Não Me Perturbe - Como bloquear chamadas indesejadas

Cansado de receber ligações indesejadas de operadoras de telecomunicações? A partir de agora, você não precisa passar mais por essa situação. Conheça o site para bloquear o recebimento de chamadas indesejadas: o "Não Me Perturbe".

 


Pela exigência da Anatel, as operadoras de serviços de telecomunicações criaram uma base de dados com as informações dos consumidores. Desta forma, você que não quer receber mais chamadas comerciais de operadoras poderá apagar seus dados de contato do telefone fixo, celular ou outra informação pessoal que demandar. Conheça aqui como fazer o cadastro no Não Me Perturbe e se livrar das ligações indesejadas.


telemarketing imagem

Telemarketing

O telemarketing (também conhecido como telemercadologia) é um tipo de serviço cuja missão é promover ofertas e produtos via telefone, independentemente do setor ou indústria aonde estiver operando. Ao longo do tempo, este serviço foi abrangendo cada vez mais áreas, e não somente as de vendas (cobrança) ou marketing (promoções e ofertas), e iniciou um processo de atendimento focado no serviço técnico (suporte). Tudo isso com o intuito de melhorar a experiência do consumidor, fornecer um serviço mais rápido e ajudar ao operador de telemarketing a ter mais facilidades na hora de realizar o seu trabalho. As ligações das empresas de telemarketing para os consumidores são feitas em centrais de atendimentos ou callcenter e o ramo de telemarketing é dividido em dois tipos:

  1. Telemarketing Inbound (Receptivo): O nome provém do inglês e significa "de entrada" ou "recebimento". Por isso, esse tipo de telemarketing é controlado sempre pelo cliente, que é quem faz a ligação. Este tipo de telemarketing pode ser realizado através das linhas 2002, 0800 e 4001. Nele, o atendente utiliza um roteiro para abordar a ligação do cliente.
  2. Telemarketing Outbound (Ativo): O operador outbound faz justo o contrário do atendente inbound. Nesse caso, o processo de telemarketing outbound é feito da empresa para o cliente. Continue lendo este artigo para aprender a evitar este tipo de telemarketing!
  3. Telemarketing Misto: O atendente de telemarketing misto é o responsável por fazer e receber as ligações dos clientes. Algumas das suas responsabilidades podem ser: preparar relatórios para retenção de clientes, fazer relatórios financeiros, captar potenciais clientes etc.

O atendente outbound de telemarketing é o mais conhecido, porque este é o tipo de operador que liga oferecendo pacotes de telefonia, internet ou TV por assinatura.

O que faz um operador de telemarketing?

Um atendente de telemarketing é o responsável por receber ou fazer ligações comerciais, de suporte ou informativas. O teleoperador de callcenter é um profissional que pode operar em praticamente qualquer setor dedicado à atenção ao cliente (indústria, serviços ou comércio).

Quais as responsabilidades e atribuições de um atendente?


condições telemarketing
  1. Atender os clientes
  2. Fazer captação de novos clientes
  3. Cuidar da retenção de clientes
  4. Elaborar análises financeiros
  5. Identificar melhorias
  6. Fazer fechamento de vendas

As condições dos operadores de um callcenter, no Brasil, vai variar segundo a empresa, a experiência e a função que o funcionário irá desempenhar. Quanto ao piso salarial, o operador de telemarketing pode ganhar entre R$ 700,00 - R$ 1.300,00. Este dado também vai depender da experiência e da função, por exemplo, um operador receptivo pode ter um salário menor que um atendente outbound, pois neste último caso o funcionário pode receber comissão por vendas. No entanto, ele ou ela terá que se enfrentar às ofensas de clientes que não estão nem um pouco dispostos a suportar mais uma ligação comercial.

Telemarketing no Brasil

O setor de telemarketing é um dos que mais cresceu no Brasil ao longo das duas últimas décadas. Este serviço chega ao Brasil incentivado pelas filiais multinacionais de bancos, editoras e operadoras de telefonia na década de 80.

Em 1987 foi criada a Associação Brasileira de Telesserviços (ABT) por profissionais do setor de teleatendimento no Brasil. Uma das suas principais iniciativas foi criar o Probare (acrônimo para Programa Brasileiro de Autorregulação do Setor de Relacionamento), representando assim a consolidação das boas práticas no relacionamento com o consumidor.

Este tipo de programas é essencial não só para delimitar o trabalho dos teleatendentes, mas também para cumprir com o direito do consumidor.

No Código de Ética do Probrare, mais especificamente no seu artigo 9º, são especificados os horários limite para ligações de ofertas de produtos e serviços. Os horários são:

Horário das ligações de telemarketingSegundo o Código de Ética do Programa Brasileiro de Autorregulação do Setor de Relacionamento, o contato comercial das empresas de telemarketing somente poderá ser feito: Segunda-Sexta: das 09h00 às 21h00 e Sábados: das 10h00 às 16h00. É ilícito realizar ligações de carácter comercial aos domingos e feriados nacionais.

Se, alguma vez você receber uma ligação comercial, independentemente do setor ou empresa, saiba que o seu direito como consumidor está protegido por estes e outros órgãos responsáveis por cuidar pelos seus interesses através, por exemplo, do bloqueio de chamadas de telemarketing.


consumidor nervoso imagem

Bloqueio de telemarketing: um direito do consumidor

Embora o crescimento do telemarketing no Brasil seja um fato, o incremento do número de clientes que não querem receber nenhum tipo de ligação comercial, seja ela de telefonia, internet ou TV por assinatura também é uma realidade. Você nunca ficou estressado (e até com raiva) daquele atendente que não conseguiu resolver nada e ainda te deixou esperando várias horas no telefone? Pois é, esta é uma situação bem frequente e o estresse acaba sendo recíproco.

Em setembro de 2019, a Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações) recebeu em Brasília as principais prestadoras de telecomunicações para apresentar o Código de Conduta de Telemarketing. Em uma análise feita pela própria agência brasileira, foi visto que as ligações abusivas das empresas do setor das telecomunicações representavam um terço de todas as ligações de oferta de serviços.


Dessa forma, o presidente da Anatel, Leonardo de Morais, destacou a importância do Código de Conduta para assim respeitar as liberdades e direitos dos consumidores brasileiros. Ações como a criação de um código de conduta mostram que é possível seguirmos trilhando o caminho para a regulação responsiva. Leonardo Morais. Um importante passo no avanço de uma maior autorregulação e mudança no comportamento das empresas de telefonia, internet e TV por assinatura.

Para entender um pouco mais sobre as regras deste código de conduta de telemarketing, veja abaixo algumas das obrigações que as operadoras tiveram que se comprometer.

  1. Tratar reclamações sobre ligações indesejadas
  2. Respeitar o horário de ligação para os consumidores
  3. Respeitar o limite de duas chamadas por dia e 15 ligações por mês
  4. Revelar, de forma clara, a operadora do serviço de ligações de telemarketing
  5. Expor as ofertas de forma clara, completa e correta
  6. Não apresentar ofertas alegando que se trata de uma pesquisa ou sorteio
  7. Não utilizar robôs para realizar as ligações com o objetivo de verificar a disponibilidade do consumidor
  8. Garantir o cumprimento da Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais (LGPD)

Estes são somente alguns pontos, resumidos, dos abrangidos neste código, tão significativo para o acatamento dos direitos dos consumidores.

Na prática, receber uma ligação comercial indesejada de alguma operadora é um evento esgotante para atendentes e consumidores.

Você sabia que...?A O NET Online classificou o trabalho de operador de telemarketing como o 4º mais estressante do mundo.

O estresse é mútuo, tanto para quem está de um lado do telefone, quanto para quem está do outro. Por isso, foi necessário criar e implantar métodos capazes de inibir esse nervosismo desnecessário. Um deles é justamente as ferramentas para bloquear ligações de telemarketing, que podem ser sites (geralmente públicos) ou aplicativos para celular (de carácter privado).

Site para bloquear chamadas


atendimento telefônico imagem

Basicamente, um site para bloquear ligações de telemarketing é um local hospedado na internet que contém formulários para que um cliente ou usuário possa ser apagado das base de dados de uma empresa de telemarketing e assim frear o recebimento das chamadas indesejadas.

Conheça logo abaixo um dos sites para não receber chamadas de telemarketing.

Não me perturbe

Do debate com as principais prestadoras de serviços de telecomunicações e com o intuito de propor uma solução ao crescente incômodo causado pelo excesso de ligações indesejadas de telemarketing, a Superintendência de Relações com os Consumidores da Anatel estabeleceu que as operadoras de telecomunicações criassem, em parceria com a ABR Telecom (Associação Brasileira de Recursos em Telecomunicações) uma listagem de bloqueio de telemarketing. E quais foram as prestadoras brasileiras inscritas nesta diretriz? Veja abaixo!

  1. Algar Telecom
  2. Claro/Net
  3. Nextel
  4. Oi
  5. Sercomtel
  6. Sky
  7. Vivo/Telefônica
  8. Tim

Para armazenar esta lista de clientes de uma forma prática e sustentável ao longo do tempo, foi decidido criar um site capaz de cadastrar os consumidores que quisessem bloquear ligações indesejadas: o Não Me Perturbe.

Site Não me perturbe

O site Não Me Perturbe representa uma solução praticável para resolver o constrangimento detectado pela Anatel em vários consumidores como consequência das ligações indesejadas e abusivas das prestadores de telecomunicações.

Site Não Me PerturbeEm apenas uma semana, o site Não Me Perturbe registrou quase 1,5 milhão de solicitações de bloqueio de telemarketing


serviços de telecomunicações

E, eu posso solicitar o bloqueio para quais serviços?

Caso você seja um cliente cansado de receber ligações oferecendo serviços de telecomunicações, saiba que no site do Não Me Perturbe, você terá acesso para bloquear os seguintes serviços.

  1. Telefonia móvel
  2. Telefonia fixa
  3. Serviços de TV por assinatura
  4. Internet banda larga

Caso exista alguma prestadora especialmente insistente em realizar ligações para você, você pode escolher somente essa operadora, sem que seja necessário bloquear todas as teleoperadoras listadas anteriormente.

Para solicitar o bloqueio, desbloqueio ou consultar as linhas cadastradas no Não Me Perturbe, você precisa fazer o cadastro como consumidor.

Não Me Perturbe - Cadastro

Com o intuito de facilitar seu cadastro como consumidor, preparamos um passo a passo para que você possa se cadastrar no Não Me Perturbe e solicitar o bloqueio das chamadas indesejadas. Veja como fazê-lo abaixo!

  • Acesse o site "Não Me Perturbe"
  • Na página inicial do site, escolha a opção Solicitar Bloqueio. Vai ser mostrada uma página como a imagem abaixo. Clique em Quero me cadastrar
    cadastro não me perturbe

  • Insira seus dados pessoais (Nome, CPF, E-mail e uma Senha). Depois de aceitar os termos de uso e política de privacidade, clique na opção "Não sou um robô" e após ter feito isso, você já pode Criar Login
    cadastro não me perturbe dados

  • Agora será necessário que você tenha anotado o e-mail cadastrado. Na página de confirmação do Cadastro, clique em Continuar
    cadastro não me perturbe email

  • Acesse seu e-mail e verifique que recebeu uma mensagem como a mostrada abaixo. Clique em Validar e-mail ou insira o link no seu browser
    cadastro não me perturbe confirmação

  • Depois de validar o email, você vai ver uma mensagem de que a autenticação ocorreu com sucesso
    não me perturbe sucesso email

Pronto! Agora faça o login no site para solicitar o bloqueio das chamadas desconhecidas de telemarketing.

Não Me perturbe - Solicitar Bloqueio

Para poder solicitar o bloqueio é preciso ter em consideração alguns pontos. Eles são:

  1. Você só pode cadastrar o número do qual é titular
  2. O bloqueio será válido apenas para as chamadas de ofertas e/ou vendas de serviços de telecomunicações das operadoras abrangidas pelo código de conduta de ligações de telemarketing
  3. Somente serão bloqueadas ligações relativas à oferta de produtos ou serviços de telecom (internet, TV, telefonia fixa e móvel). As ligações de cobranças de contas em atraso ou relativas a qualquer irregularidade por parte do cliente não serão bloqueadas por este sistema

Para solicitar o bloqueio das ligações de telemarketing, siga os passos listados abaixo!

  1. No site Não Me Perturbe, escolha a opção Solicitar Bloqueio

  2. Acesse seu perfil com seu e-mail e senha

  3. Na solicitação do bloqueio, você deverá informar o seu DDD e número de telefone. Escolha também as provedoras que não quer mais que te perturbe. Ative a opção "Não sou um robô" e Cadastre seu Telefone

  4. Por último, imprima ou salve o comprovante do bloqueio

O prazo para ativar o bloqueio é de até 30 dias após a solicitação.

Como bloquear ligações de telemarketing - Alternativas

Também existem outras vias que, mesmo que privadas, oferecem soluções eficientes para bloquear chamadas indesejadas ou desconhecidas das empresas de telemarketing.

Veja abaixo algumas alternativas para anular ligações não desejadas.

Aplicativo para bloquear chamadas

Sim, é chato ter que verificar o número de telefone cada vez que recebemos uma ligação e ver se ele pertence à alguma operadora de telecomunicações, tudo para evitar atender a chamada. Mas, se você pensar bem, a solução de bloquear totalmente as ligações comerciais pode não te satisfazer completamente, visto que, em algum momento, você gostaria de mudar de operadora ou até estar disposto a analisar uma melhor oferta de telefonia, internet ou televisão por assinatura.

Se esse é o seu caso, confira esta lista que preparamos para você com os melhores aplicativos bloqueadores de chamadas.

Apps para bloquear chamadas - Android

  1. Bloqueador de chamadas (Vlad Lee)
  2. Bloqueador de chamadas e SMS - Calls Blacklist
  3. Bloqueador de Chamadas (AndroidRock)
  4. CallApp: Identificador e bloqueador de chamadas

Apps para bloquear chamadas - iOS

  1. Call Controls
  2. Whoscall
  3. TrueCaller
  4. Mr. Number

Se você quiser bloquear chamadas usando um celular Windows Phone, siga estes passos:

  1. Entre nas configurações do sistema
  2. Abra "Filtro de chamadas + SMSs"
  3. Toque na função "Bloquear chamadas + SMSs"
  4. Toque em "Avançado" para bloquear os números desconhecidos e receber notificações sobre números bloqueados que tentam entrar em contato

Caso você ainda verifique que está recebendo ligações comerciais das operadoras que você já solicitou o bloqueio via o website Não Me Perturbe ou baixando algum aplicativo, será necessário informar a Anatel ou o órgão disponível no seu munícipio para te ajudar a resolver este problema.

Anatel Reclamações

Pode existir a possibilidade de que consumidores cadastrados no Não Me Perturbe continuem recebendo ligações exclusivamente comerciais de alguma provedora bloqueada por esta via. Se isso está acontecendo com você, ou caso exista alguma situação que requeira da atuação de alguma entidade pública, a Anatel Reclamações é a via recomendada para você reportar sua circunstância.

A boa notícia é que o número de reclamações registradas perante este organismo é cada vez menor, visto que no ano 2018 houve uma queda no número de solicitações, comparado com anos anteriores (Fonte: Sistema Focus/SRC/Anatel).

Registrar reclamação na Anatel - (Passo a Passo)

Caso alguma operadora de telecomunicações não esteja cumprindo suas obrigações, você, como consumidor, tem o direito de realizar uma reclamação perante a Agência Nacional de Telecomunicações.

Preparamos um passo a passo para que você possa solicitar a reclamação da Anatel e ter a resposta da sua operadora em pouco tempo. Confira os passos logo abaixo!

  • Como registrar reclamação na Anatel
  • Fale com sua provedora de telecomunicações e, depois de seguir o procedimento da reclamação, anote o protocolo de atendimento
  • Entre em contato com a Anatel, caso a resposta da operadora não tenha te satisfeito. Você pode fazer isso por diversas vias: presencial, telefone, online ou pelo aplicativo
  • Registre sua reclamação
  • Depois de criar uma reclamação, anote o número da solicitação
  • Em cinco dias úteis você deverá ter uma resposta
  • Você pode fazer o acompanhamento da sua solicitação pelo app ou via telefone (apenas precisa digitar o número da solicitação). Confira abaixo os números de atendimento da Anatel.
  • Se a resposta da operadora não for suficiente, você tem até 15 dias para reabrir a reclamação da Anatel

Se mesmo depois de tudo isto, você quiser garantir ainda mais seus direitos como consumidor, é muito importante que conheça todas as repartições congregadas no chamado Sistema Nacional de Defesa do Consumidor.

Sistema Nacional de Defesa do Consumidor


sistema nacional de defesa do consumidor

O Sistema Nacional de Defesa do Consumidor, conhecido pelas suas siglas SNDC, abrange vários órgãos administrativos voltados para a defesa e preservação dos direitos dos consumidores brasileiros. Hoje, aonde o abuso por parte de operadoras que dispõem de práticas como as chamadas comerciais indesejadas é visível, é preciso que qualquer usuário possa garantir o acesso e ativação dos seus direitos.

Este sistema congrega as seguintes instituições:

  1. Associação Nacional do Ministério Público do Consumidor (MPCON)
  2. Conselho Nacional de Defensores Públicos Gerais
  3. Fórum Nacional de Juizados Especiais (FONAJE)
  4. Fórum Nacional das Entidades Civis de Defesa do Consumidor (FNECDC)
  5. Associação Brasileira de Procons (PROCONSBRASIL)

Para combater as situações dissonantes do nosso sistema de proteção ao consumidor, estas entidades públicas se reúnem com o intuito de analisar os desafios enfrentados pelos consumidores e para formular estratégias de ação, que podem ser:

  • Funções do Sistema Nacional de Defesa do Consumidor
  • Fiscalizações conjuntas
  • Harmonização de entendimentos
  • Elaboração de políticas públicas de defesa do consumidor

Na prática, estes órgãos do SNDC atuam de forma complementar para defender as solicitações dos consumidores. As entidades primárias, criadas especificamente para proteger o consumidor local são os Procons.

O que é Procon?

O Programa de Proteção e Defesa do Consumidor, mais conhecido como Procon, é o organismo estadual e municipal responsável por dar informações e mediar nos conflitos entre o consumidor e os fornecedores de produtos e serviços.

Suas atribuições foram estabelecidas pela Lei nº 8.078, de 11 de setembro de 1990, e pelo Decreto nº 2.181/97.

Estes organismos também trabalham monitorando o mercado de consumo local e têm, por isso, um papel fundamental na execução da Política Nacional de Defesa do Consumidor.

Você sabia que, no caso das ligações abusivas das operadoras você também pode bloquear essas chamadas de telemarketing através dos Procons Estaduais? Não? Então veja abaixo todos os sites dos procons para bloquear ligações indesejadas.

Procons estaduais

Se para bloquear chamadas de telemarketing já existe o site Não Me Perturbe, por que temos que usar também os Procons? Esta é uma pergunta que qualquer cidadão pode se fazer. A diferença é na abrangência e na sua aplicação. O cadastro do Não Me Perturbe tem uma aplicação nacional, enquanto o Procon é mais local e congrega mais empresas, pelo que se um consumidor quiser bloquear ligações de outras empresas que não sejam especificamente de telecomunicações, por meio do seu Procon estadual ou municipal isso será possível.

Para ver os canais de atendimento do seu Procon e bloquear ligações de telemarketing, consulte as tabelas abaixo.

PROCON MARANHÃO
ENDEREÇO
São Luís - MA
Av. Marechal Castelo Branco, 848, São Francisco. CEP: 65076-090
TELEFONE
 
(98) 3261-5100
(98) 3261-5121
ou
151
PROCON ALAGOAS
ENDEREÇO
Maceió - AL
Rua do Livramento, n°153 - Centro, CEP: 57020-030
TELEFONE
WhatsApp
+55 (82) 98876-8297
ou
151
DECON (PROCON CEARÁ)
ENDEREÇO
Fortaleza - CE
R. Barão de Aratanha, 100, Centro Fortaleza. CEP: 60035-130
TELEFONE
0800
0800.275.8001
PROCON DISTRITO FEDERAL
ENDEREÇO
Distrito Federal - DF
SCS, Quadra 08, Edifício Venâncio 2000, Asa Sul. CEP: 70333-900
TELEFONE
151
PROCON ESPÍRITO SANTO
ENDEREÇO
Vitória - ES
Edifício Março - Av. Princesa Isabel, 599 - Centro, CEP: 29010-361
TELEFONE
151
PROCON GOIÁS
ENDEREÇO
Goiânia - GO
Edifício Torres - R. 8, 242 - Lote 36 - St. Central, São Francisco. CEP: 74013-030
TELEFONE
 
+55 62 3201-7124
ou
151
PROCON MATO GROSSO DO SUL
ENDEREÇO
Campo Grande - MS
R. 13 de Junho, 930, Centro. CEP: 79.002-430
TELEFONE
 
(67) 3316-9800
PROCON MINAS GERAIS
ENDEREÇO
Belo Horizonte - MG
Av. Álvares Cabral, 1690, Lourdes. CEP: 30170-008
TELEFONE
 
(31) 3330-8100
PROCON PARANÁ
ENDEREÇO
Curitiba - PR
Rua Emiliano Perneta, 47, Centro. CEP: 80010-050
TELEFONE
 
+55 800 41 1512
3223-1512
PROCON RIO GRANDE DO SUL
ENDEREÇO
Rio Grande - RS
Rua Gen. Bacelar, 476, Centro. CEP: 96200-370
TELEFONE
(51) 3287.6200
Porto Alegre - (51) 3289-1769
PROCON SANTA CATARINA
ENDEREÇO
Florianópolis - SC
R. Victor Meirelles, Centro. CEP: 88010-440
TELEFONE
151
PROCON SÃO PAULO
ENDEREÇO
São Paulo - SP
R. Barra Funda, 930, Barra Funda. CEP: 01152-000
TELEFONE
151
PROCON TOCANTINS
ENDEREÇO
Palmas - TO
Avenida LO 02, Quadra 103 Norte, SN, Cj 1, Lt 57 a 59, s/n - Plano Diretor Norte, CEP: 77020-024
TELEFONE
 
+55 63 3218-2061
PROCON RIO GRANDE DO NORTE
ENDEREÇO
Natal - RN
R. Ulisses Caldas, 181, Cidade Alta. CEP: 59025-090
TELEFONE
 
+55 84 3232-9050
PROCON PARAÍBA
ENDEREÇO
João Pessoa - PB
Parque Sólon de Lucena, 234, Centro. CEP: 58013-131
TELEFONE
 
+55 (83) 3218-6959

FAQ - Dúvidas sobre bloqueio de telemarketing

Se a empresa não se manifestar ou fornecer uma resposta insatisfatória, após o recebimento da Carta Preliminar do Procon, esta Carta poderá ser convertida em um procedimento administrativo próprio. A decisão final vai depender da Diretoria Jurídica.

Entre no site do Não Me Perturbe.

O Código Brasileiro de Defesa do Consumidor é uma série de normas sobre a proteção dos direitos do consumidor. Ele estabelece padrões de conduta por parte das empresas, prazos e penalidades, caso tenha observado algum comportamento abusivo.

Para bloquear chamadas no Android, você pode baixar algum aplicativo específico que cumpra esse propósito. Alguns exemplos de app bloqueador de chamadas são: Bloqueador de chamadas (Vlad Lee), Bloqueador de chamadas e SMS - Calls Blacklist, Bloqueador de Chamadas (AndroidRock) e CallApp: Identificador e bloqueador de chamadas.

Primeiro, o número indesejado deve estar salvo na sua agenda. Depois, insira o número que quiser bloquear e escolha "Criar novo contato" e confirme o novo contato. Na aba dos contatos, toque no ícone do lápis, localizado na parte superior esquerda da tela. Toque no menu dos três pontos e escolha a opção "Enviar para correio de voz".

Faça o cadastro no site Não Me Perturbe, inserindo o DDD e o número do seu telefone fixo, para bloquear ligações de operadoras de telecomunicações. Caso exista um órgão no seu estado ou município, como o Procon, que disponibilize ferramentas para você bloquear ligações de outras empresas, acesse o site, informe seus dados e siga as instruções.

Para bloquear ligações indesejadas no Estado de São Paulo, disque 151 ou acesse o site do Procon-SP.

Para bloquear ligações indesejadas de telecomunicações no Rio de Janeiro, acesse o site Não Me Perturbe e cadastre seu telefone, escolhendo as operadoras que você quer bloquear.

Para bloquear ligações indesejadas em Minas Gerais, disque (31) 3330-8100.

Para bloquear chamadas de telemarketing no Distrito Federal, disque 151.

Para bloquear chamadas indesejadas no Rio Grande do Sul, disque (51) 3287.6200 ou (51) 3289-1769 se você mora em Porto Alegre.

Para bloquear ligações de telemarketing em Santa Catarina, disque 151.

Para bloquear chamadas indesejadas no estado do Paraná, ligue para +55 800 41 1512 ou 3223-1512.

Para bloquear chamadas indesejadas no estado do Espírito Santo, disque 151.

Bloqueio de ligações indesejadas - Atendimento

Existem diversos canais de atendimento para que você possa garantir seus direitos de consumidor. Os principais são:

  1. Atendimento telefônico
  2. Atendimento presencial
  3. Via e-mail
  4. Atendimento online

Abaixo, veja a lista de telefones dos órgãos brasileiros especializados na defesa dos seus direitos como consumidor de serviços de telecomunicações.

ANATEL TELEFONE
1331 - ligação gratuita
1332 (deficientes auditivos)

Horário de atendimento telefônico - Anatel: Segundas - Sextas, 08h00-20h00.

ASSOCIAÇÃO NACIONAL DO MINISTÉRIO PÚBLICO DO CONSUMIDOR - MPCON
presidencia@mpcon.org.br
assessoria@mpcon.org.br
COLÉGIO NACIONAL DOS DEFENSORES PÚBLICOS GERAIS - CONDEGE
(81) 3182-3702 - Gabinete da Presidência
(81) 3182-3707 (Assessoria de Comunicação)
FÓRUM NACIONAL DE JUIZADOS ESPECIAIS - FONAJE
contato@fonaje.org.br
ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE TELESERVIÇOS - ABT
(11) 3004-2444
contato@abt.org.br
INSTITUTO BRASILEIRO DE DEFESA DO CONSUMIDOR - IDEC
(11) 3874-2150

Horário de atendimento - IDEC: Segundas - Sextas, 09h00-18h00.