Melhor operadora de celular, Internet e TV de São Paulo
Todo ano, desde 2015, a Anatel divulga uma pesquisa de satisfação feita com os clientes de planos de telecomunicações. Confira, neste artigo, qual a melhor operadora de internet, celular e TV em São Paulo.
Destaques - Melhor operadora de Celular, Internet e TV por assinatura em São Paulo
Celular Pré-Pago
A Algar Telecom foi considerada a melhor operadora de pré-pago. Ver planos da Algar Telecom Pré-Pago
Celular Pós-Pago
A Claro teve a maior nota de satisfação geral nos planos de pós-pago. Confira os planos do Claro Pós.
Banda Larga Fixa
A Algar Telecom foi melhor avaliada na satisfação geral de internet fixa. Ver planos da Algar Internet
TV por Assinatura
A Vivo teve melhor desempenho no fator de satisfação dos planos de TV. Ver ofertas da Vivo TV
Satisfação geral em São Paulo - Pré pago
A Satisfação Geral dos clientes de planos pré-pagos em São Paulo é calculada através da média das notas dadas pelos clientes de cada empresa de telecomunicações. A nota pode variar de 0 a 10, 0 "totalmente insatisfeito" e 10 "totalmente satisfeito". Verifique no gráfico abaixo a operadora que foi melhor avaliada no seu estado:
É válido saber que o fator de satisfação geral avalia a experiência do comsumidor como um todo.
Segundo a pesquisa, a prestadora Algar Telecom foi considerada a melhor em serviços de celular pré-pagos em São Paulo, seguida pela Claro e Vivo.
Melhor operadora em São Paulo - Pré pago
Operadora | Satisfação Geral | Oferta e contratação | Funcionamento | Recarga | Canais atendimento | Capacidade de resolução |
---|---|---|---|---|---|---|
- | ||||||
- | - | - | - | - | ||
- | - | - | - | - | - |
Além da satisfação geral do clientes, outros indicadores também são avaliados, sendo eles: Oferta e contratação, funcionamento, cobrança, canais de atendimento e capacidade de resolução. Veja a nota que as operadoras receberam em cada indicador avaliado:
Operadora | Satisfação | Oferta e Contratação | Funcionamento | Recarga | Atendimento | Capacidade de Resolução |
---|---|---|---|---|---|---|
7,72 | 7,62 | 7,63 | 7,72 | 8,17 | 5,79 | |
7,43 | 7,20 | 7,84 | 7,30 | 7,11 | 5,77 | |
7,30 | 7,04 | 7,47 | 6,75 | 7,18 | 5,29 | |
7,23 | 7,02 | 7,14 | 7,18 | 7,05 | 5,24 | |
6,70 | 6,78 | 7,03 | 6,39 | 7,01 | 4,89 |
Quer saber o que cada indicador mede? Descubra na lista abaixo:
- Oferta e contratação: clareza em entender todos os serviços dos planos e se a operadora cumpre com tudo que está no contrato
- Funcionamento: ligações, internet 3G/4G e a velocidade da internet
- Recarga: preço cobrado na fatura versus valor do contrato e clareza da conta
- Canais de atendimento: todo os meios de atendimento (telefone, internet e nas lojas físicas)
- Capacidade de resolução: capacidade da operadora resolver as questões dos clientes
Gostou das notas da sua operadora em São Paulo?
Satisfação geral em São Paulo - Pós pago
Da mesma maneira que é calculado o grau de satisfação nos planos pré, os consumidores de ofertas pós avaliaram suas experiências nas operadoras por meio de notas, a média delas indica o resultado da pesquisa para mostrar qual a melhor operadora em São Paulo.
A nota pode variar de 0 a 10, sendo 0 "totalmente insatisfeito" e 10 "totalmente satisfeito". Confira no gráfico abaixo qual empresa de telecomunicações foi melhor avaliada em São Paulo:
Este indicador mensura a experiência do cliente com o serviço.
Segundo a pesquisa, a operadora Claro foi considerada a melhor nos pacotes pós-pagos em São Paulo, em segundo ficou a Vivo e em terceiro, Algar.
Melhor operadora em São Paulo - Pós pago
Operadora | Satisfação Geral | Oferta e contratação | Funcionamento | Cobrança | Canais atendimento | Capacidade de resolução |
---|---|---|---|---|---|---|
- | - | - | - | |||
- | - | - | - | - | - | |
- | - | |||||
- | - | - | - | - |
A Pesquisa de satisfação da Anatel também analisa outros aspectos, como: Oferta e contratação, funcionamento, cobrança, canais de atendimento e capacidade de resolução. Verifique a nota que cada empresa recebeu:
Operadora | Satisfação | Oferta e Contratação | Funcionamento | Cobrança | Atendimento | Capacidade de Resolução |
---|---|---|---|---|---|---|
7,95 | 7,88 | 8,04 | 8,03 | 7,82 | 7,00 | |
7,54 | 7,23 | 7,61 | 7,47 | 7,48 | 6,64 | |
7,48 | 7,79 | 7,51 | 7,92 | 8,17 | 7,14 | |
7,32 | 7,38 | 7,48 | 7,69 | 7,10 | 6,20 | |
7,40 | 7,88 | 7,36 | 8,36 | 7,90 | 6,80 | |
7,23 | 7,56 | 6,88 | 7,89 | 6,28 | 5,74 |
Caso tenha alguma dúvida sobre o que avalia cada fator, leia a lista abaixo com cada indicador avaliado:
- Oferta e contratação: facilidade de entender as ofertas
- Funcionamento: capacidade e qualidade das chamadas, disponibilidade de internet 3G/4G, capacidade da conectividade sem queda e a velocidade da internet
- Cobrança: preço cobrado na fatura comparado com valor do contrato e facilidade de entendimento da fatura
- Canais de atendimento: atendimento por chamada, online e nas lojas físicas
- Capacidade de resolução: capacidade da operadora resolver as solicitações dos usuários
Como a sua operadora foi avaliada no estado de São Paulo?
Satisfação geral em São Paulo - Internet
Assim como em celular, a satisfação geral dos clientes de internet banda larga é calculada pela média das notas dos clientes para a sua experiência com o serviço da prestadora de telecomunicações em São Paulo.
As notas podem variar de 0 a 10, sendo que 0 "Totalmente Insatisfeito" e 10 "Totalmente Satisfação". O gráfico mostra as notas de cada operadora, confira:
Como você pode ver, a operadora de internet melhor avaliada em São Paulo foi a Algar, logo vem Vivo e NET.
Melhor operadora em São Paulo - Internet
Operadora | Satisfação Geral | Oferta e contratação | Funcionamento | Cobrança | Canais atendimento | Capacidade de resolução | Reparo e instalação |
---|---|---|---|---|---|---|---|
- | |||||||
- | - | - | - | - | - | ||
- | - | - | - | - | - | - | |
- | - | - | - | - | - |
A Pesquisa de satisfação da Anatel avalia outros indicadores em relação ao serviço de internet, como:
- Satisfação Geral
- Oferta e contratação
- Funcionamento
- Cobrança
- Canais de atendimento
- Capacidade de resolução
- Reparo e instalação
Confira a nota de cada operadora:
Operadoras | Satisfação Geral | Oferta e contratação | Funcionamento | Cobrança | Canais de atendimento | Capacidade de resolução | Reparo e instalação |
---|---|---|---|---|---|---|---|
7,10 | 7,27 | 6,89 | 7,61 | 7,73 | 6,88 | 7,82 | |
6,82 | 7,01 | 6,59 | 7,37 | 7,35 | 6,55 | 7,54 | |
6,62 | 6,55 | 6,65 | 7,18 | 6,38 | 5,98 | 7,11 | |
6,61 | 6,48 | 6,89 | 6,73 | 5,79 | 5,19 | 5,64 | |
5,85 | 6,25 | 5,64 | 5,99 | 6,99 | 5,72 | 6,25 | |
5,43 | 6,27 | 5,43 | 7,13 | 7,28 | 5,82 | 5,99 |
Para facilitar, fizemos uma lista com a definição de cada requisito:
- Reação do usuário: taxa de reclamações e a taxa de reclamações feitas na Anatel
- Rede: velocidades de latência, velocidade de upload e download
- Atendimento: taxa referente ao serviço final
Como a sua prestadora de internet foi avaliada em São Paulo?
Satisfação geral em São Paulo - TV por assinatura
O indicador de satisfação geral é considerado um dos mais importantes da pesquisa, por isso é o com maior peso para escolher a melhor operadora do serviço de TV em São Paulo. A nota é calculada com base na média das nota dadas pelos seus usuários. Este fator avalia a satisfação do consumidor em relação a sua experiência com o plano.
O gráfico a seguir demonstra o resultado da pesquisa para este indicador:
Vale ressaltar que a nota pode variar de 0 a 10, sendo a nota 0 para "totalmente insatifeito" e 10 para "totalmente satisfeito". De acordo com o resultado da pesquisa, em São Paulo, a empresa Vivo foi considerada a melhor em TV por assinatura, em seguida vem Sky e Claro.
Melhor operadora em São Paulo - TV por assinatura
Operadora | Satisfação Geral | Oferta e contratação | Funcionamento | Cobrança | Canais atendimento | Capacidade de resolução | Reparo e instalação |
---|---|---|---|---|---|---|---|
- | - | ||||||
- | |||||||
- | - | - | - |
A Anatel também analisa outros requisitos relacionados ao serviço de televisão por assinatura. Verifique na tabela a nota de cada operadora para os outros indicadores.
Operadoras | Satisfação Geral | Oferta e contratação | Funcionamento | Cobrança | Canais de atendimento | Capacidade de resolução | Reparo e instalação |
---|---|---|---|---|---|---|---|
7,54 | 7,44 | 8,34 | 7,53 | 7,38 | 6,98 | 8,15 | |
7,37 | 7,27 | 8,38 | 7,35 | 6,82 | 6,67 | 7,91 | |
7,08 | 7,32 | 7,98 | 7,58 | 6,85 | 6,65 | 8,19 | |
6,82 | 7,01 | 8,12 | 7,47 | 7,15 | 6,39 | 7,83 |
Leia a lista a seguir com a definição de cada fator avaliado:
- Canais de Atendimento: atendimento telefônico, online e pessoal
- Capacidade de Resolução: capacidade de resolver problemas dos consumidores
- Cobrança: clareza das informações na conta e preço cobrado pelo serviço
- Funcionamento: disponibilidade e qualidade da imagem
- Ofertas e contratação: informações do plano da publicidade comparado ao serviço prestado
- Reparo e instalação: qualidade das visitas técnicas e prazos da empresa
Como a sua operadora de TV foi avaliada em São Paulo? Não muito bem, compare os planos das outras prestadoras.
Pesquisa de Satisfação 2019 ANATEL
Desde 2015, a Anatel divulga uma Pesquisa de Satisfação feita com os clientes que utilizam serviços de telecomunicações. A pesquisa visa amenizar os anseios dos consumidores, que na grande parte das vezes, já tiveram alguma experiência ruim com a sua prestadora.
Por isso, anualmente, a Anatel faz a pesquisa que avalia a percepção de qualidade em vários indicadores dos serviços de:
- Telefone Móvel (pré e pós)
- Internet banda larga
- TV por assinatura
- Telefone fixa
Mais ou menos de 90 mil pessoas participam da pesquisa, avaliando as suas respectivas operadoras. As notas são extraídas por meio de entrevistas telefônica e de forma totalmente aleatória. Em 2019, a Agência recolheu os dados do dia 9 de julho até novembro. Os resultados saem no primeiro trimestre do ano. Neste ano, os resultados foram divulgados no dia 12 de fevereiro. A Anatel analisou clientes de 11 operadoras e a análise é feita a para todo o Brasil e por estado.