Algar e TIM firmam acordo para criar nova operadora digital

Atualizado em
min reading

Uma nova operadora virtual está para chegar ao mercado brasileiro. A Algar Telecom e TIM firmaram um acordo para se tornar uma MVNO autorizada e oferecer planos de celular no Brasil.

Selectra

Conheça os serviços da Algar Telecom!

Operadora digital Algar Telecom e TIM

Algar Telecom e TIM firmaram um acordo para a criação de uma nova operadora digital no Brasil, ampliando a atuação da empresa mineira em território nacional.

A Algar Telecom atualmente não possui o foco em pessoas físicas, atuando mais no setor de telecomunicações para empresas. Como operadora de celular, ela tem cobertura no Triângulo Mineiro e partes de Goiás, Mato Grosso do Sul e São Paulo. A Algar Telecom possui 1,6% do mercado de telefonia celular brasileiro, com cerca de 754 mil clientes.

O acordo da Algar Telecom foi firmado três dias após a homologação pela Anatel da oferta de MVNO da TIM. De acordo com Mario Girasole, vice-presidente de assuntos regulatórios da operadora italiana, o contrato foi baseado na nova oferta de atacado obrigatória e é um marco neste modelo de negócios no Brasil.

A comercialização de serviços da nova operadora digital da Algar Telecom ainda não foi liberada, pois a Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações) precisa conceder as aprovações regulatórias

No comunicado à imprensa, TIM e Algar Telecom não esclarecem qual o objetivo de negócios da nova operação virtual, mas os consumidores devem esperar atualizações nas próximas semanas.

O que são operadoras digitais?

Uma operadora digital ou MVNO é uma empresa de telecomunicações que oferecem serviços de telefonia móvel, mas não possuem uma rede própria. Por isso a necessidade dessas companhias firmarem acordos com as grandes operadoras que atuam no Brasil com cobertura nacional.

Para o consumidor, a vantagem das operadoras digitais é que elas aumentam a concorrência com as grandes prestadoras de serviço, possuem planos mais baratos e em modelos de planos mais personalizáveis.

Por comprarem a Oi Móvel, a Anatel obrigou que Claro, TIM e Vivo criassem ofertas públicas para a criação de operadoras móveis virtuais. A agência regulatória também obrigou que as empresas disponibilizassem um preço público para roaming nacional.

Outras operadoras digitais que também atuam no Brasil são a Veek e a Fluke