Internet via rádio vale a pena? O que é? Como funciona?

Internet via Rádio
Internet via Rádio

Quem mora afastado dos centros urbanos nem sempre tem acesso a todos os modelos de planos das operadoras. A internet banda larga via rádio é uma alternativa para estes usuários, pois possui cobertura nacional. A Selectra vai te explicar como ela funciona e tirar suas principais dúvidas!


Preciasa de ajudar para achar um plano de internet? Conte com a Selectra! Ligue grátis!

O que é internet via rádio?

A internet via rádio é uma das opções para quem vive afastado das grandes cidades, seja em áreas rurais ou litorais mais remotos. Este tipo de conexão precisa de menos infraestrutura do que a fibra óptica por exemplo, o que facilita sua instalação.

A conexão banda larga por rádio funciona através de ondas de radiofrequência emitidos por torres (POPs), que ficam em regiões mais altas. Esse sinal é captado pela antena instalada em uma residência ou uma empresa e será retransmitido para o modem de internet.

alt

Internet WiMAX Rádio

A palavra WiMAX significa Worldwide Interoperability for Microwave Acess (em tradução livre, Interoperabilidade Mundial para Acesso de Micro-Onda). Esse termo serve para designar um tipo de conexão sem fio bastante similar ao conhecido Wi-Fi, porém que possui maior alcance. Para se ter uma ideia, o raio de atuação do WiMAX pode atingir de 10 a 50 quilômetros, enquanto o do Wi-Fi fica restrito a menos de 100 metros.

A tecnologia WiMAX via rádio, porém, não é utilizada por todos os provedores de internet no Brasil.

Internet via rádio: vantagens e desvantagens

Todos os tipos de internet banda larga possuem seus aspectos positivos e negativos. Cabe ao usuário analisar atentamente todos eles e avaliar o custo benefício.

Vantagens

Um dos aspectos positivos da internet por rádio é que ela consegue chegar em locais mais afastados e que não possuem uma infraestrutura tão grande. Por este motivo, muitas pessoas conhecem essa tecnologia como internet rural. Mas, mesmo dentro dos centros urbanos, esse tipo de conexão pode ser útil para quem vive em bairros mais afastados.

Não é necessário ter uma rede de telefone fixo ou TV a cabo para ter acesso à rede via rádio. Os custos de manutenção costumam ser baixos se a instalação dos equipamentos for feita da maneira correta. A contrário das conexões com cabos, que podem se romper ou até mesmo serem roubados.

alt

Se comparada a internet via satélite ou a 4G, a vantagem dos planos via rádio é que eles costumam ter franquia ilimitada de dados. Ou seja, o cliente pode realizar todas as suas tarefas sem se preocupar em ficar sem internet.

Desvantagens

O lado negativo da internet via rádio é a sua instabilidade, principalmente em dias de chuva excessiva e ventos fortes.

O sinal de internet pode sofrer interferência de outras redes próximas na região ou se você morar em regiões muito baixas e com muitos prédios ao redor. Quanto mais alto for a sua localização e em um local mais aberto, melhor será a sua conexão de internet.

As velocidades da internet via rádio não são muito altas, variando na maioria das vezes entre 1MB e 10MB na internet residencial, podendo chegar até 20MB ou 30MB em alguns provedores em planos empresariais.

Por fim, os custos de instalação costumam ser altos, já que o cliente muitas vezes precisa comprar a antena para internet via rádio por conta própria.

Vale a pena?

Em resumo, se a sua região possui uma infraestrutura melhor, os planos de internet de fibra óptica ou cabo costumam ser mais vantajosos. Porém, se essas opções não estão disponíveis, a internet via rádio é uma alternativa sim.

Em se tratando de internet rural, a conexão por rádio costuma ser mais vantajosa que a via satélite, pois o preço da internet via rádio é bem mais baixo.

Internet lenta? Faça um teste de velocidade e veja como melhorar sua conexão!

Planos de internet via rádio

Os planos de internet por rádio são oferecidos por provedores locais de pequeno porte, do seu estado ou cidade. Em geral, grandes operadoras como Tim, Claro, Oi e Vivo focam em tecnologias como fibra óptica e ou internet via cabo.

Diferentemente da internet via satélite ou das redes móveis, os planos via rádio são sua maioria com dados ilimitados. Ou seja, você pode utilizar sua internet o dia inteiro sem se preocupar em contratar um pacote adicional.

Serviços ilegais Infelizmente existem algumas operadoras que realizam serviços ilegais de transmissão de internet via rádio. Por isso, antes de contratar um plano, entre no site da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) e verifique a legalidade do provedor.

Os planos de internet via rádio para residências possuem velocidade de 1MB a 10MB. Já no caso dos planos empresariais, essas velocidades ficam em torno de 20MB e 30MB. Antes de fechar um pacote com a sua operadora, não foque apenas na questão do preço e pense também se a quantidade de megas é suficiente para você realizar o que precisa.

Instalação da internet via rádio

Internet via rádio precisa de uma antena para funcionar. Muitas vezes os provedores de internet não fornecem este equipamento, ficando a cargo do cliente comprá-lo e operadora cuida da instalação dela e do modem de internet.

Para que o seu sinal funcione melhor, recomendamos que você escolha o lugar mais alto que puder para posicionar a sua antena e verifique se o equipamento foi instalado de forma correta, para que não ocorram problemas futuros.

A má instalação dos equipamentos pode trazer prejuízos não apenas para o consumidor, que terá uma internet ruim, mas também pode atrapalhar o sinal de outras antenas e prejudicar o tráfego aéreo.

Dica da Selectra! Antes de contratar o seu plano de internet via rádio, verifique a opinião de outros usuários sobre a operadora. Avalie se há muitas reclamações sobre a qualidade do sinal, se a instalação foi feita corretamente, sobre a qualidade de atendimento ao cliente, entre outros fatores. Isso pode prevenir futuras dores de cabeça.

FAQ | Perguntas frequentes sobre Internet Via Rádio

O que é internet via rádio?

Internet via rádio é um dos tipos de tecnologia usados para transmitir sinal banda larga, em especial para regiões mais afastadas como zonas rurais ou litorais mais remotos. Saiba mais.

Como funciona internet via rádio?

O provedor de internet instala uma torre de transmissão de ondas de rádio, que serão captadas por uma antena de internet via rádio instalada na residência ou empresa, que vai retransmitir este sinal para o modem de internet.

Qual a velocidade da internet via rádio?

As velocidades da internet via rádio residencial costumam ficar ente 1MB e 10MB. Já os planos de empresariais podem ir de 20MB a 30 MB.

Qual a principal vantagem da internet via rádio?

A principal vantagem da internet via rádio é que ela permite que pessoas que morem longe dos centros urbanos tenham acesso a banda larga. Ela também é ilimitada, ao contrário da internet via satélite ou 4G.

Atualizado em

Dicas e informações para você escolher o plano de internet ideal!

imagemimagem
O que dá para fazer com internet 100MB? Saiba a velociade de download e upload da internet de 100MB.
imagemimagem
Veja planos de Internet 200MB no seu CEP | O que dá para fazer com internet 200MB? Velocidade de download de 200MB…
Saiba qual a melhor internet para a sua casa
Conheça os melhores planos de internet residencial com fibra óptica e internet rural. Saiba qual a internet residen…
Saiba tudo sobre internet para home office
Saiba como escolher a melhor internet para trabalhar em casa. Veja qual a melhor velocidade para home office. Conex…

Compare os planos de Internet das principais operadoras: