Multa por rescisão de contrato com as operadoras

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Está pensando em mudar a sua linha de internet porém não sabe se você tem um período de permanência de contrato com a sua operadora? Contamos alguns fatores que você deve levar em consideração antes de cancelar um contrato.


Período de permanência com a sua operadora

Se você solicitar o cancelamento do contrato antes da data de vencimento, a operadora pode cobrar uma multa. Essa multa consiste em que a operadora penaliza o consumidor por não cumprir o período mínimo de contrato.

Para saber se você tem essa permanência ou não o mais indicado é que você ligue para a atenção ao cliente da sua operadora. Hoje em dia muitas operadoras não tem nenhuma permanência de contrato incluída em seus serviços e ainda permitem que você aproveite de diferentes benefícios, como ofertas e promoções.

Em algumas situações pode-se rescindir a permanência, como por exemplo, as mudanças das condições do contrato (aumento das tarifas) ou a má qualidade do serviço prestado como por exemplo o corte de linha. Existem também situações onde se estabelecem que a permanência pode ser anulada.

Mas existem situações onde é possível que se tenha assinado várias permanências, cada uma com um tempo e com um valor de multa diferente. Se for caso, para poder reduzir essa multa, você pode esperar que termine alguma das permanências e assumir o pagamento das demais.

Se caso você decida pagar a multa a quantidade deve ser proporcional ao tempo que falta para terminar o contrato, porém algumas operadoras especificam no contrato ou até mesmo na sua página web o valor a ser pago.

Multa ao cancelar o seu contrato de internet

Alguma vez você já pensou em mudar de operadora, mas na hora de cancelar o contrato a empresa comunica que você deve pagar uma multa? Se você vai transferir a sua linha a outra operadora saiba que já não é necessário falar com a antiga operadora para formalizar o cancelamento. A nova operadora será a responsável pelo processo.

Comunique a operadora

É importante que você comunique a antiga operadora que deseja cancelar seu contrato caso você precisa devolver algum aparelho, como por exemplo o receptor da televisão ou o router, caso não fosse um presente ou cumprir com algum pago pendente.

Se por acaso você ficar com algo que se supõe que você deveria devolver, a operadora poderia cobrar um valor sem avisar na hora de formalizar o cancelamento do contrato.

O aconselhável no momento que você quiser cancelar a sua linha seria informar a operadora também por escrito, seja via e-mail, fax ou uma carta solicitando que cancelem o contrato, desta forma você se certifica que a operadora tenha recebido o seu pedido para proceder com o cancelamento. Consulte aqui os telefones de atenção ao cliente das operadoras.

Cancelar recibos

Se você quer garantir que a operadora não cobre alguma taxa extra ou algum pagameto não justificado, você deve avisar ao banco para que eles possam suspender qualquer cobrança feita pela operadora. Se mesmo assim cobrarem qualquer valor, você pode solicitar a devolução da quantia cobrada.

Outras maneiras de cancelar seu contrato de internet

Durante o cancelamento, se você tiver alguma reclamação a fazer e o serviço de atenção ao cliente da operadora não der uma resposta válida, recomendamos que você recorra a algum órgão mais próximo da sua região que cuide dos direitos do consumidor, por exemplo o Procon ou Anatel. Nesses órgãos você pode abrir um protocolo de reclamação, com o qual você não só poderá pedir que solucionem o seu problema como também uma indenização. A solução do protocolo de reclamação é obrigatório para o operador.