Vivo Portabilidade | Como solicitar e manter número
O processo de Portabilidade é uma gestão que permite levar sua linha de uma operadora a outra. Uma das suas grandes vantagens é poder conservar seu número de telefone apesar de mudar de operadora. Quer vir pra Vivo? Nós te contaremos como fazer seu Vivo Portabilidade.

O que é o Vivo Portabilidade?
A portabilidade é o processo que possibilita usuários de telefonia móvel ou fixa trocar de operadora e manter o número de telefone. Ou seja, de forma muito fácil você pode trocar de operadora. E isso é lei no Brasil. Essas leis existem para proteger seu direito de manter seu número e garantir que o processo seja rápido.
Existem alguns passos rápidos e práticos para mudar de operadora. Te contaremos sobre o passo-a-passo do Vivo Portabilidade.
Na Vivo Portabilidade, você pode solicitar a qualquer momento e trocar de operadora quantas vezes quiser, sem necessidade de comunicar a sua operadora atual. Em um prazo de 3 dias úteis a portabilidade estará validada. O procedimento para Vivo Telefone é grátis (o único custo que você terá será a compra do seu novo Chip da Vivo), já para Vivo Fixo será cobrada a instalação.
Importante: Caso você deseje a portabilidade, não há necessidade de cancelar o serviço na sua antiga operadora. Isso acontece de forma automática quando é solicitado a portabilidade vivo.Inclusive, a portabilidade só é possível quando há uma linha ativa, ou seja, se você cancelar o seu número anterior, não será possível realizar a portabilidade para um novo mantendo o mesmo número.
Como fazer a Vivo Portabilidade para Pós Pago?
Para solicitar a portabilidade Vivo Pós ou Vivo Controle, é necessário que assine um dos planos Vivo celular e depois entre em contato com a Vivo para solicitar a sua portabilidade.
Depois disso, basta você deve acessar o site da loja Vivo e clicar em "Trazer meu número para a Vivo."
Será necessário preencher um campo com seu número de telefone. A partir daí, é só seguir as instruções para fazer sua portabilidade online.
Como fazer a Vivo Portabilidade para Pré Pago?
Para se tornar um Vivo Pré mantendo seu número atual você deverá possuir um chip de outra operadora e também um chip virgem da Vivo, ou seja, sem número.
Abaixo deixamos o passo-a-passo para efetuar sua portabilidade. O processo é feito por SMS.
- Com seu novo chip Vivo, envie um SMS para 7678. Na mensagem deve constar: Seu DDD + número de celular (da operadora atual).
- Você receberá um código de confirmação via SMS no chip da antiga operadora. Anote este código, você precisará dele.
- No seu novo chip Vivo você receberá também um SMS pedindo pra que você insira o código de confirmação recebido. Responda o SMS e confirme.
- Após isso, você receberá um SMS para confirmação do uso de seus dados cadastrais.
- Cheque seus dados cadastrais e se estiver tudo correto, responda "SIM", para confirmar a solicitação da portabilidade.
- Anote o número de protocolo que receberá via SMS e aguarde 2 horas para usar o seu novo chip Vivo.
O novo chip da Vivo irá funcionar como um Vivo Pré Pago, com o pacote de ofertas comum oferecido pela Vivo.
Como fazer a Vivo portabilidade para Fixo?
Para solicitar a portabilidade Vivo Fixo é necessário que você entre em contato com a central de atendimento Vivo através do número Vivo para 103 15. Para falar com um atendente, será preciso informar seu CEP e número da residência.
Você também tem a opção de ir a uma Loja Vivo e solicitar a portabilidade. Para isso será necessário levar o RG, CPF e comprovante de residência do titular da conta.
O procedimento para Vivo Fixo é grátis, porém será cobrada a instalação, já que para ter acesso aos serviços Vivo Fixo é necessário o cabeamento.
Como consulto o status da minha solicitação Vivo Portabilidade?
Para consultar qual o status do seu processo portabilidade Vivo, é só entrar no site da operadora e informar o número de telefone para o qual você registrou a sua portabilidade. E, quando a portabilidade for confirmada, você receberá um SMS da própria Vivo.

Posso cancelar minha solicitação de Portabilidade?
Solicitou a portabilidade mas desistiu? Sim, você pode voltar atrás e cancelar sua solicitação.
Dentro de um prazo de até dois dias, você poderá pedir a para cancelar ou reagendar a sua vivo portabilidade. Para isso, basta acessar o site da Vivo e procurar o atendimento online via chat. Você também pode ir até uma das lojas físicas da Vivo e resolver o seu problema.
Atendimento Vivo Portabilidade
O serviço de atendimento ao cliente Vivo está adaptado aos dias atuais e inclui vários canais de comunicação.
A Vivo disponibiliza uma série de telefones para Atenção ao Cliente, com o objetivo de solucionar rapidamente dúvidas e problemas técnicos. Abaixo, detalhamos os números de telefone Vivo a disposição de seus clientes:

Atendimento Vivo 24h / 7 dias da semana - todas as ligações abaixo são gratuitas.
💬 NÚMEROS VIVO MÓVEL | 📞 TELEFONE |
---|---|
Telefone para clientes Vivo Móvel | *8486 |
Telefone para não clientes Vivo Móvel | 1058 |
Telefone para Vivo Móvel Direto de aparelhos TDD, apoio a deficientes auditivos | 142 |
Vivo Fixo | 103 15 |
FAQ - Perguntas Frequentes sobre Portabilidade para a Vivo
Faça a portabilidade para Vivo através do telefone ou pelo site da oficial da operadora.
Caso você esteja fazendo a portabilidade para os planos pós ou controle, o processo todo é gratuito. No caso de portabilidade para o Vivo Pré, é necessário adquirir um chip da operadora antes de iniciar o procedimento.
A portabilidade para a Vivo pode demorar até 3 dias úteis para ser concluída, mas em muitos casos o processo é concluído antes deste prazo.
Não, sua linha antiga precisa estar ativa para que o processo de portabilidade seja concluído. Sua conta anterior na antiga operadora será cancelada automaticamente ao fim do processo.