Qual é a melhor internet banda larga para você?

dicas-bandalarga

O que você deve considerar na hora de escolher a melhor oferta de internet e telefone fixo. Qual o seu perfil? Você é mais de economizar, de falar pelo telefone ou é mais caseiro?


 

 


Cientificamente comprovado: escolher a melhor oferta de ADSL, fixo e móvel é, atualmente, uma das principais causas da dor de cabeça dos brasileiros, perdendo unicamente para duas coisas:

  1. Tentar montar em casa e sozinho aqueles móveis de design “simples”
  2. Entrar em um Shopping Center em pleno sábado de Natal
duvida

A disputa entre as operadoras para ter a maior fatia do bolo faz com que haja, hoje, uma grande variedade de atrativas ofertas de planos de internet e telefone. A boa notícia é que o leque de opções é cada vez mais amplo, a notícia ruim é que os usuários acabam se perdendo entre tantos megas e centavos por minuto.

Não entre em pânico. Respire fundo, pegue um papel e uma caneta (como fazem nos filmes, e funciona!) e reflita sobre os prós e os contras de cada opção. Ainda que o nosso primeiro impulso seja escolher a opção mais barata, às vezes pode ser que nos compense pagar um pouco mais e assim poder contar com outros quantos benefícios. Quando vamos comprar um carro, um casaco ou um filé mignon, pensamos no uso que vamos a este produto. Com as ofertas de ADSL, fixo e móvel deveríamos pensar do mesmo jeito. Quais as nossas necessidades e preferências pessoais? Que tipo de usuário sou eu?

O que quer ser livre

Às vezes, contratar um plano ou qualquer produto de telefonia, nos da a sensação de estarmos casando com a companhia. Por isso, esteja atento às condições de permanência antes de optar por uma ou outra operadora. Algumas não exigem tempo mínimo de permanência, mas há outras que, por sua vez, podem exigir até 24 meses de fidelidade. Se você tem planos de morar fora em breve ou se simplesmente é do time que costuma mudar de operadora regularmente, provavelmente te compense escolher uma ADSL que não exija nenhum tipo de permanência.

O prático

Todas as ofertas parecem iguais para você que é um usuário ocasional de Internet. O que você busca em uma companhia é que ela te ofereça todos os benefícios para não tomar nenhum susto na fatura mensal e que, tanto o serviço técnico quanto a atenção ao cliente, sejam eficazes. Se for assim, você deverá ponderar o preço final, estando atento se incluem ou não a taxa de contratação pela linha e, o mais subjetivo, qual seria a operadora que oferece a melhor atenção pós-venda.

O falante

Você é do tipo que adora passar horas falando pelo telefone com seus amigos ou precisa fazer isso em função do seu trabalho.

Se este é o seu caso, um pacote interessante seria algum que te ofereça ADSL com muitos minutos de chamadas, que você os possa consumir do seu smartphone mas que inclua, também, um bônus de chamadas de fixo para celular.

O caseiro

Se você é dos que se conectam na maioria das vezes do computador de casa, o principal fator a levar em conta é a quantidade de megas que te oferecem, sem perder de vista o uso que você faz da Internet. Se unicamente se conecta para consultar e-mail, fazer algumas pesquisas e ler jornais, talvez você não precise contratar a maior velocidade e possa escolher uma tarifa mais econômica. É importante considerar a velocidade de download e de upload, inclusive se você trabalha desde casa e precisa enviar frequentemente arquivos pesados por e-mail. Neste caso é interessante que você conheça também as opções e ofertas de fibra ótica.

O que nunca está em casa

economizar

Se este é o seu caso, provavelmente você é um “dependente” do celular, um usuário habitual dos aplicativos de mensagens e que navega, grande parte do tempo, do seu próprio smartphone. Te aconselhamos escolher um plano que te ofereça mais megas móveis e minutos de chamada. Sem dúvida nenhuma um plano assim será muito mais útil do que aquele pacote de ADSL de altíssima velocidade que que você tem em encostado no canto da sala, juntando teias de aranha.

O familiar

Se tratando de um casal ou de uma família, busque a operadora que te ofereça a melhor oferta para duas ou mais linhas móveis adicionais. Neste caso você deverá avaliar qual o uso que dará a cada uma dessas linhas, ou seja, se será um consumo moderado tanto de dados quanto de minutos ou se precisará contratar um planos de chamadas ilimitados e mais megas para navegar.

O antiquado

Você se conecta do computador da sua casa para o básico e acredita que o telefone serve para falar o necessário. Não sabe o que são os aplicativos de mensagens instantâneas e justamente por isso não te faz a menor falta. Se você se identifica como essa descrição, escolha um plano que te ofereça mais minutos por menos preço e, de ser possível, que inclua envios de SMS grátis (sim, ainda existem pessoas que enviam SMS).

É importante saber que, em determinados momentos do ano, as operadoras lançam ofertas especiais que podem incluir canais de televisão, tablets e outros extras. Se você ainda não optou por nenhuma delas, talvez essas vantagens adicionais podem te ajudar a decidir. Não contrate a primeira oferta que te ofereçam por preguiça pesquisar. Com uma boa dose de paciência e um papel e uma caneta em mãos, faça o levantamento das melhores ofertas. Leve em consideração os prós e os contras de cada plano e operadora de acordo com as suas necessidades. Com essas informações em mãos, não tenha dúvidas de que você irá encontrar a opção que melhor se adapta ao seu perfil.

Actualizado em