Como mudar a senha do Wi-Fi pelo celular ou computador

Mudar a senha do Wi-Fi
Aprenda a mudar a senha do seu Wi-Fi

Uma boa senha de Wi-Fi é essencial para garantir a segurança dos seus dado e para ser algo mais fácil de memorizar. Independente dos motivos, vamos te mostrar de maneira descomplicada como mudar a senha do seu Wi-Fi pelo celular e pelo computador.


Quer uma internet mais rápida? Podemos te ajudar a escolher o plano ideal!
Compare agora

Como mudar a senha do Wi-Fi pelo celular?

Dependendo da marca do seu roteador de internet sem fio, você vai poder mudar a senha do wi-fi pelo celular através de um aplicativo. Para trocar a senha no roteador TP-Link, que são os mais utilizados no mercado, você pode baixar o app Tether, que está disponível tanto para celulares Android quanto para iOS.

Depois de fazer o download do aplicativo Tether, siga este passo a passo para trocar a senha do Wi-Fi:

  1. Faça o seu login e escolha o roteador que pretende alterar a senha
  2. Ao selecionar o roteador, será necessário informar o nome de usuário e a senha do administrador (que estão localizadas no adesivo colado no próprio roteador ou você pode utilizar a palavra “admin” nos dois campos) para acessar configurações do roteador
  3. Selecione a opção “Wireless” e depois "Segurança"
  4. Selecione a rede que terá a senha trocada
  5. Verifique se o modo de segurança padrão está selecionado
  6. Em "Senha Wireless" insira a nova senha do seu Wi-Fi
  7. Para finalizar, clique em “Salvar”. O roteador vai reiniciar para concluir a alteração

Lembre-se que você vai precisar conectar o seu celular novamente à internet, utilizando a nova senha que criou. E, da mesma forma, vai precisar reconectar todos os outros dispositivos que utilizam a rede de internet Wi-Fi cuja senha foi modificada.

Como mudar a senha do Wi-Fi pelo PC?

A primeira coisa que você precisa fazer para mudar a senha do Wi-Fi pelo computador é descobrir o número do endereço IP do roteador. Para isso, você vai precisar seguir um passo a passo para ter acesso às configurações do aparelho e realizar a troca da senha do Wi-Fi.

Basicamente são três etapas para alterar a senha do Wi-Fi pelo computador:

  1. Descobrir o endereço IP do roteador
  2. Digitar o IP do roteador no seu navegador
  3. Mudar a senha pelo site

Descubra o endereço IP do roteador

Para descobrir o endereço IP do roteador no computador com sistema operacional Windows, siga as instruções abaixo:

  1. Acesse o Prompt de Comando (CMD), digitando as teclas “Windows + R”
  2. Digite “CMD.exe” na janela que vai abrir e clique em “Ok”
  3. Digite “ipconfig” na janela seguinte e clique “Enter”
  4. Confira o endereço IP do roteador ao lado da expressão Gateway Padrão (o endereço mais utilizado no sistema Windows é o 192.168.0.1, mas podem existir outros, de acordo com o modelo do modem)

Digite o IP no navegador

O segundo passo para trocar a senha do seu Wi-Fi pelo computador, depois de ter descoberto o endereço IP do roteador é copiá-lo no navegador que você costuma usar e clicar “Enter”.

Vai abrir um novo site que já pode solicitar direto a criação da nova senha do Wi-Fi e sua confirmação para realizar a mudança. As senhas devem conter entre 1 e 15 letras, que podem ser maiúsculas e minúsculas, além de números.

Caso você digite o endereço IP do roteador e abra um site solicitando login de acesso, digite “admin” tanto no campo que pede para preencher o nome de usuário quanto no indicado para a senha. Porém, se o acesso for negado, verifique o login e a senha no próprio roteador.

Mude a senha do Wi-Fi pelo site

Depois que você tiver feito login no site a partir das configurações do seu roteador, já poderá trocar a senha do Wi-Fi. Para isso:

  1. Selecione a rede Wi-Fi que pretende trocar a senha
  2. Escolha a opção “Wireless"
  3. Mude a senha, trocando a antiga (que vai estar no campo “Password Wireless”) pela nova
  4. Finalize salvando a mudança
Quer saber como mudar a senha do Wi-Fi da sua internet Oi, Vivo ou Claro?

Por que mudar a senha do Wi-Fi?

Há dois motivos principais pelos quais as pessoas escolhem mudar a senha do Wi-Fi:

  • Aumentar a segurança da sua internet Wi-Fi e evitar que terceiros tenham acesso a ela sem a sua autorização
  • Ter uma senha mais fácil de decorar, já que normalmente as senhas que vêm nos roteadores são bem complexas e longas

Em termos de segurança, é importante manter a sua senha do Wi-Fi segura, garantindo que outras pessoas tenham acesso aos seus dados pessoais e também que a sua velocidade de internet não seja prejudicada.

Levando tudo isso em consideração, antes de trocar a senha do seu Wi-Fi, escolha uma que seja fácil de memorizar, mas que seja forte o suficiente.

Dica para criar uma senha de Wi-Fi segura Para configurar a senha do Wi-Fi você pode usar até 15 caracteres, entre números e letras maiúsculas e minúsculas. Nossa dica é escolher dois elementos fáceis de lembrar (nomes, datas, lugares, etc) e misturá-los. Exemplo: cidade que você nasceu + ano do seu nascimento = SaOPAuLo1990. Outra dica para torná-la ainda mais forte é substitutir letras por números. Exemplo: ao invés de escrever SaoPaulo, você pode escrever S40P4ul0, lembrando de por letras maiúsculas e minúsculas sempre.

FAQ | Perguntas frequentes sobre internet Wi-Fi

O processo é bastante simples. Se o seu roteador de Wi-Fi ainda não foi configurado comece acessando esse passo a passo para configurar seu roteador e em seguida mude a senha do Wi-Fi.

Como configurar o repetidor de Wi-Fi?

O repetidor de Wi-Fi é uma boa alternativa para quem está tendo problemas com o sinal de internet dentro de casa. Para configurá-lo, veja este tutorial sobre como configurar seu repetidor de Wi-Fi. Você também pode contratar um plano de internet com mais velocidade.

Qual o aplicativo para mudar a senha do Wi-Fi pelo celular?

Para mudar a senha do Wi-Fi pelo celular é necessário baixar o aplicativo Tether, disponível para celulares Android e iOS. Após baixá-lo, basta você seguir este tutorial para conseguir mudar a senha do Wi-Fi pelo celular.

Após mudar a senha do seu Wi-Fi todos os aparelhos que estavam conectados à rede serão desconectados. Mas não se preocupe, é só entrar no Wi-Fi novamente usando a nova senha. A vantagem é que os "invasores" serão desconectados também.

Usar uma rede de Wi-Fi sem senha é extremamente perigoso. Podemos comparar a deixar a porta da nossa casa aberta. Através da nossa rede de internet, pessoas mal-intencionadas podem ter acesso aos nossos dados, arquivos, entre outras informações pessoais. Se quiser saber um pouco, nós te explicamos como proteger seu Wi-Fi.

Actualizado em