Internet caiu! Como fazer para minha conexão voltar?

Sem internet ou internet caiu? Resolva aqui
Sem internet ou internet caiu? Resolva aqui

Ficar sem internet é um problema que todos já passamos alguma vez, uns até mais que outros... Mas você sabe como reconhecer a falha constante de conexão? Descubra aqui as dicas para identificar por que a internet caiu e como fazer voltar a conexão: funcionamento do modem/roteador Wifi, configuração do seu adaptador de rede, quesitos de segurança e proteção... Verifique com o nosso passo a passo o problema da sua banda larga!


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Fiquei sem internet... de novo!

internet caiu

Antes de passar às dicas para melhorar sua conexão, vale lembrar alguns pontos e verificar se realmente está sem internet ou se sua conexão teve um problema momentâneo. Verifique:

  1. Se digitou o endereço do site que quer acessar corretamente: quando inserimos o URL pode ser que tenhamos errado na digitação do nome do site. Resolva o problema acessando outros sites.
  2. Se ficou sem net ou foi apenas uma queda momentânea da sua conexão: Pode ser que pela configuração do seu adaptador de rede o seu dispositivo, neste caso o computador, não esteja recebendo a velocidade contratada. Abaixo, explicamos como resolver este problema.
  3. Se há limite na sua internet fixa ilimitada: Segundo regras da Anatel, as operadoras não podem limitar a velocidade de conexão da sua internet residencial.
  4. Se alguém desligou o roteador: Caso você não more sozinho, é possível que alguém tenha desligado ou resetado o modem/roteador Wifi. Certifique-se que foi assim, e descarte o problema de internet ruim. Foi só um susto!

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Claro Internet 50 Mega R$ 79,99/mês
Tim Live 60 Mega R$ 86,20/mês
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Claro Internet 250 Mega R$ 99,99/mês
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Vivo Fibra 300 Mega R$ 129,99/mês
Oi Fibra 400 Mega R$ 149,90/mês
Tim Live 500 Mega R$ 155,00/mês
Claro Internet 500 Mega R$ 159,99/mês
Tim Live 600 Mega R$ 189,00/mês
Vivo Fibra 600 Mega R$ 299,99/mês

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*Verifique a disponibilidade e validade das ofertas antes de contratar um plano de Internet.

Estas verificações podem parecer óbvias, mas no momento de estresse atrelado à falta de conexão, nem sempre damos por isso.

Se o problema continuar, então é mesmo uma questão de rede ou de capacidade do seu dispositivo.

Problemas com o roteador ou modem Wifi?

Um dos obstáculos mais frequentes nas quedas de conexão é justamente o correto funcionamento do seu aparelho Wifi. Faça o seguinte, caso tenha identificado que o roteador é o principal problema de conexão.

Reinicie o Wifi

Esta é sem dúvida uma prática ancestral na solução dos problemas com a net. Depois de desligar o roteador ou o modem, é importante esperar alguns minutos antes de reiniciá-los. Para isso, basta buscar o botão de desligar o Wifi, localizado geralmente atrás do aparelho, ou simplesmente desligue ele da tomada.

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Verifique o resto de dispositivos conectados

Se mesmo resetando o Wifi, o problema continua no seu computador, veja se isso ocorre também com outros aparelhos conectados à sua rede. Essa ação servirá para descartar que o problema é a conexão da internet banda larga, e sim do seu PC ou celular. Veja também se é necessário instalar o repetidor de sinal wifi.

Plugue o cabo do modem no seu computador

Se você tiver na sua casa ambos os aparelhos, modem e roteador, faça o seguinte: Plugue o cabo do modem, conectado ao seu roteador, no seu computador. Assim, você vai verificar se o problema é a distribuição da sua internet através do roteador (para isso, é necessário saber como configurar seu roteador); se ele provém do funcionamento do seu modem (resolva resetando o modem); ou se o problema é da conexão com seu provedor de internet (caso o LED do modem não fique acesa ou apareça uma luz vermelha intermitente).

Configuração do seu computador

Antes de ligar para a central de atendimento do seu provedor, veja se a configuração do seu computador, especificamente do seu adaptador de rede, mantém as especificações ótimas para o funcionamento da sua internet. Para resolver isto, faça o seguinte:

  • Configurar Adaptador de Rede: Windows 10
  • Abra o menu Iniciar e digite "Editar plano de energia"
  • Dentro do painel "Editar configurações do Plano", clique em Alterar configurações de energia avançadas
  • Na nova tela, acesse a opção Configurações de Adaptadores sem fio
  • Selecione Modo de economia de energia e escolha "Economia de energia máxima", e clique em "Aplicar"
  • Após ter feito isso, vá novamente ao menu Iniciar, e clique em Adaptador de rede
  • Selecione o seu adaptador de rede (geralmente aparece o tipo de conexão (wireless, por exemplo, junto à Network Adapter)
  • Vá até a aba "Gerenciamento de Energia" e desabilite a opção "O computador pode desligar o dispositivo para economizar energia"

Ainda não resolveu? Se o problema da conexão continuar, mesmo após ter feito estas configurações, você precisará baixar o driver do adaptador de rede mais adequado para seu equipamento. Para isso, pesquise no site da marca do seu computador qual é o driver do seu adaptador de rede e faça o download. É recomendável seguir este processo junto a um especialista do suporte técnico da sua marca, para não correr risco de perder outras configurações.

HD (disco rígido) e memória do computador

O HD ou disco rígido é o componente do seu PC que não perde nunca os dados armazenados nele. Isto é, se você desligar seu computador, os dados não serão eliminados. Esse componente é utilizado também para aumentar a memória RAM dos aparelhos. Para resolver, veja como ampliar sua memória RAM.

verificar problemas wifi

Vírus e proteção

Se você usa uma conexão doméstica sem senha Wifi, de acesso público, pode ser que outras pessoas estejam consumindo sua rede, sem seu consentimento. Além disso, este tipo de conexão aberta pode levar riscos para o estado do seu notebook, como a presença de malwares. Recorra a um bom antivírus para verificar o estado de segurança do aparelho, seja smartphone ou PC.

Precisa mudar de operadora?

Se mesmo depois de ter seguido todos estes passos, sua conexão continua caindo, entre imediatamente em contato com seu provedor, pela central de atendimento. Caso eles também não resolvam o problema, nada melhor que consultar o Podecomparar para escolher outro plano de internet.

Você também pode ver como cancelar seu pacote de banda larga.


FAQ | Perguntas frequentes sobre queda de internet

Qual a diferença entre modem e roteador?

O aparelho modem wifi recebe o sinal da sua operadora e conecta ele com seu computador. Já o roteador distribui o sinal, através de radiofrequências, para os aparelhos da sua casa, conectados ao sinal Wifi. Hoje, é frequente encontrar no mercado aparelhos híbridos, isto é, modem/roteador, que recebam e distribuam o sinal simultaneamente.

O modelo do meu modem pode impactar minha conexão?

Sim! Mesmo tendo em consideração que é preciso verificar outros aspectos, como os mencionados anteriormente, o modelo do seu modem ou até seu roteador pode impactar na conexão, principalmente se os aparelhos forem muito antigos.

Preciso comprar outro roteador?

Antes de acessar um site para comprar um novo roteador, veja as especificações do seu computador e da sua conexão com a internet. Nem sempre é necessário gastar em um aparelho novo, e nem sempre ele vai dar o resultado que você espera, principalmente se as configurações do seu PC não forem as ótimas para a conexão com a rede.

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