Qual foi o melhor plano de internet de 2018?

A Anatel revelou os resultados das pesquisas de satisfação e qualidade percebida ao longo do ano de 2018. Confira, neste artigo, qual foi a melhor operadora de internet fixa e qual foi o melhor plano de banda larga residencial.


Melhor operadora de internet


melhor operadora 2019

Segundo a Pesquisa de Satisfação da Anatel, onde a Agência Nacional de Telecomunicações mediu a satisfação dos usuários no ano 2018, foram recolhidos os dados obtidos pelas grandes operadoras e as operadoras competitivas ou PPP (Provedoras de Pequeno Porte). O estudo avaliou os principais serviços de telecomunicações: telefonia móvel, fixa, TV por Assinatura e Internet Banda Larga Fixa, que mostrou dados surpreendentes, principalmente sobre os PPP

Nesse cenário, vemos que a maior operadora nem sempre é a melhor operadora, visto que quanto maior for a abrangência da companhia, mais dificuldade pode haver para ter um bom relacionamento com o cliente.

As operadoras examinadas pela Anatel foram:

  1. Algar
  2. Brisanet
  3. Cabo Telecom
  4. Copel
  5. Hughes
  6. Multiplay
  7. Net
  8. Oi
  9. Sercomtel
  10. Sky
  11. Tim
  12. Unifique
  13. Vivo

Foram realizadas mais de 23 mil entrevistas com usuários das operadoras listadas acima, em todas as unidades federativas onde estas possuem mais de 10.000 acessos ativos de PF. A amostra foi composta na maioria por mulheres (56%) e a média de idade é de 44 anos com uma renda familiar de quase seis mil reais (R$ 5.779,30).

A notícia principal foi que a satisfação geral aumentou de 6,23 para 6,43. Os indicadores avaliados e suas notas médias foram:

 

Oferta e contratação Funcionamento Cobrança Canais de atendimento Atendimento telefônico Capacidade de resolução Reparo e instalação
6,49 6,40 7,04 6,83 6,18 6,02 7,00

 


E, como foi feito este estudo?

A metodologia empregada na Pesquisa de Satisfação e Qualidade Percebida teve base quantitativa-qualitativa. As entrevistas foram realizadas através da técnica de coleta Computer-Assisted Telephone Interviewing (CATI), realizadas entre 09 de julho e 16 de novembro de 2018.

A escala de pontuação é de 0 a 10, sendo que 0 significa Totalmente Insatisfeito e 10 Totalmente Satisfeito. Igualmente por cada indicador, foram tidos em consideração vários atributos, como a facilidade de entender os serviços contratados ou a disponibilidade, capacidade e velocidade da conexão.

Veja abaixo qual operadora obteve a nota mais alta na Pesquisa de Satisfação da Anatel.


Atendendo os dados recolhidos, podemos dizer que a Copel Telecom foi a teleoperadora com a nota mais alta do Brasil. O investimento da operadora paranaense em cabeamento foi o principal motor para estender sua rede de fibra óptica (ou fibra ótica).

Contudo, para ter uma visão mais específica, será preciso analisar as operadoras em cada unidade federativa e observar a qualidade do serviço de banda larga fornecido por provedoras ativas naquele estado.

Melhor operadora de banda larga por Estado

Sabendo que cada operadora pode alterar e adaptar sua oferta de internet fibra para cada estado do Brasil, a Anatel registrou na Pesquisa de Satisfação do ano 2019 as notas médias das melhores operadoras de internet por estado. Veja no gráfico abaixo.


Os planos NET Internet foram os melhores em até 16 estados brasileiros, sendo eles:

  1. Acre: 7,08
  2. Amazonas: 6,53
  3. Bahia: 6,79
  4. Distrito Federal: 6,80
  5. Espírito Santo: 6,80
  6. Goiás: 6,59
  7. Maranhão: 7,10
  8. Mato Grosso do Sul: 7,02
  9. Mato Grosso: 6,71
  10. Pará: 7,05
  11. Pernambuco: 6,91
  12. Piauí: 6,87
  13. Rondônia: 7,20
  14. Rio Grande do Sul: 6,92
  15. Sergipe: 7,14
  16. Tocantins: 7,02

Cobrindo 60% das unidades federativas do Brasil, a Net Virtua, oferta de internet banda larga da empresa Claro/NET, se posiciona como a mais forte no país. São cinco planos no total, contemplando até 500 mega de velocidade, que poderá variar segundo sua localidade.

Já no caso das outras operadoras e estados, a Vivo destacou em três unidades federativas (Alagoas, com uma nota de 7,08; Paraíba: 6,85 e Minas Gerais: 6,96). A Oi teve a nota mais alta em dois estados (Roraima: 5,47 e Amapá: 6,79) e a TIM conquistou Rio e São Paulo (7,58 e 6,99, respetivamente). A Brisanet também conseguiu ser a melhor em dois UF (Rio Grande do Norte: 7,95 e Ceará: 7,88). Já a Unifique (7,64) e a Copel Telecom (8,35), que obteve a nota mais alta, foram as melhores no seus respetivos estados: Santa Catarina e Paraná.

Veja com mais detalhe os planos da Net.

Melhor plano de internet - NET/Claro

Com uma ultravelocidade, avaliada pelos seus clientes em mais de 60% do território brasileiro, a NET Virtua oferece planos para toda a família e para todos os tipos de cliente. Se você é um gamer que precisa de muita velocidade, ou trabalha com arquivos muitos pesados, o plano NET Internet 240 MEGA é ideal para você.

Se você não precisa de tanta velocidade, mas mesmo assim valoriza o custo-benefício e a qualidade no atendimento, o plano NET Internet 10 MEGA.


net internet
Planos NET Internet

  • Wifi Plus disponível
  • NET NOW gratuito
  • Até 500 MEGA

A partir de R$ 99,99

Ver Planos da NET

Algumas vantagens de assinar internet da Net são:

  1. Wifi grátis
  2. Serviços adicionais (canais de filmes, Net Proteção digital e Net Now)
  3. Fibra de alta velocidade
  4. Ponto Ultra: pontos extras de conexão, para usar mais dispositivos simultaneamente.

Melhor plano de internet residencial - Conclusões

Contudo, este pode não ser o melhor pacote de banda larga para você, bem porque na sua localidade a NET não tem cobertura ou porque realmente para o seu estado existe uma melhor oferta custo-benefício devido à infraestrutura local.

No mesmo estudo da Anatel, a TIM foi a operadora com as melhores notas para os estados de São Paulo e Rio de Janeiro.

Se você mora em alguns destes estados, confira aqui as ofertas da TIM.

Deixe nos comentários qual é, na sua opinião, o melhor plano de internet de 2019.

Actualizado em