O que é e como funciona o Pagamento Instantâneo ou PIX?

PIX
Pagamento recorrente ou PIX

Já conhece o novo sistema de pagamento e transferências bancárias conhecido como PIX ou pagamento instantâneo? Se sua resposta foi não, continue lendo este artigo porque esta nova tendência veio para ficar.


O que é PIX?

imagem duvidas png

A sigla PIX, referente ao pagamento instantâneo, foi nomeada pelo Banco Central e ainda neste ano esta será a grande transformação no relativo às transferências de dinheiro em tempo real.

Mas como funciona?

Em resumo, com o sistema de pagamentos instantâneos ou PIX o usuário poderá enviar e receber dinheiro sem ter que esperar vários dias para que o pagamento caia na conta. Este sistema estará ativo a partir de novembro de 2020, e chegará para mudar a forma com a qual fazemos nossos pagamentos.

Atualmente, as formas de realizar envios de dinheiro são:

  1. TED: A Transferência Eletrônica Disponível faz com que o dinheiro seja enviado para outra instituição e que seja creditado na conta de destino até uma hora específica daquele mesmo dia, geralmente antes das 17h00.
  2. DOC: Já o Documento de Ordem de Crédito faz com que o dinheiro seja creditado na conta de destino no dia seguinte ao envio, podendo ser realizado em mais de um dia útil caso o envio seja realizado após as 22h00.

Qual é a principal diferença deste tipo de sistema atual com o futuro PIX?

Com o PIX, não há limite de horário, visto que as transferências poderão ser realizadas em segundos e poderão ser feitas 24 horas por dia, 7 dias da semana.

Para poder disponibilizar este tipo de transferência rápida, o Banco Central comunicou a possibilidade de realizar as transações de duas formas: informando o número de celular, e-mail, CPF ou CNPJ ou mediante a leitura de QR Codes, que podem ser dinâmicos ou estáticos.

GalaxPay: Uma plataforma para realizar pagamentos PIX

imagem check list

Uma das ferramentas disponíveis para este sistema é a Galax Pay. Útil para empresas e pessoas físicas, o GalaxPay possibilita:

  1. Ter cobrança recorrente automática
  2. Visualizar relatórios completos
  3. Integração via Web Service
  4. Integração simples com seu site

Para usá-la, você poderá fazer o cadastro manual dos seus dados e do recebedor. Neste caso, o sistema é bem parecido as transferências entre bancos atuais.

Outra forma de realizar os pagamentos é através da chave de endereçamento, ou seja, algum dado que identifique quem será o recebedor. Este dado pode ser um número de CPF ou um código QR.

Se você é um gestor, saiba que é fulcral poder se adiantar a esta nova forma de realizar pagamentos. Nesse sentido, a plataforma Galax Pay já desenvolveu soluções que se adaptam ao seu negócio.

Actualizado em