Claro é a terceira operadora a lançar o serviço de RCS

Atualizado em
min reading
celular fundo azul folhas

A Claro é terceira operadora no Brasil a disponibilizar o RCS que é considerada a tecnologia sucessora do SMS. As outras duas operadoras que também contam com este serviço são: Vivo e Oi. Este lançamento aconteceu por meio de uma parceria da Claro com o Google. Mas você sabe o que é a tecnologia RCS?

O que é RCS?

O RCS (Rich Communications Service) é uma nova tecnologia de comunicação que funciona como o SMS e também depende da infraestrutura das operadoras de telecomunicações.

De forma resumida, pode-se dizer que o RCS é uma maneira de enviar mensagens instantâneas, padronizadas e atualizadas.

O RCS proporciona os mesmos recursos que os apps de mensagens, como: WhatsApp, Telegram, Messenger, Signal e outros. Por meio desse novo serviço, os clientes Claro poderão enviar:

  • Mensagens com mais de 160 caracteres
  • Áudios e vídeos
  • Arquivos, imagens, gifs e adesivos
  • Convite para grupos de conversa

Além de tudo isso, é possível ver se o outro usuário está digitando e etc.

O RCS da Claro

Minha Claro Fixo

Para disponibilizar a tecnologia para seus clientes, a Claro optou por utilizar a plataforma do Google, por meio de uma parceria com a gigante das buscas. A operadora ainda não informou como este serviço será cobrado, podendo ser por utilização ou pela quantidade de dados usada e depois descontada do plano.

Atualmente, tanto a Vivo quando a Oi, que são as outras operadoras que já oferecem esta tecnologia, não cobram nada pelo serviço.

Com o lançamento do novo RCS, a operadora tem como objetivo proporcionar uma nova experiência de comunicação e interação para os seus clientes. Nos próximos dias, os usuários da Claro terão acesso a esta nova tecnologia e no futuro, a empresa de telecomunicações espera expandir o serviço para o meio corporativo.

A ideia é oferecer, não apenas o SMS, mas também um canal multimídia mais atrativos para as marcas se comunicarem, tanto internamente quanto externamente.

Uma das grandes vantagens do RCS é que pode ser usado com clientes de qualquer operadora e em qualquer lugar do mundo, assim como os apps de mensagens. Vale ressaltar, que RCS está disponível apenas para usuários Android e através do app de mensagens do Google. A Apple não oferece suporte para o RCS, o motivo para isso é que o seu sistema operativo (iOS) utiliza o iMessage.

Outras operadoras que oferecem o serviço de RCS

Minha Claro Fixo

O Brasil está entre os poucos países que têm mais de duas operadoras oferecendo o serviço de RCS, entre eles estão: México, França e Inglaterra.

Atualmente, as empresas de telecomunicações brasileiras que oferecem a tecnologia são: Claro, Oi e Vivo. A Nextel e a TIM também pretendem lançar seus RCS.

O RCS da Nextel já está em período de teste e não demorará para ser lançado.

A TIM pretendia lançar o serviço este ano. Diferente de suas concorrentes, a operadora não fechou a parceria com o Google, mas também, não revelou qual plataforma a empresa usará para oferecer o serviço.

Com tudo isso, pode-se dizer que o RCS é uma nova tendência da comunicação e um novo canal multimídia de interação interpessoal oferecido pelas operadoras de telecomunicações.