Conexões em uma casa nova: Custo, Tempo e Passos

Conexão em casa nova
Conexão em casa nova

Você está mudando para uma nova casa e quer se conectar ao telefone e à Internet? Você precisa instalar uma nova linha de A a Z? Custo, tempo, passos... Fique ligado: Te contamos tudo!


Conectando as redes em uma nova casa

Quando você se muda de casa, você precisa de uma conexão telefônica para conectar seu modem ADSL, independentemente do operador que você escolheu. Ou você pode escolher outra tecnologia mais moderna e mais eficiente: a fibra óptica. Porém há uma condição: estar em uma "área elegível", isto é, dentro da cobertura.

No caso que você viva em um lugar mais isolado, a fibra ainda não está disponível e ADSL será a opção possível e que te atenderá bem.

ADSL e fibra: Então, esta é a primeira escolha que você fará, de acordo com suas necessidades: determinar qual é a melhor tecnologia disponível no lugar que você escolheu para morar e qual operadora oferece a melhor oferta usando esta tecnologia. Vamos rever para você estas diferentes possibilidades e te dar o passo-a-passo para a instalação das suas redes de conexõ em uma casa nova.


conexões

Infraestrutura de conexões

A coisa mais fácil de fazer, depois de determinar a tecnologia é pensar nas conexões que serão necessárias.

No caso que você esteja se mudando para uma casa: Uma dica para economizar dinheiro é fazer a conexão com a rede telefônica/internet ao mesmo tempo que a instalação de eletricidade e água! O agrupamento de terraplenagem permite simplificar as operações e minimizar seu custo.

Outro termo técnico que você encontrará frequentemente é o P.A.R. : o ponto de acesso da rede. É um simples "suporte" localizado na via pública: é aqui que a sua instalação deve estar conectada. Por isso, é essencial conhecer a sua localização para a conexão do telefone.

Se você estiver se mudando a um apartamento, boas notícias: o fornecimento de um edifício permite obter economias significativas já que é pensado em um agrupamento de recursos.

O que você precisa saber é bem simples: seu prédio já tem (ou terá em breve) um ponto de ponto de encontro e um riser. O ponto de encontro, localizado geralmente ao pé do edifício, permite a conexão entre o cabo do riser e o cabo do operador, que vem de P.A.R. (lembrete: o ponto de acesso da rede). Quando esta instalação estiver completa, basta perguntar a operadora de sua preferência por uma conexão ao cabo riser.

A criação de sua linha telefônica fixa requer a movimentação de um técnico. Essa visita é essencial para conectar seu telefone residencial e sincronizar o sinal. Na maioria das vezes, o técnico que irá intervir será capaz de conectar sua linha diretamente a uma caixa localizada no seu patamar.

Conexão telefônica ou de internet: Subterrânea ou suspensa?

Como você sabe agora, a linha telefônica refere-se a todo o trabalho necessário para se conectar à rede da sua operadora. Isto permite a instalação de cabos desde o ponto de conexão da rede até sua casa. Esta conexão telefônica pode ser subterrânea ou suspensa. A opção mais recomendada é a conexão subterrânea. Sua primeira vantagem é estética, já que faz desaparecer os cabos: um grande benefício para a paisagem! Outra vantagem, pode ser realizada ao mesmo tempo que o fornecimento de água e eletricidade para reduzir custos. Finalmente, como regra, não oferece nenhuma dificuldade técnica particular.

Às vezes, no entanto, a disposição do terreno requer uma conexão suspensa. Boas notícias, o custo da instalação é um pouco menor do que a oferta subterrânea. Negativo por outro lado, impõe uma série de restrições técnicas e administrativas: na verdade, a altura deve ser sempre de mais de 4 metros. Além disso, você deve solicitar autorização à prefeitura antes de poder realizar este trabalho.


conexões

Conexão de rede: Quanto custa?

Basicamente, a regra que prevalece para saber quem paga o que é simples: em sua propriedade, o trabalho é de sua responsabilidade. No domínio público, é a operadora que deve assumir o trabalho.

Na realidade a maior parte do trabalho é faturada pela operadora, incluindo a conexão entre sua casa e o centro local da companhia, ainda localizada no domínio público.

Naturalmente, as taxas da linha telefônica permanecem aplicadas pelas operadoras, além dos custos para construir a conexão em sua propriedade, que é de sua total responsabilidade. Este custo não é o mesmo de um operadora para outra, é melhor saber com antecedência quanto é cobrada a criação e abertura de sua linha telefônica.

Ofertas em conexões: ADSL ou Fibra?

Se optar por ligar o telefone da sua nova casa à rede ADSL, você terá muitas opções em operadoras que escolher. Verifique em nosso site as operadoras para conhecer todas as ofertas.

Atualmente, a rede de fios de cobre ADSL estão sendo gradualmente substituída por fibra. Então, não importa onde você escolha viver, a conexão de fibra não será uma realidade muito distante. Muitas casas já possuem conexões de fibra óptica. Mais uma vez, o primeiro passo será verificar sua elegibilidade com a operadora de sua escolha. As operadoras oferecem seu mapa de cobertura em seu site, para que você possa escolher a melhor solução para suas necessidades. Para localizá-lo, você só precisa indicar o endereço da sua futura casa.

Você tem sorte de ter escolhido um município onde a fibra está sendo implantada? Parabéns, porque quando a fibra chegar ao seu endereço, se sua adução estiver pronta, ela poderá ser conectada à sua casa pelos técnicos da operadora da rede. Você não terá mais trabalho a fazer: para promover a modernização do equipamento, a construção de sua linha telefônica será apoiada pela operadora.

Atualizado em