Ebook - Como conectar seu livro digital ao Wifi [Tutorial]

wifi ebook
conectar wifi ebook

Os livros digitais são a solução perfeita para quem lê muito e ainda gosta de economizar. Você sabia que já existem eReaders com conexão ao Wifi. Veja, neste artigo, como conectar seu Kindle ou Kobo à internet.


Para quê ter um livro digital com Wifi?

Os eReaders mais simples somente possuem uma tela e alguns botões para navegar neles. É uma ótima opção para os leitores que estão um pouco por fora do mundo tecnológico, mas que adoram ler muitos eBooks.

eReaderUm livro digital ou eReader é um dispositivo capaz de possuir muitas obras escritas (eBooks) em formato eletrônico (PDF, TXT, ePUB etc.)

Contudo, se você for um usuário que passa o dia conectado à internet, uma opção ainda melhor é ter um livro digital com Wifi.

O número de fabricantes deste tipo de eReaders cresce cada dia e, atualmente, já são muitas as ofertas que incluem internet e, por isso, o seu preço também é cada vez mais econômico.

Hoje você pode encontrar livros online das principais marcas (Kindle ou Kobo) na faixa dos R$ 300.

Como conectar o eReader ao Wifi?


conectar wifi

Se você tem um livro eletrônico, que suporta a conexão com a internet ou está à procura de um, é bom você saber que existem funcionalidades muito úteis quando o leitor está conectado à internet.

Na verdade, o procedimento para fazer a ligação com a internet é bem parecido com outros dispositivos. No entanto, como existem diferentes interfaces, há pequenas diferenças na hora de acessar e configurar as redes Wifi disponíveis.

Nos próximos pontos, você vai poder conferir todos os passos para conectar seu eBook com a internet, sem importar a marca do fabricante do modelo que você tenha ou queira adquirir, Kindle ou Kobo, as duas mais importantes no mercado eReader no Brasil.

Baixar eBook grátis

Os modelos de livros digitais descritos anteriormente provêm de marcas que contam com sua própria loja de livros online ou estão interligados com sites de download alternativo.

Neste caso, você pode transferir o livro para o seu leitor. Para isso, você somente precisa levar em consideração dois métodos. Eles são:

  • Diretamente, como se fosse uma memória USB: Para este método, basta você conectar, com o cabo USB, o aparelho e o computador e, depois, utilizar o explorador de arquivos do seu sistema operacional. Coloque os arquivos com o formato correspondente na pasta que desejar e eles estarão disponíveis para leitura no seu livro digital.
  • Através de alguma ferramenta de gerenciamento de eBooks: Uma delas é o Calibre. Ele possui um funcionamento realmente simples. Você só precisa indicar o modelo do seu livro e iniciar o programa no computador. Depois, basta decidir qual livro você quer transferir para o seu dispositivo. O Calibre converte os livros para o formato adequado e organiza eles dentro da memória do eReader.

Ambas opções requerem o download prévio dos arquivos para, depois, transferir para a memória do livro digital. Contudo, existem outros métodos que não precisam destes passos anteriores.

Se você quer ter acesso a uma biblioteca gratuita de livros online, confira estas plataformas:

  1. Portal do Domínio Público: O Estado Federal brasileiro disponibiliza mais de 200 mil livros totalmente gratuitos.
  2. Bibliotecas digitais gratuitas: Nesses portais você pode encontrar muitas obras literárias e até mesmo livros de investigação. O Google Books é um grande armazém de livros. Para baixar obras gratuitas é necessário ativar, na aba de "Ferramentas", a opção "Google eBooks grat."
  3. Biblioteca Virtual da USP: Esta biblioteca possui livros completos e artigos acadêmicos sobre Direitos Humanos.
  4. Many Books: Outra plataforma interessante, neste caso mais moderna e com muitos livros disponíveis de graça. Quer treinar sua leitura em inglês? Então basta escolher o gênero e antes de pesquisar, filtre por idioma. Embora o número de livros em inglês seja bem maior que os escritos na língua portuguesa, você pode encontrar títulos interessantes em português.
  5. Biblioteca Digital Mundial: Lá você vai poder pesquisar mais de 19.000 itens sobre 193 países entre os anos 8000 a.C. e 2000. Vale a pena conferir!
  6. Google Play: Simplesmente pesquisando as palavras "livros grátis", você vai ver várias obras livres de direito de autor.
  7. Amazon Books: Basta se cadastrar na Amazon, depois faça uma pequena pesquisa na barra de busca inserindo "eBook grátis". Você vai poder encontrar livros de graça.

O bom destas plataformas é que você não tem que estar preocupado pelos direitos de autor, porque eles já estão livres para o domínio público.

Quando uma obra passa a ser de domínio público?Existe um período, marcado pela legislação, dentro do qual só o autor da obra (ou seus herdeiros) podem divulgar e reivindicar a autoria da obra. No Brasil, esse período é de 70 anos após a morte do autor.

Kindle - Como conectar com a internet


logo kindle

A Kindle é uma das marcas mais conhecidas no mundo dos livros digitais. Alguns dos modelos com mais usuários são Kindle Paperwhite, Kindle Voyage e o Kindle Oasis.

Poder sincronizar seu dispositivo à internet é importante para acessar a loja Kindle, baixar e sincronizar seus livros.

Caso tenha verificado o acesso a uma rede Wifi, siga estes passos para conectar seu Kindle com uma rede Wifi.

  • Vá para a tela inicial do seu Kindle
  • Toque no "Menu"
  • Selecione a opção "Configurações"
  • Escolha "Redes Wifi"
  • Selecione sua rede Wifi e insira a senha

Caso você tenha algum problema com a ligação com a internet do seu dispositivo de livro digital, reinicie seu Kindle, modem e/ou roteador. Confira também se seu eBook requer conexão sem fio ou via Blueetooth, ao invés de Wifi.

Kobo - Como ligar ao Wifi


logo kobo

Sendo, provavelmente, a segunda marca de eReaders com mais usuários no mundo, a Kobo oferece modelos de eBooks de segunda geração (Kobo Touch 2.0), outros mais revolucionários, que são impermeáveis, como o Kobo Aura H20 e o Kobo Aura One. Outros modelos, como o Kobo Aura e o Kobo Glo HD, mantêm-se como os mais vendidos.

A Kobo também dispõe de uma loja de eBooks, e, por isso, ter o seu leitor digital de livros conectado à internet é imprescindível se você tem um eBook.

Para conectar seu Kobo com a internet, siga estes passos:

  1. Na tela inicial, toque em Sincronizar
  2. Escolha a opção Sincronizar agora
  3. Escolha uma rede Wifi
  4. Insira a senha, caso o Wifi não seja público

Qual é o melhor eReader?

Na hora de escolher o melhor eBook, é preciso levar em consideração alguns pontos. Eles são:

  1. Tipo de tela: Se é antirreflexo e qual a sua polegada
  2. Peso: Até 200 gramas (recomendado)
  3. Capacidade de armazenamento (mínimo 4 GB)
  4. Se tem entrada para cartão de memória adicional
  5. Formatos compatíveis: Isso pode depender da marca, mas é importante que o eBook suporte os formatos padrões (PDF, HTML, TXT, DOC e DOCX)
  6. Conexões disponíveis: Mínimo USB e Wifi (verificar se inclui 3G)

Depois de conferir estas características técnicas, fica um pouco mais fácil escolher o melhor eReader para você. Na prática, tanto o Kindle quanto o Kobo são leitores completos, que vão se adequar às suas necessidades e os preços são também praticamente iguais. Caso nenhuma dessas duas marcas te convenceram, confira também os leitores digitais da companhia Lev.

Atualizado em