Melhores operadoras de 2019 - Internet, Celular, TV e Fixo

Atualizado em
min reading
melhor operadora
melhor operadora

Segundo a Pesquisa de Satisfação da Anatel do ano 2019, que recolhe os dados obtidos no ano anterior (2018), as grandes operadoras mantêm o maior número de contratos ativos nos serviços de telecomunicações, mas o avanço das operadoras regionais cresce anualmente. Veja, neste artigo, qual foi a melhor operadora para os serviços de telefonia fixa, celular, internet e TV por assinatura.


Pesquisa de satisfação da Anatel 2019


descrição imagem

Uma experiência vale mais que mil anúncios. Hoje, uma oferta de qualquer serviço de telecomunicações pode ser muito atrativa, mas se a opinião dos usuários não for boa, isso pode levar qualquer operadora reconhecida a perder um importante número de clientes.

Cada vez mais é importante contar com a satisfação dos clientes, especialmente no setor das operadoras de telefonia, internet e TV por assinatura. Muitas vezes, esse ponto vale mais que o preço do plano ou as condições de adesão.

Sabendo disso, a Anatel disponibiliza cada ano uma Pesquisa de Satisfação e Qualidade Percebida. Os dados em vigor atualmente pertencem à pesquisa aferida no ano 2018.

Um dos destaques dos resultados obtidos na pesquisa foi que, em todos os serviços, as notas mais altas foram alcançadas pelas prestadoras de pequeno porte.

Confira, você mesmo qual foi a melhor provedora de:

  1. Celular
  2. Internet Banda Larga
  3. TV por assinatura
  4. Telefonia Fixa

Qual a melhor operadora de celular?


melhor operadora de celular

Dentro dos serviços disponibilizados para telefonia móvel, podemos dividir eles em dois tipos:

  1. Telefonia Móvel Pós-pago
  2. Telefonia Móvel Pré-pago

A telefonia pré-pago tinha uma escala de avaliação de 0 a 10, sendo 0 "totalmente insatisfeito" e 10 "totalmente satisfeito". No estudo, também foram tidos em consideração os seguintes atributos:

  1. Satisfação Geral
  2. Oferta e Contratação
  3. Funcionamento
  4. Recarga
  5. Canais de atendimento
  6. Atendimento telefônico
  7. Capacidade de resolução

Na satisfação geral da telefonia Pré-Paga, praticamente todos as operadoras tiveram melhores avaliações médias que no ano anterior (neste caso 2017). Foi surpreendente que operadoras regionais (Sercomtel e Nextel) conseguiram alcançar notas mais altas que as grandes provedoras de telecomunicações.

Já no relativo ao serviço pós-pago, aonde a diferença com a média obtida no ano anterior foi de 0,33 pontos, a Porto Seguro (comprada pela TIM no mesmo ano da pesquisa) conseguiu o primeiro lugar na satisfação geral.

Melhor operadora de internet

Em comparação com os outros serviços, a banda larga fixa apresentou o pior desempenho na Pesquisa de Satisfação e Qualidade. A nota média de satisfação geral foi 6,43. Os três temas com as melhores avaliações pertencem ao atributo de instalação:

  1. Qualidade da instalação do serviço
  2. Cumprimento do prazo acordado para instalação
  3. Tempo de espera entre a solicitação da instalação e a visita do técnico

Já os três tópicos com as piores avaliações foram:

  1. Resolução do cancelamento de serviços ou pacotes
  2. Tempo de espera no atendimento telefônico
  3. Resolução de problemas relativos à cobrança dos serviços

A Copel Telecom foi avaliada como a melhor operadora de internet.

Para analisar o resto das operadoras de internet, veja abaixo o gráfico com todas as notas médias das provedoras pesquisadas.



operadora de TV por assinatura

Melhor operadora de TV por assinatura

Como dado destacado, a TV por assinatura teve a melhor nota em quatro indicadores. Eles são:

  1. Atendimento telefônico
  2. Capacidade de resolução
  3. Funcionamento
  4. Reparo e Instalação

O parâmetro com a nota mais alta nos serviços de televisão por assinatura foi a qualidade de imagem, obtendo 8,33. Veja os resultados das notas consolidadas dos indicadores por prestadora em 2018.


Embora a Nossa TV é uma das prestadoras com menor número de acessos, ela continua com as notas mais altas em todos os parâmetros avaliados, obtendo uma diferença de 1,13 pontos relativamente a segunda colocada.


melhor operadora de celular

Melhor Telefonia Fixa

Comparado com o ano anterior da pesquisa (2017), o desempenho da telefonia fixa melhorou, com um incremento significativo em todos os atributos avaliados. O indicador de Capacidade e Resolução foi o que teve a melhor nota e o parâmetro que mostrou menos melhoria, porém estatisticamente considerável, foi o de Funcionamento.


A Algar Telecom obteve a nota média mais alta na satisfação geral dos consumidores pesquisados (8,00). Já nas grandes operadoras, a TIM obteve a melhor nota (7,49).

E no seu caso, qual foi a melhor e/ou a pior operadora de telecomunicações? Deixe sua opinião nos comentários.