O que é Hotspot? Internet grátis fora de casa

Atualizado em
min reading
hotspot
hotspot

Um dos benefícios de assinar um plano de internet é que algumas operadoras dispõem de hotspots, que são pontos de internet fixados em locais públicos. Por meio deles, você pode acessar à internet gratuitamente fora de sua casa. Algumas operadoras como a Vivo, a Oi, a Claro e a TIM possuem hotspots espalhados em diversos locais da sua cidade, como principais ruas, restaurantes e aeroportos.

Usar internet fora de casa já é unanimidade. Não importa se o intuito é trabalhar, assistir algum filme ou série, jogar ou apenas trocar mensagens por meio de aplicativos, todos querem ter acesso à internet nos locais públicos. Para isso, existem várias maneiras de se conectar com seus dispositivos móveis: utilizando algum serviço de assinatura de Banda Larga Móvel ou os dados móveis do pacote de internet do seu smartphone. Entretanto, esses dois serviços são pagos e, além disso, possuem limites de utilização da internet.

Para beneficiar seus clientes, algumas operadoras têm equipamentos de internet distribuídos pelo Brasil, capazes de transmitir sinal de wifi. Esses aparelhos chamam-se hotspots e, por meio deles, os clientes podem entrar na internet de forma gratuita em vários locais públicos.

Hotspots: Internet grátis fora de casa

Para ter acesso aos hotspots brasileiros das principais operadoras de telefonia, você precisa ser cliente de algum plano da operadora escolhida que dê direito a entrar nas redes de wifi disponíveis. Dessa forma, você terá internet grátis no seu dispositivo móvel através dos milhares de hotspots, também conhecidos como pontos de acesso, espalhados pelo país.

  • Benefícios dos Hotspots:
  • Acesso gratuito à internet
  • Utilização ilimitada, sem consumir dos seus dados móveis
  • Disponível em milhares de locais espalhados pelo Brasil
  • Também disponível no exterior
  • Acesso automático pelos aplicativos

Como funciona a internet dos Hotspots?

hotspot conexão

O funcionamento dos hotspots brasileiros pode sofrer variações de acordo com a operadora, mas a lógica da conexão é a mesma. Existem milhares de hotspots espalhados pelo Brasil e pelo exterior do país, que transmitem sinal de wifi gratuito para os clientes das operadoras, disponibilizando acesso à internet sem que seja necessário gastar a franquia de internet móvel.

Caso você seja um cliente de internet fixa ou de Banda Larga Móvel, ainda assim poderá ter acesso aos pontos de internet distribuídos país afora pelas operadoras. E, ao baixar os aplicativos correspondentes aos Hotspots (Oi WiFi, NET Claro WiFi, TIM WiFi e Vivo Wifi), você pode configurá-los para conectar seu smartphone automaticamente a uma rede disponível.

Confira abaixo como pode acessar à internet gratuita fora de casa pelas operadoras Vivo, TIM, Claro e Oi.

Vivo WiFi

hotspot vivo

Os pontos de internet públicos da Vivo oferecem a rede gratuitamente para clientes Vivo pré-pago, pós-pago, controle ou banda larga. Os hotspots da Vivo estão espalhados em diversos locais, como aeroportos, shoppings, universidades, hospitais e restaurantes.

Para se conectar à Vivo Wifi, o cliente vivo terá que estar em um local que tenha cobertura Vivo Wifi. Em seguida, precisa ativar a Wifi do dispositivo móvel que pretende conectar (smartphone, tablet ou notebook), selecionar a rede Vivo WiFi na lista das redes disponíveis e clicar em “conectar”. Feito isso, será uma aberta uma página onde o cliente precisa inserir o número do celular Vivo e o login e senha do Meu Vivo. Dessa forma, o cliente vivo navega à vontade na internet, economizando seu pacote de dados móveis. Para obter o login e a senha do Meu Vivo, o cliente pode realizar um cadastro gratuito no site da operadora.

TIM WiFi

hotspot tim

A operadora TIM também oferece o serviço de internet por Hotspots para que você fique conectado em locais de grande circulação, de forma segura. O serviço chama-se TIM WiFi e está disponível em estádios de futebol, aeroportos e estabelecimentos comerciais. Os clientes TIM podem entrar na rede pelo sistema de autenticação automática.

O serviço é gratuito e não consome a franquia de dados do cliente, oferecendo uma melhor navegabilidade em locais onde a cobertura é baixa ou onde não existe rede de dados móveis (3G e 4G).

Na TIM, o cliente que possuir um aparelho compatível com a rede e estiver numa área que exista um hotspot TIM Wifi, será automaticamente direcionado para o Portal Tim Wifi, onde poderá escolher a forma de acesso à rede Tim WiFi.

Caso o cliente TIM queira conectar-se automaticamente às redes Tim Wifi nos locais onde houver disponibilidade, basta baixar o app gratuito Tim WiFi, que funciona apenas na plataforma Android. Para entrar no aplicativo, será necessário inserir o login e a senha (que é a mesma usada para acessar o Meu TIM) e, daí em diante, a conexão será automática. No app, você também pode conferir o mapa de Hotspots da TIM.

Net Claro WiFi

hotspot claro

O serviço de Hotspot da Claro se chama #NET-CLARO-WIFI. Com ele, clientes NET e Claro podem usar a internet gratuitamente, por meio dos milhares de pontos de acesso Wifi dispostos nas ruas, bares, aeroportos e restaurantes.

Para se conectar, primeiro você deve encontrar a rede #NET-CLARO-WIFI no seu celular, notebook ou tablet. Em seguida, selecioná-la e, na página de acesso à rede, deve inserir os mesmos login e senha que usa para entrar no Minha Claro Móvel ou Minha Claro Residencial (antigo Minha NET). O acesso será liberado e você poderá navegar à vontade.

Oi WiFi

hotspot oi

A operadora Oi conta com mais de 2 milhões de pontos de hotspots em todo o Brasil para que você possa usar internet gratuita nos seus aparelhos móveis sem gastar da sua franquia de dados. O tráfego da Oi é ilimitado, com navegação segura e facilidade de acesso.

O acesso ilimitado à rede Oi WiFi está disponível para os clientes Oi que aderiram a um dos seguintes planos: Banda Larga (todos os planos); Internet pra Celular (todos os planos); Internet Móvel (todos os planos); Combo (todos os planos), Voz Total (todos os planos); Pós-Pago (todos os planos); Controle (todos os planos); Pré-pago (cliente pré-pago da Oi tem acesso à rede Oi WiFi apenas durante a vigência da oferta contratada); Oi Conta Total Mais Conectado; Oi Conta Total Smartphone; Oi Mais Conectado e Oi Smartphone.

Nos celulares e tablets, é possível entrar na rede Oi WiFi através do aplicativo gratuito Oi WiFi, disponível para as plataformas Android e iOS. No app, você preencherá um cadastro com seu número Oi com DDD ou usuário Oi WiFi e senha. Se não tiver uma senha cadastrada, é possível preencher com seu CPF ou CNPJ e, em seguida, clicar em salvar. Feito isso, você será conectado à rede que tiver disponível.

Caso deseje ser avisado quando houver uma rede Oi WiFi disponível, você pode selecionar no aplicativo a Autenticação Automática, Priorização de Rede e Receber Notificação. Dessa maneira, você será notificado toda vez que seu aparelho encontrar uma rede Oi WiFi.

Dúvidas sobre Hotspots?

Um especialista resolverá todas as suas dúvidas e ajudará na comparação de preços dos diferentes planos de telecomunicações.Serviço Gratuito!

Fique sempre atualizado!

Receba a nossa Newsletter com as melhores dicas para economizar nas contas de celular, TV por assinatura e Internet.

Compare e escolha o plano de internet ideal!

Planos Internet Way com fibra óptica residenciais e empresariais. Confira cobertura e canais de atendimento.
Compare os planos de internet banda larga da Vivo Fibra e Oi Fibra: velocidade, preços, benefícios e cobertura.
Qual a melhor internet residencial: Vivo Fibra ou Claro Internet? Compare preços, benefícios inclusos e cobertura.
A internet de 1GB vale a pena? O que dá para fazer com 1GB de velocidade, qual o preço e planos disponíveis.