa da Anatel, sendo a Copel Telecom referência na performance no relativo à estabilidade e velocidade de conexão no Brasil. Das quatro principais, a companhia TIM obteve os melhores resultados. Sabendo que as operadoras regionais têm uma abrangência menor, podemos dizer que das quatro operadoras a TIM Internet apresenta a conexão mais rápida e mais estável, segundo os dados da Anatel.

Veja também: Dicas para melhorar a velocidade da internet

Melhores planos de internet

Atuando no estado do Paraná, a Copel oferece bons planos de internet, econômicos e que estão cumprindo com as expectativas dos usuários. Confira logo abaixo a oferta da Copel Internet para sua residência!

copel fibra
Copel Fibra

Até 250MB - Upload

Até 500MB - Download

 

A partir de R$ 149,90/mês

Confira todos os planos
tim internet
Tim Ultrafibra

Até 60MB - Upload

Até 150MB - Download

 

A partir de R$ 113,65/mês

Confira todos os planos
Actualizado em