Qual a melhor operadora: Claro ou TIM? Compare!

Atualizado em
min reading

Está em dúvida entre a Claro e TIM? Neste artigo, você vai ver uma comparação entre as operadoras e poderá escolher pela melhor. Qual delas possui maior velocidade da internet? Qual possui melhor acesso à internet 4G? Qual delas tem a melhor oferta de planos de internet móvel? Confira.


Claro ou TIM?

Claro ou TIM: Qual a melhor e como escolher?

Em relação à qualidade, ambas as operadoras possuem credibilidade junto aos clientes. Mas, a TIM possui uma maior área de cobertura no Brasil.

A Claro e a TIM são as duas operadoras brasileiras que estão no topo em relação à qualidade dos serviços prestados, possuindo tanto a melhor cobertura 4G no Brasil quanto a maior velocidade da internet móvel no país. Portanto, a Claro e a TIM estão no mesmo nível de qualidade em relação aos serviços de telefonia e internet prestados.

Qual a melhor internet móvel?

A Claro tem a internet móvel mais rápida do Brasil, de acordo com pesquisa divulgada pela OpenSignal em janeiro de 2020.

A velocidade média de download da Claro é de 27 Mb/s e a de upload gira em torno de 7Mb/s, segundo dados da pesquisa. A Claro também venceu nas categorias melhor Experiência de Vídeo e melhor Experiência de Aplicativos de Áudio.

Embora a Claro tenha a maior velocidade da internet no país, é a TIM que possui a melhor cobertura 4G do Brasil, de acordo com o relatório da OpenSignal. A TIM também conta com a melhor disponibilidade 4G e melhor experiência na latência da conexão.

Portanto, se o que você procura é velocidade da internet, a melhor operadora brasileira nesse quesito é a Claro. Mas, a TIM também possui benefícios para os clientes, como uma ampla cobertura com tecnologia 4G no país e uma baixa latência da internet, melhorando a qualidade da conexão, principalmente para uso de plataformas de streaming de vídeos e áudio.

Qual a melhor internet para casa? Claro ou TIM?

A ANATEL publica, anualmente, as medições de qualidade para os serviços de internet (fixa e móvel), telefonia (fixa e móvel) e TV por assinatura. No entanto, nem sempre analisamos os detalhes dos indicadores e sim como são avaliadas as operadoras de forma genérica. Para ter uma ideia mais clara de quais são os parâmetros analisados no caso da internet banda larga, será necessário entender como é realizada a Pesquisa de Satisfação da Anatel para os serviços de banda larga no país.

Sendo assim, podemos ver que a agência brasileira divide os resultados entre três grupos de indicadores, sendo eles:

  1. Reação do usuário: aquele que inclui a taxa de reclamações da operadora, taxa de reclamações na Anatel e taxa de reclamações reabertas na prestadora.
  2. Rede: onde são analisadas as velocidades de latência, upload e download. Neste artigo, vamos focar neste parâmetro para descobrir qual a melhor velocidade de internet do Brasil.
  3. Atendimento: inclui as taxas relativas ao serviço ao cliente final das prestadoras, algo que, cada vez mais, tem mais força na decisão de compra do consumidor.

Mas, e por operadora, qual foi o cumprimento das metas?

Ranking Cumprimento de Metas (jan-set/2019)
Operadora Porcentagem de cumprimento
logo claro net png 90,7 %
logo sky png 80,9 %
logo vivo png 79,0 %
logo oi png 70,6 %
logo tim png 41,3 %

Em relação à melhor plano de internet banda larga para sua casa, a Claro sai também por um preço mais barato. Veja:

TIM Live Ultrafibra
TIM Live Ultrafibra

  • 100 Mega
  • Wifi grátis
  • Taxa de habilitação: R$120,00

A partir de R$ 130,00*

Ver planos TIM Live Ultrafibra
Claro NET Vírtua
Claro NET Vírtua

  • 240 Mega
  • Wifi grátis
  • taxa de fidelidade: 12 meses

A partir de R$ 99,90*

Ver planos Claro NET Vírtua

*Consulte o valor exato na sua região

Qual é a operadora mais barata, Claro ou TIM?

Os preços cobrados pelas duas operadoras é relativamente o mesmo no que diz respeito à internet móvel. Os planos Claro Controle e TIM Controle custam a partir de R$49,99 por mês.

Confira a diferença entre os pacotes e saiba qual o melhor plano de celular:

TIM Controle
TIM Controle 5GB

  • Plano de dados 5GB
  • Roaming nacional
  • Ligações ilimitadas
  • SMS ilimitado para TIM
  • WhatsappMessengerWazeTelegram

A partir de R$ 49,99*

Ver planos TIM Controle
Claro Controle
Claro Controle 5GB

  • Plano de dados 5GB
  • Ligações ilimitadas
  • SMS ilimitado
  • WhatsappMessengerWazecabifyClaro Música

A partir de R$ 49,99

Ver planos Claro Controle

*Consulte o valor exato na sua região

Outras operadoras provedoras de internet móvel e residencial

Existem várias operadoras de telecomunicações no Brasil, além da Claro e da TIM, que oferecem internet móvel e internet banda larga residencial. Veja na lista abaixo as principais operadoras de internet móvel no Brasil:

Como mudar de operadora?

Se você deseja mudar de operadora, saiba que isso é possível por meio da portabilidade, caso queira a mudança no serviço de telefonia fixa ou móvel. Você também pode trocar a operadora que fornece a sua internet residencial.

Mas, antes de fazer a troca de operadora, é importante observar um detalhe:

  • Caso você tenha feito um plano que tinha fidelização (seja de 12 meses, 6 meses ou 24 meses) e queira realizar a mudança de operadora antes do término do prazo contratado, você terá que pagar uma multa pela rescisão do contrato.

Para fazer a portabilidade numérica, que geralmente é um serviço gratuito, você precisa:

  • Entrar em contato com a operadora que deseja contratar, por meio do site oficial
  • Solicitar um atendimento virtual, informando seus dados pessoais e que deseja fazer a portabilidade
  • Aguardar até 3 dias úteis para que a portabilidade seja efetuada

Como falar com a TIM?

Muitas vezes, é preciso entrar em contato com a sua operadora para resolver questões relacionadas à segunda via de conta, questionar cobranças indevidas, modificar seu plano de internet, etc.

Listamos abaixo os principais canais de atendimento da TIM, caso você precise entrar em contato com a operadora:

SAC TIM
Central de Atendimento Telefônico TIM LIVE: 103 41
Central de Relacionamento TIM Móvel: *144#
Canal de Autoatendimento: App Meu TIM

Qual número da Claro?

Segue abaixo uma lista de contatos da Claro, caso necessite falar diretamente com operadora.

SAC Claro
Serviço de Atendimento Telefônico ao Cliente (Televendas): 0800 720 1234
Atendimento Claro Móvel: 1052
Autoatendimento no Celular: discar #1052
Autoatendimento no Celular: enviar SMS para 1052
Atendimento Claro NET residencial: 106 21