5 dicas para mudar de operadora de internet

Atualizado em
min reading

Conexão ruim, mal atendimento da operadora, velocidade que não é igual à que foi contratada... Existem muitos motivos para você não estar satisfeito com o serviço da sua operadora. Se esse for seu caso, saiba que trocar de operadora é uma tarefa bem simples. Entenda aqui algumas dicas para escolher a melhor conexão à internet na sua residência.

Cancelar internet


cancelar internet

Caso você tenha encontrado outro provedor de internet que oferece um preço mais atrativo, um pacote melhor ou um serviço mais eficiente, mudar de operadora é uma ótima opção. Você pode trocar a sua operadora via web, por telefone ou por escrito numa loja física.

Hoje, os usuários somos cada vez mais exigentes. Primeiro, porque buscamos sempre a melhor opção para nós e segundo, porque com tantas ofertas e planos de telecomunicações no mercado, é muito difícil escolher o melhor plano de internet banda larga. Para facilitar, vamos compartilhar com você algumas dicas para trocar de internet.

Internet sem fidelidade

Na hora de assinar um contrato de adesão de banda larga é importante saber sempre se nas condições aparece a palavra fidelidade ou fidelização. Caso você tenha assinado um contrato com fidelidade com sua atual operadora, você deve saber que, se quiser finalizar seu contrato com ela, será necessário pagar uma multa. Esta cobrança, geralmente, é proporcional ao período restante do contrato.

Comparar planos de internet antes de cancelar

Se finalmente você resolveu "se divorciar" da sua operadora de internet (fibra ou a cabo), uma boa dica é primeiro comparar os planos de internet do mercado, para que, na hora de fazer o cancelamento, você já saiba qual é a oferta que melhor se adequa às suas necessidades.

Conferir a qualidade da internet e o serviço

Muitas vezes, pensamos que por ser mais barato, o plano de banda larga que contratamos é o melhor para nós. Mas, na verdade, não funciona bem assim. Se você quiser analisar bem uma operadora, siga alguns destes conselhos:

  1. Busque opiniões de clientes
  2. Verifique a cobertura da operadora que você contratou. Às vezes, uma operadora regional pode suprir suas necessidades melhor que uma grande operadora.
  3. Veja se existe algum tipo de desconto ou condição especial no seu caso, por exemplo, estar inscrito no Cadastro Único

Seguindo estes conselhos, você poderá ter um melhor plano de internet em casa.

Ligar para área de cancelamentos

Antes de finalizar seu contrato com uma operadora, espere e ouça o que ela tem a te dizer. Sim, se você já buscou por um plano de internet mais barato ou melhor e conferiu que a qualidade do serviço supre as suas necessidades, então chegou a hora de ligar para a área de cancelamentos da tua operadora atual. Quer saber o porquê? Ligando para um atendente da área de cancelamento, você vai poder explicar, ponto por ponto, a oferta da nova operadora. Na área de cancelamento, os atendentes, têm que tentar "segurar" o cliente para ele não mudar. Por isso, tenta negociar sua oferta de internet e ver se eles conseguem melhorar a que você pesquisou anteriormente. Se a resposta for não, o próximo passo é fazer a portabilidade e mudar de operadora.


portabilidade no cancelamento

Portabilidade na hora do cancelamento

Para poder ter o mesmo número de telefone fixo, caso o tenha contratado com o plano de internet, é preciso que você faça a portabilidade numérica. O tempo que pode demorar uma operadora em realizar essa mudança varia entre cada companhia. O normal são 7 dias úteis. Então, já sabe, se tiver algum problema com uma operadora, melhor ter outro plano na mão com outra empresa gerenciando sua portabilidade. Assim, você vai evitar ficar muitos dias sem internet em casa.

Compare e escolha o plano de internet ideal!

Planos Internet Way com fibra óptica residenciais e empresariais. Confira cobertura e canais de atendimento.
Compare os planos de internet banda larga da Vivo Fibra e Oi Fibra: velocidade, preços, benefícios e cobertura.
Qual a melhor internet residencial: Vivo Fibra ou Claro Internet? Compare preços, benefícios inclusos e cobertura.
A internet de 1GB vale a pena? O que dá para fazer com 1GB de velocidade, qual o preço e planos disponíveis.